Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação: um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22479 |
Resumo: | O objetivo principal deste estudo é a percepção dos aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação. Tem uma abordagem qualitativa e fenomenológica, na qual é realizada uma experiência que consiste na interação dos participantes com um jogo chamado itae. Utiliza-se o caso de estudo como método, para captar a vivência dos alunos num contexto desconhecido, na realização de uma tarefa pela primeira vez, sem qualquer explanação ou conhecimento prévio; a observação semi-participante, entrevistas, questionários e o grupo focal como técnicas de coleta; os guias de entrevista, os questionários eletrônicos e em papel e o diário de campo, como instrumentos. É uma experiência realizada no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE) da Universidade de Brasília (UnB). Participaram 199 alunos, desde o segundo semestre de 2012 até o primeiro semestre de 2015, em disciplinas da graduação e pós-graduação. Os resultados ilustram que a experiência realizada reforçou o conteúdo das disciplinas. Os alunos adquiriram uma maior percepção e sensibilização quanto à relevância e necessidade de diminuir a distância existente entre a representação cognitiva, o fator emocional e a representação computacional na comunicação e mediação entre o usuário e a informação. |
id |
UFMG-2_6d61af431f99e706c7b49e3ecc5d9d4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/22479 |
network_acronym_str |
UFMG-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação: um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE)UsuárioFenomenologiaExperiênciaInteraçãoComunicação e Mediação da InformaçãoO objetivo principal deste estudo é a percepção dos aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação. Tem uma abordagem qualitativa e fenomenológica, na qual é realizada uma experiência que consiste na interação dos participantes com um jogo chamado itae. Utiliza-se o caso de estudo como método, para captar a vivência dos alunos num contexto desconhecido, na realização de uma tarefa pela primeira vez, sem qualquer explanação ou conhecimento prévio; a observação semi-participante, entrevistas, questionários e o grupo focal como técnicas de coleta; os guias de entrevista, os questionários eletrônicos e em papel e o diário de campo, como instrumentos. É uma experiência realizada no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE) da Universidade de Brasília (UnB). Participaram 199 alunos, desde o segundo semestre de 2012 até o primeiro semestre de 2015, em disciplinas da graduação e pós-graduação. Os resultados ilustram que a experiência realizada reforçou o conteúdo das disciplinas. Os alunos adquiriram uma maior percepção e sensibilização quanto à relevância e necessidade de diminuir a distância existente entre a representação cognitiva, o fator emocional e a representação computacional na comunicação e mediação entre o usuário e a informação.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2016-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22479Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 No. 3 (2016); 222-239Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 Núm. 3 (2016); 222-239Perspectivas em Ciência da Informação; v. 21 n. 3 (2016); 222-2391981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22479/18072Copyright (c) 2016 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKafure, IvetteBarreto Pereira, Jorge Luis2020-06-25T18:44:41Zoai:periodicos.ufmg.br:article/22479Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-25T18:44:41Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação: um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE) |
title |
Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação: um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE) |
spellingShingle |
Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação: um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE) Kafure, Ivette Usuário Fenomenologia Experiência Interação Comunicação e Mediação da Informação |
title_short |
Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação: um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE) |
title_full |
Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação: um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE) |
title_fullStr |
Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação: um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE) |
title_full_unstemmed |
Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação: um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE) |
title_sort |
Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação: um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE) |
author |
Kafure, Ivette |
author_facet |
Kafure, Ivette Barreto Pereira, Jorge Luis |
author_role |
author |
author2 |
Barreto Pereira, Jorge Luis |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kafure, Ivette Barreto Pereira, Jorge Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Usuário Fenomenologia Experiência Interação Comunicação e Mediação da Informação |
topic |
Usuário Fenomenologia Experiência Interação Comunicação e Mediação da Informação |
description |
O objetivo principal deste estudo é a percepção dos aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação. Tem uma abordagem qualitativa e fenomenológica, na qual é realizada uma experiência que consiste na interação dos participantes com um jogo chamado itae. Utiliza-se o caso de estudo como método, para captar a vivência dos alunos num contexto desconhecido, na realização de uma tarefa pela primeira vez, sem qualquer explanação ou conhecimento prévio; a observação semi-participante, entrevistas, questionários e o grupo focal como técnicas de coleta; os guias de entrevista, os questionários eletrônicos e em papel e o diário de campo, como instrumentos. É uma experiência realizada no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE) da Universidade de Brasília (UnB). Participaram 199 alunos, desde o segundo semestre de 2012 até o primeiro semestre de 2015, em disciplinas da graduação e pós-graduação. Os resultados ilustram que a experiência realizada reforçou o conteúdo das disciplinas. Os alunos adquiriram uma maior percepção e sensibilização quanto à relevância e necessidade de diminuir a distância existente entre a representação cognitiva, o fator emocional e a representação computacional na comunicação e mediação entre o usuário e a informação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22479 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22479 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22479/18072 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Perspectivas em Ciência da Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Perspectivas em Ciência da Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 No. 3 (2016); 222-239 Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 Núm. 3 (2016); 222-239 Perspectivas em Ciência da Informação; v. 21 n. 3 (2016); 222-239 1981-5344 1413-9936 reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
collection |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1799711079847165952 |