Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação: um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kafure, Ivette
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Barreto Pereira, Jorge Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22479
Resumo: O objetivo principal deste estudo é a percepção dos aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação. Tem uma abordagem qualitativa e fenomenológica, na qual é realizada uma experiência que consiste na interação dos participantes com um jogo chamado itae. Utiliza-se o caso de estudo como método, para captar a vivência dos alunos num contexto desconhecido, na realização de uma tarefa pela primeira vez, sem qualquer explanação ou conhecimento prévio; a observação semi-participante, entrevistas, questionários e o grupo focal como técnicas de coleta; os guias de entrevista, os questionários eletrônicos e em papel e o diário de campo, como instrumentos. É uma experiência realizada no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE) da Universidade de Brasília (UnB). Participaram 199 alunos, desde o segundo semestre de 2012 até o primeiro semestre de 2015, em disciplinas da graduação e pós-graduação. Os resultados ilustram que a experiência realizada reforçou o conteúdo das disciplinas. Os alunos adquiriram uma maior percepção e sensibilização quanto à relevância e necessidade de diminuir a distância existente entre a representação cognitiva, o fator emocional e a representação computacional na comunicação e mediação entre o usuário e a informação.
id UFMG-2_6d61af431f99e706c7b49e3ecc5d9d4d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/22479
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação: um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE)UsuárioFenomenologiaExperiênciaInteraçãoComunicação e Mediação da InformaçãoO objetivo principal deste estudo é a percepção dos aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação. Tem uma abordagem qualitativa e fenomenológica, na qual é realizada uma experiência que consiste na interação dos participantes com um jogo chamado itae. Utiliza-se o caso de estudo como método, para captar a vivência dos alunos num contexto desconhecido, na realização de uma tarefa pela primeira vez, sem qualquer explanação ou conhecimento prévio; a observação semi-participante, entrevistas, questionários e o grupo focal como técnicas de coleta; os guias de entrevista, os questionários eletrônicos e em papel e o diário de campo, como instrumentos. É uma experiência realizada no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE) da Universidade de Brasília (UnB). Participaram 199 alunos, desde o segundo semestre de 2012 até o primeiro semestre de 2015, em disciplinas da graduação e pós-graduação. Os resultados ilustram que a experiência realizada reforçou o conteúdo das disciplinas. Os alunos adquiriram uma maior percepção e sensibilização quanto à relevância e necessidade de diminuir a distância existente entre a representação cognitiva, o fator emocional e a representação computacional na comunicação e mediação entre o usuário e a informação.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2016-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22479Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 No. 3 (2016); 222-239Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 Núm. 3 (2016); 222-239Perspectivas em Ciência da Informação; v. 21 n. 3 (2016); 222-2391981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22479/18072Copyright (c) 2016 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKafure, IvetteBarreto Pereira, Jorge Luis2020-06-25T18:44:41Zoai:periodicos.ufmg.br:article/22479Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-25T18:44:41Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação: um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE)
title Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação: um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE)
spellingShingle Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação: um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE)
Kafure, Ivette
Usuário
Fenomenologia
Experiência
Interação
Comunicação e Mediação da Informação
title_short Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação: um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE)
title_full Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação: um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE)
title_fullStr Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação: um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE)
title_full_unstemmed Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação: um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE)
title_sort Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação: um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE)
author Kafure, Ivette
author_facet Kafure, Ivette
Barreto Pereira, Jorge Luis
author_role author
author2 Barreto Pereira, Jorge Luis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kafure, Ivette
Barreto Pereira, Jorge Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Usuário
Fenomenologia
Experiência
Interação
Comunicação e Mediação da Informação
topic Usuário
Fenomenologia
Experiência
Interação
Comunicação e Mediação da Informação
description O objetivo principal deste estudo é a percepção dos aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação. Tem uma abordagem qualitativa e fenomenológica, na qual é realizada uma experiência que consiste na interação dos participantes com um jogo chamado itae. Utiliza-se o caso de estudo como método, para captar a vivência dos alunos num contexto desconhecido, na realização de uma tarefa pela primeira vez, sem qualquer explanação ou conhecimento prévio; a observação semi-participante, entrevistas, questionários e o grupo focal como técnicas de coleta; os guias de entrevista, os questionários eletrônicos e em papel e o diário de campo, como instrumentos. É uma experiência realizada no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE) da Universidade de Brasília (UnB). Participaram 199 alunos, desde o segundo semestre de 2012 até o primeiro semestre de 2015, em disciplinas da graduação e pós-graduação. Os resultados ilustram que a experiência realizada reforçou o conteúdo das disciplinas. Os alunos adquiriram uma maior percepção e sensibilização quanto à relevância e necessidade de diminuir a distância existente entre a representação cognitiva, o fator emocional e a representação computacional na comunicação e mediação entre o usuário e a informação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22479
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22479/18072
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 No. 3 (2016); 222-239
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 Núm. 3 (2016); 222-239
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 21 n. 3 (2016); 222-239
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711079847165952