Adaptação de um instrumento para avaliação do impacto de bibliotecas escolares: estudo com o questionário do Student Learning Through Ohio School Libraries (OELMA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes Ferreira, Thaís
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Castro Silva Casarin, Helen, Candida de Almeida, Cátia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/25552
Resumo: O impacto das bibliotecas escolares na aprendizagem de alunos não tem sido verificado de forma sistemática devido à falta de instrumentos adequados, em particular no contexto nacional. Realizou-se um estudo com o objetivo de adaptar o instrumento utilizado na pesquisa Student Learning through Ohio School Libraries (OELMA) do Center for International Scholarship in School Libraries à realidade brasileira com relação a conteúdo, estrutura das questões, nível de complexidade e linguagem. Após adequações e tradução do questionário para o português a versão foi validada por três juízes. O questionário então foi aplicado a três turmas do ensino fundamental brasileiras. Foram analisadas as respostas obtidas em relação ao propósito das questões e verificados os registros da observação da atitude das crianças durante aplicação. A partir dos resultados, foi elaborada uma nova versão do questionário que foi aplicado a turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental. Os resultados apontaram que a maior parte das dúvidas e problemas relacionados às questões da primeira versão do questionário foram sanadas na segunda versão.  Acredita-se que o questionário foi em grande parte adequado à realidade e atualidade brasileira, principalmente com relação ao conteúdo. Entretanto, ainda há a necessidade de adequações que podem ser realizadas em estudos complementares ampliados.
id UFMG-2_8275cba0a89900635261ab722f39f21b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/25552
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling Adaptação de um instrumento para avaliação do impacto de bibliotecas escolares: estudo com o questionário do Student Learning Through Ohio School Libraries (OELMA)Biblioteca escolarInstrumento de avaliaçãoImpactoOELMAO impacto das bibliotecas escolares na aprendizagem de alunos não tem sido verificado de forma sistemática devido à falta de instrumentos adequados, em particular no contexto nacional. Realizou-se um estudo com o objetivo de adaptar o instrumento utilizado na pesquisa Student Learning through Ohio School Libraries (OELMA) do Center for International Scholarship in School Libraries à realidade brasileira com relação a conteúdo, estrutura das questões, nível de complexidade e linguagem. Após adequações e tradução do questionário para o português a versão foi validada por três juízes. O questionário então foi aplicado a três turmas do ensino fundamental brasileiras. Foram analisadas as respostas obtidas em relação ao propósito das questões e verificados os registros da observação da atitude das crianças durante aplicação. A partir dos resultados, foi elaborada uma nova versão do questionário que foi aplicado a turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental. Os resultados apontaram que a maior parte das dúvidas e problemas relacionados às questões da primeira versão do questionário foram sanadas na segunda versão.  Acredita-se que o questionário foi em grande parte adequado à realidade e atualidade brasileira, principalmente com relação ao conteúdo. Entretanto, ainda há a necessidade de adequações que podem ser realizadas em estudos complementares ampliados.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2022-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/25552Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 27 No. 3 (2022)Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 27 Núm. 3 (2022)Perspectivas em Ciência da Informação; v. 27 n. 3 (2022)1981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/25552/31561Copyright (c) 2022 Perspectivas em Ciência da Informaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuedes Ferreira, Thaísde Castro Silva Casarin, Helen Candida de Almeida, Cátia 2022-10-07T19:21:09Zoai:periodicos.ufmg.br:article/25552Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2022-10-07T19:21:09Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Adaptação de um instrumento para avaliação do impacto de bibliotecas escolares: estudo com o questionário do Student Learning Through Ohio School Libraries (OELMA)
title Adaptação de um instrumento para avaliação do impacto de bibliotecas escolares: estudo com o questionário do Student Learning Through Ohio School Libraries (OELMA)
spellingShingle Adaptação de um instrumento para avaliação do impacto de bibliotecas escolares: estudo com o questionário do Student Learning Through Ohio School Libraries (OELMA)
Guedes Ferreira, Thaís
Biblioteca escolar
Instrumento de avaliação
Impacto
OELMA
title_short Adaptação de um instrumento para avaliação do impacto de bibliotecas escolares: estudo com o questionário do Student Learning Through Ohio School Libraries (OELMA)
title_full Adaptação de um instrumento para avaliação do impacto de bibliotecas escolares: estudo com o questionário do Student Learning Through Ohio School Libraries (OELMA)
title_fullStr Adaptação de um instrumento para avaliação do impacto de bibliotecas escolares: estudo com o questionário do Student Learning Through Ohio School Libraries (OELMA)
title_full_unstemmed Adaptação de um instrumento para avaliação do impacto de bibliotecas escolares: estudo com o questionário do Student Learning Through Ohio School Libraries (OELMA)
title_sort Adaptação de um instrumento para avaliação do impacto de bibliotecas escolares: estudo com o questionário do Student Learning Through Ohio School Libraries (OELMA)
author Guedes Ferreira, Thaís
author_facet Guedes Ferreira, Thaís
de Castro Silva Casarin, Helen
Candida de Almeida, Cátia
author_role author
author2 de Castro Silva Casarin, Helen
Candida de Almeida, Cátia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes Ferreira, Thaís
de Castro Silva Casarin, Helen
Candida de Almeida, Cátia
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Instrumento de avaliação
Impacto
OELMA
topic Biblioteca escolar
Instrumento de avaliação
Impacto
OELMA
description O impacto das bibliotecas escolares na aprendizagem de alunos não tem sido verificado de forma sistemática devido à falta de instrumentos adequados, em particular no contexto nacional. Realizou-se um estudo com o objetivo de adaptar o instrumento utilizado na pesquisa Student Learning through Ohio School Libraries (OELMA) do Center for International Scholarship in School Libraries à realidade brasileira com relação a conteúdo, estrutura das questões, nível de complexidade e linguagem. Após adequações e tradução do questionário para o português a versão foi validada por três juízes. O questionário então foi aplicado a três turmas do ensino fundamental brasileiras. Foram analisadas as respostas obtidas em relação ao propósito das questões e verificados os registros da observação da atitude das crianças durante aplicação. A partir dos resultados, foi elaborada uma nova versão do questionário que foi aplicado a turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental. Os resultados apontaram que a maior parte das dúvidas e problemas relacionados às questões da primeira versão do questionário foram sanadas na segunda versão.  Acredita-se que o questionário foi em grande parte adequado à realidade e atualidade brasileira, principalmente com relação ao conteúdo. Entretanto, ainda há a necessidade de adequações que podem ser realizadas em estudos complementares ampliados.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/25552
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/25552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/25552/31561
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Ciência da Informação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Ciência da Informação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 27 No. 3 (2022)
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 27 Núm. 3 (2022)
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 27 n. 3 (2022)
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711086506672128