Educação a distância e as bibliotecas universitárias: uma interação necessária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Elizabeth de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Santos, Marizete Silva, Barbosa, Anderson Luiz da Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22993
Resumo: A pesquisa trata do tema Educação a Distância (EAD), Bibliotecas polo e os Recursos Informacionais disponibilizados aos alunos da EAD. Faz uma abordagem sobre EAD, o desenvolvimento dessa modalidade de ensino; sua contribuição social para que chegue aos lugares mais remotos do país. O espaço da pesquisa é a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e o foco são as bibliotecas dos polos de apoio presencial da EAD, onde a instituição oferece os cursos de graduação a distância. O objetivo da pesquisa é verificar se as bibliotecas dos polos atendem seus usuários no provimento e acesso às informações científicas necessárias as atividades de ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa é de natureza exploratória e de abordagem quali-quantitativa. Este estudo é também caracterizado como pesquisa-ação e seus resultados vêm sendo apresentados à instituição. A pesquisa busca conhecer a visão dos usuários desta modalidade à distância e através do “estudo de usuários” saber a opinião destes. Assim, pode-se ter a clareza das necessidades informacionais desses usuários. A investigação contou com um questionário online via software Qualtrics.
id UFMG-2_8c9606b1340951f84c10ce2918aa676a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/22993
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling Educação a distância e as bibliotecas universitárias: uma interação necessáriaEducação a distância (EaD). Bibliotecas Universitárias. Polos de Apoio Presencial. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).A pesquisa trata do tema Educação a Distância (EAD), Bibliotecas polo e os Recursos Informacionais disponibilizados aos alunos da EAD. Faz uma abordagem sobre EAD, o desenvolvimento dessa modalidade de ensino; sua contribuição social para que chegue aos lugares mais remotos do país. O espaço da pesquisa é a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e o foco são as bibliotecas dos polos de apoio presencial da EAD, onde a instituição oferece os cursos de graduação a distância. O objetivo da pesquisa é verificar se as bibliotecas dos polos atendem seus usuários no provimento e acesso às informações científicas necessárias as atividades de ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa é de natureza exploratória e de abordagem quali-quantitativa. Este estudo é também caracterizado como pesquisa-ação e seus resultados vêm sendo apresentados à instituição. A pesquisa busca conhecer a visão dos usuários desta modalidade à distância e através do “estudo de usuários” saber a opinião destes. Assim, pode-se ter a clareza das necessidades informacionais desses usuários. A investigação contou com um questionário online via software Qualtrics.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22993Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 20 No. 2 (2015); 38-57Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 20 Núm. 2 (2015); 38-57Perspectivas em Ciência da Informação; v. 20 n. 2 (2015); 38-571981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22993/18577Copyright (c) 2015 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Maria Elizabeth de OliveiraSantos, Marizete SilvaBarbosa, Anderson Luiz da Rocha2020-06-26T18:41:56Zoai:periodicos.ufmg.br:article/22993Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-26T18:41:56Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação a distância e as bibliotecas universitárias: uma interação necessária
title Educação a distância e as bibliotecas universitárias: uma interação necessária
spellingShingle Educação a distância e as bibliotecas universitárias: uma interação necessária
Costa, Maria Elizabeth de Oliveira
Educação a distância (EaD). Bibliotecas Universitárias. Polos de Apoio Presencial. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
title_short Educação a distância e as bibliotecas universitárias: uma interação necessária
title_full Educação a distância e as bibliotecas universitárias: uma interação necessária
title_fullStr Educação a distância e as bibliotecas universitárias: uma interação necessária
title_full_unstemmed Educação a distância e as bibliotecas universitárias: uma interação necessária
title_sort Educação a distância e as bibliotecas universitárias: uma interação necessária
author Costa, Maria Elizabeth de Oliveira
author_facet Costa, Maria Elizabeth de Oliveira
Santos, Marizete Silva
Barbosa, Anderson Luiz da Rocha
author_role author
author2 Santos, Marizete Silva
Barbosa, Anderson Luiz da Rocha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria Elizabeth de Oliveira
Santos, Marizete Silva
Barbosa, Anderson Luiz da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância (EaD). Bibliotecas Universitárias. Polos de Apoio Presencial. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
topic Educação a distância (EaD). Bibliotecas Universitárias. Polos de Apoio Presencial. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
description A pesquisa trata do tema Educação a Distância (EAD), Bibliotecas polo e os Recursos Informacionais disponibilizados aos alunos da EAD. Faz uma abordagem sobre EAD, o desenvolvimento dessa modalidade de ensino; sua contribuição social para que chegue aos lugares mais remotos do país. O espaço da pesquisa é a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e o foco são as bibliotecas dos polos de apoio presencial da EAD, onde a instituição oferece os cursos de graduação a distância. O objetivo da pesquisa é verificar se as bibliotecas dos polos atendem seus usuários no provimento e acesso às informações científicas necessárias as atividades de ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa é de natureza exploratória e de abordagem quali-quantitativa. Este estudo é também caracterizado como pesquisa-ação e seus resultados vêm sendo apresentados à instituição. A pesquisa busca conhecer a visão dos usuários desta modalidade à distância e através do “estudo de usuários” saber a opinião destes. Assim, pode-se ter a clareza das necessidades informacionais desses usuários. A investigação contou com um questionário online via software Qualtrics.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22993
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22993/18577
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 20 No. 2 (2015); 38-57
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 20 Núm. 2 (2015); 38-57
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 20 n. 2 (2015); 38-57
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711082244210688