Educação a distância e as bibliotecas universitárias: uma interação necessária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22993 |
Resumo: | A pesquisa trata do tema Educação a Distância (EAD), Bibliotecas polo e os Recursos Informacionais disponibilizados aos alunos da EAD. Faz uma abordagem sobre EAD, o desenvolvimento dessa modalidade de ensino; sua contribuição social para que chegue aos lugares mais remotos do país. O espaço da pesquisa é a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e o foco são as bibliotecas dos polos de apoio presencial da EAD, onde a instituição oferece os cursos de graduação a distância. O objetivo da pesquisa é verificar se as bibliotecas dos polos atendem seus usuários no provimento e acesso às informações científicas necessárias as atividades de ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa é de natureza exploratória e de abordagem quali-quantitativa. Este estudo é também caracterizado como pesquisa-ação e seus resultados vêm sendo apresentados à instituição. A pesquisa busca conhecer a visão dos usuários desta modalidade à distância e através do “estudo de usuários” saber a opinião destes. Assim, pode-se ter a clareza das necessidades informacionais desses usuários. A investigação contou com um questionário online via software Qualtrics. |
id |
UFMG-2_8c9606b1340951f84c10ce2918aa676a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/22993 |
network_acronym_str |
UFMG-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação a distância e as bibliotecas universitárias: uma interação necessáriaEducação a distância (EaD). Bibliotecas Universitárias. Polos de Apoio Presencial. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).A pesquisa trata do tema Educação a Distância (EAD), Bibliotecas polo e os Recursos Informacionais disponibilizados aos alunos da EAD. Faz uma abordagem sobre EAD, o desenvolvimento dessa modalidade de ensino; sua contribuição social para que chegue aos lugares mais remotos do país. O espaço da pesquisa é a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e o foco são as bibliotecas dos polos de apoio presencial da EAD, onde a instituição oferece os cursos de graduação a distância. O objetivo da pesquisa é verificar se as bibliotecas dos polos atendem seus usuários no provimento e acesso às informações científicas necessárias as atividades de ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa é de natureza exploratória e de abordagem quali-quantitativa. Este estudo é também caracterizado como pesquisa-ação e seus resultados vêm sendo apresentados à instituição. A pesquisa busca conhecer a visão dos usuários desta modalidade à distância e através do “estudo de usuários” saber a opinião destes. Assim, pode-se ter a clareza das necessidades informacionais desses usuários. A investigação contou com um questionário online via software Qualtrics.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22993Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 20 No. 2 (2015); 38-57Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 20 Núm. 2 (2015); 38-57Perspectivas em Ciência da Informação; v. 20 n. 2 (2015); 38-571981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22993/18577Copyright (c) 2015 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Maria Elizabeth de OliveiraSantos, Marizete SilvaBarbosa, Anderson Luiz da Rocha2020-06-26T18:41:56Zoai:periodicos.ufmg.br:article/22993Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-26T18:41:56Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação a distância e as bibliotecas universitárias: uma interação necessária |
title |
Educação a distância e as bibliotecas universitárias: uma interação necessária |
spellingShingle |
Educação a distância e as bibliotecas universitárias: uma interação necessária Costa, Maria Elizabeth de Oliveira Educação a distância (EaD). Bibliotecas Universitárias. Polos de Apoio Presencial. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). |
title_short |
Educação a distância e as bibliotecas universitárias: uma interação necessária |
title_full |
Educação a distância e as bibliotecas universitárias: uma interação necessária |
title_fullStr |
Educação a distância e as bibliotecas universitárias: uma interação necessária |
title_full_unstemmed |
Educação a distância e as bibliotecas universitárias: uma interação necessária |
title_sort |
Educação a distância e as bibliotecas universitárias: uma interação necessária |
author |
Costa, Maria Elizabeth de Oliveira |
author_facet |
Costa, Maria Elizabeth de Oliveira Santos, Marizete Silva Barbosa, Anderson Luiz da Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Marizete Silva Barbosa, Anderson Luiz da Rocha |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Maria Elizabeth de Oliveira Santos, Marizete Silva Barbosa, Anderson Luiz da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância (EaD). Bibliotecas Universitárias. Polos de Apoio Presencial. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). |
topic |
Educação a distância (EaD). Bibliotecas Universitárias. Polos de Apoio Presencial. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). |
description |
A pesquisa trata do tema Educação a Distância (EAD), Bibliotecas polo e os Recursos Informacionais disponibilizados aos alunos da EAD. Faz uma abordagem sobre EAD, o desenvolvimento dessa modalidade de ensino; sua contribuição social para que chegue aos lugares mais remotos do país. O espaço da pesquisa é a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e o foco são as bibliotecas dos polos de apoio presencial da EAD, onde a instituição oferece os cursos de graduação a distância. O objetivo da pesquisa é verificar se as bibliotecas dos polos atendem seus usuários no provimento e acesso às informações científicas necessárias as atividades de ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa é de natureza exploratória e de abordagem quali-quantitativa. Este estudo é também caracterizado como pesquisa-ação e seus resultados vêm sendo apresentados à instituição. A pesquisa busca conhecer a visão dos usuários desta modalidade à distância e através do “estudo de usuários” saber a opinião destes. Assim, pode-se ter a clareza das necessidades informacionais desses usuários. A investigação contou com um questionário online via software Qualtrics. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22993 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22993 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22993/18577 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Perspectivas em Ciência da Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Perspectivas em Ciência da Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 20 No. 2 (2015); 38-57 Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 20 Núm. 2 (2015); 38-57 Perspectivas em Ciência da Informação; v. 20 n. 2 (2015); 38-57 1981-5344 1413-9936 reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
collection |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1799711082244210688 |