A biblioteca universitária na educação a distância: papel, características e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sena, Priscila Machado Borges
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Chagas, Magda Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23026
Resumo: A Educação a Distância atrai adeptos que buscam flexibilidade para atender à complexidade de fenômenos proporcionados pela sociedade da informação. A presença das bibliotecas nos polos presenciais, é considerada primordial por representar a extensão das bibliotecas universitárias. Sabendo das dificuldades pelas quais passam as diferentes bibliotecas em nosso país, surge a preocupação sobre como estão sendo gerenciadas e mantidas essas instituições nos polos presenciais do Estado de Santa Catarina. O objetivo geral desta pesquisa é diagnosticar a situação atual das bibliotecas universitárias existentes nos polos de EaD, localizados no Estado de Santa Catarina, que ofertam cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa classifica-se como exploratória-descritiva, utiliza o método de levantamento e apresenta uma abordagem qualiquantitativa. Constata-se que papel da Biblioteca Universitária na EaD é o de contribuir para a satisfação das necessidades informacionais de professores, alunos, técnicos e comunidades nas quais estão inseridas, fornecendo acesso às distintas fontes de informação. Ressalta-se que a presença de bibliotecários contribuiria para uma série de melhorias a serem implementadas nas bibliotecas analisadas. Percebe-se a necessidade da construção de parâmetros de qualidade que contribuam para a estruturação das bibliotecas dos polos de apoio presencial.
id UFMG-2_60517b41456079692b699a79a11bff40
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/23026
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling A biblioteca universitária na educação a distância: papel, características e desafiosEducação a Distância. Biblioteca Universitária. Polo Presencial.A Educação a Distância atrai adeptos que buscam flexibilidade para atender à complexidade de fenômenos proporcionados pela sociedade da informação. A presença das bibliotecas nos polos presenciais, é considerada primordial por representar a extensão das bibliotecas universitárias. Sabendo das dificuldades pelas quais passam as diferentes bibliotecas em nosso país, surge a preocupação sobre como estão sendo gerenciadas e mantidas essas instituições nos polos presenciais do Estado de Santa Catarina. O objetivo geral desta pesquisa é diagnosticar a situação atual das bibliotecas universitárias existentes nos polos de EaD, localizados no Estado de Santa Catarina, que ofertam cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa classifica-se como exploratória-descritiva, utiliza o método de levantamento e apresenta uma abordagem qualiquantitativa. Constata-se que papel da Biblioteca Universitária na EaD é o de contribuir para a satisfação das necessidades informacionais de professores, alunos, técnicos e comunidades nas quais estão inseridas, fornecendo acesso às distintas fontes de informação. Ressalta-se que a presença de bibliotecários contribuiria para uma série de melhorias a serem implementadas nas bibliotecas analisadas. Percebe-se a necessidade da construção de parâmetros de qualidade que contribuam para a estruturação das bibliotecas dos polos de apoio presencial.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2015-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23026Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 20 No. 4 (2015); 163-180Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 20 Núm. 4 (2015); 163-180Perspectivas em Ciência da Informação; v. 20 n. 4 (2015); 163-1801981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23026/18609Copyright (c) 2015 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSena, Priscila Machado BorgesChagas, Magda Teixeira2020-06-26T19:10:23Zoai:periodicos.ufmg.br:article/23026Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-26T19:10:23Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A biblioteca universitária na educação a distância: papel, características e desafios
title A biblioteca universitária na educação a distância: papel, características e desafios
spellingShingle A biblioteca universitária na educação a distância: papel, características e desafios
Sena, Priscila Machado Borges
Educação a Distância. Biblioteca Universitária. Polo Presencial.
title_short A biblioteca universitária na educação a distância: papel, características e desafios
title_full A biblioteca universitária na educação a distância: papel, características e desafios
title_fullStr A biblioteca universitária na educação a distância: papel, características e desafios
title_full_unstemmed A biblioteca universitária na educação a distância: papel, características e desafios
title_sort A biblioteca universitária na educação a distância: papel, características e desafios
author Sena, Priscila Machado Borges
author_facet Sena, Priscila Machado Borges
Chagas, Magda Teixeira
author_role author
author2 Chagas, Magda Teixeira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sena, Priscila Machado Borges
Chagas, Magda Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância. Biblioteca Universitária. Polo Presencial.
topic Educação a Distância. Biblioteca Universitária. Polo Presencial.
description A Educação a Distância atrai adeptos que buscam flexibilidade para atender à complexidade de fenômenos proporcionados pela sociedade da informação. A presença das bibliotecas nos polos presenciais, é considerada primordial por representar a extensão das bibliotecas universitárias. Sabendo das dificuldades pelas quais passam as diferentes bibliotecas em nosso país, surge a preocupação sobre como estão sendo gerenciadas e mantidas essas instituições nos polos presenciais do Estado de Santa Catarina. O objetivo geral desta pesquisa é diagnosticar a situação atual das bibliotecas universitárias existentes nos polos de EaD, localizados no Estado de Santa Catarina, que ofertam cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa classifica-se como exploratória-descritiva, utiliza o método de levantamento e apresenta uma abordagem qualiquantitativa. Constata-se que papel da Biblioteca Universitária na EaD é o de contribuir para a satisfação das necessidades informacionais de professores, alunos, técnicos e comunidades nas quais estão inseridas, fornecendo acesso às distintas fontes de informação. Ressalta-se que a presença de bibliotecários contribuiria para uma série de melhorias a serem implementadas nas bibliotecas analisadas. Percebe-se a necessidade da construção de parâmetros de qualidade que contribuam para a estruturação das bibliotecas dos polos de apoio presencial.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23026
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23026/18609
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 20 No. 4 (2015); 163-180
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 20 Núm. 4 (2015); 163-180
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 20 n. 4 (2015); 163-180
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1788989853595074560