Fontes de informação para negócios: análise sobre frequência, relevância e confiabilidade, baseada em estudo empírico com empresários e gestores organizacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mafra Pereira, Frederico Cesar
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23068
Resumo: O presente trabalho relata um estudo sobre o comportamento informacional de empresários e gestores de micro, pequenas, médias e grandes empresas, com relação à escolha de fontes de informação para a solução de suas necessidades organizacionais. A metodologia se baseou em um estudo quantitativo, de caráter descritivo, com 67 entrevistas realizadas através de amostra não probabilística. Os resultados apontaram diferenças entre as escolhas e análise dos entrevistados sobre 34 fontes de informação para negócios definidas por Mafra Pereira e Barbosa (2009), não existindo uma correlação positiva entre as fontes mais acessadas e as fontes mais relevantes e confiáveis. As fontes de informação estritamente eletrônicas tendem a ser as mais acessadas, enquanto as fontes pessoais são consideradas as mais relevantes, e as fontes internas às empresas nas quais os entrevistados trabalham são consideradas as mais confiáveis.
id UFMG-2_932b84dd0f49a35dad6bbe9b26e74b63
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/23068
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling Fontes de informação para negócios: análise sobre frequência, relevância e confiabilidade, baseada em estudo empírico com empresários e gestores organizacionaisFontes de informaçãoFontes PessoaisFontes ImpessoaisFontes EletrônicasComportamento InformacionalO presente trabalho relata um estudo sobre o comportamento informacional de empresários e gestores de micro, pequenas, médias e grandes empresas, com relação à escolha de fontes de informação para a solução de suas necessidades organizacionais. A metodologia se baseou em um estudo quantitativo, de caráter descritivo, com 67 entrevistas realizadas através de amostra não probabilística. Os resultados apontaram diferenças entre as escolhas e análise dos entrevistados sobre 34 fontes de informação para negócios definidas por Mafra Pereira e Barbosa (2009), não existindo uma correlação positiva entre as fontes mais acessadas e as fontes mais relevantes e confiáveis. As fontes de informação estritamente eletrônicas tendem a ser as mais acessadas, enquanto as fontes pessoais são consideradas as mais relevantes, e as fontes internas às empresas nas quais os entrevistados trabalham são consideradas as mais confiáveis.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2016-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAbordagem quantitativaapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23068Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 No. 2 (2016); 100-119Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 Núm. 2 (2016); 100-119Perspectivas em Ciência da Informação; v. 21 n. 2 (2016); 100-1191981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23068/18649Copyright (c) 2016 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMafra Pereira, Frederico Cesar2020-06-26T19:26:51Zoai:periodicos.ufmg.br:article/23068Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-26T19:26:51Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Fontes de informação para negócios: análise sobre frequência, relevância e confiabilidade, baseada em estudo empírico com empresários e gestores organizacionais
title Fontes de informação para negócios: análise sobre frequência, relevância e confiabilidade, baseada em estudo empírico com empresários e gestores organizacionais
spellingShingle Fontes de informação para negócios: análise sobre frequência, relevância e confiabilidade, baseada em estudo empírico com empresários e gestores organizacionais
Mafra Pereira, Frederico Cesar
Fontes de informação
Fontes Pessoais
Fontes Impessoais
Fontes Eletrônicas
Comportamento Informacional
title_short Fontes de informação para negócios: análise sobre frequência, relevância e confiabilidade, baseada em estudo empírico com empresários e gestores organizacionais
title_full Fontes de informação para negócios: análise sobre frequência, relevância e confiabilidade, baseada em estudo empírico com empresários e gestores organizacionais
title_fullStr Fontes de informação para negócios: análise sobre frequência, relevância e confiabilidade, baseada em estudo empírico com empresários e gestores organizacionais
title_full_unstemmed Fontes de informação para negócios: análise sobre frequência, relevância e confiabilidade, baseada em estudo empírico com empresários e gestores organizacionais
title_sort Fontes de informação para negócios: análise sobre frequência, relevância e confiabilidade, baseada em estudo empírico com empresários e gestores organizacionais
author Mafra Pereira, Frederico Cesar
author_facet Mafra Pereira, Frederico Cesar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mafra Pereira, Frederico Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv Fontes de informação
Fontes Pessoais
Fontes Impessoais
Fontes Eletrônicas
Comportamento Informacional
topic Fontes de informação
Fontes Pessoais
Fontes Impessoais
Fontes Eletrônicas
Comportamento Informacional
description O presente trabalho relata um estudo sobre o comportamento informacional de empresários e gestores de micro, pequenas, médias e grandes empresas, com relação à escolha de fontes de informação para a solução de suas necessidades organizacionais. A metodologia se baseou em um estudo quantitativo, de caráter descritivo, com 67 entrevistas realizadas através de amostra não probabilística. Os resultados apontaram diferenças entre as escolhas e análise dos entrevistados sobre 34 fontes de informação para negócios definidas por Mafra Pereira e Barbosa (2009), não existindo uma correlação positiva entre as fontes mais acessadas e as fontes mais relevantes e confiáveis. As fontes de informação estritamente eletrônicas tendem a ser as mais acessadas, enquanto as fontes pessoais são consideradas as mais relevantes, e as fontes internas às empresas nas quais os entrevistados trabalham são consideradas as mais confiáveis.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Abordagem quantitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23068
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23068/18649
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 No. 2 (2016); 100-119
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 Núm. 2 (2016); 100-119
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 21 n. 2 (2016); 100-119
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711082356408320