Fontes de informação para negócios: análise sobre frequência, relevância e confiabilidade, baseada em estudo empírico com empresários e gestores organizacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23068 |
Resumo: | O presente trabalho relata um estudo sobre o comportamento informacional de empresários e gestores de micro, pequenas, médias e grandes empresas, com relação à escolha de fontes de informação para a solução de suas necessidades organizacionais. A metodologia se baseou em um estudo quantitativo, de caráter descritivo, com 67 entrevistas realizadas através de amostra não probabilística. Os resultados apontaram diferenças entre as escolhas e análise dos entrevistados sobre 34 fontes de informação para negócios definidas por Mafra Pereira e Barbosa (2009), não existindo uma correlação positiva entre as fontes mais acessadas e as fontes mais relevantes e confiáveis. As fontes de informação estritamente eletrônicas tendem a ser as mais acessadas, enquanto as fontes pessoais são consideradas as mais relevantes, e as fontes internas às empresas nas quais os entrevistados trabalham são consideradas as mais confiáveis. |
id |
UFMG-2_932b84dd0f49a35dad6bbe9b26e74b63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/23068 |
network_acronym_str |
UFMG-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fontes de informação para negócios: análise sobre frequência, relevância e confiabilidade, baseada em estudo empírico com empresários e gestores organizacionaisFontes de informaçãoFontes PessoaisFontes ImpessoaisFontes EletrônicasComportamento InformacionalO presente trabalho relata um estudo sobre o comportamento informacional de empresários e gestores de micro, pequenas, médias e grandes empresas, com relação à escolha de fontes de informação para a solução de suas necessidades organizacionais. A metodologia se baseou em um estudo quantitativo, de caráter descritivo, com 67 entrevistas realizadas através de amostra não probabilística. Os resultados apontaram diferenças entre as escolhas e análise dos entrevistados sobre 34 fontes de informação para negócios definidas por Mafra Pereira e Barbosa (2009), não existindo uma correlação positiva entre as fontes mais acessadas e as fontes mais relevantes e confiáveis. As fontes de informação estritamente eletrônicas tendem a ser as mais acessadas, enquanto as fontes pessoais são consideradas as mais relevantes, e as fontes internas às empresas nas quais os entrevistados trabalham são consideradas as mais confiáveis.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2016-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAbordagem quantitativaapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23068Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 No. 2 (2016); 100-119Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 Núm. 2 (2016); 100-119Perspectivas em Ciência da Informação; v. 21 n. 2 (2016); 100-1191981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23068/18649Copyright (c) 2016 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMafra Pereira, Frederico Cesar2020-06-26T19:26:51Zoai:periodicos.ufmg.br:article/23068Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-26T19:26:51Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fontes de informação para negócios: análise sobre frequência, relevância e confiabilidade, baseada em estudo empírico com empresários e gestores organizacionais |
title |
Fontes de informação para negócios: análise sobre frequência, relevância e confiabilidade, baseada em estudo empírico com empresários e gestores organizacionais |
spellingShingle |
Fontes de informação para negócios: análise sobre frequência, relevância e confiabilidade, baseada em estudo empírico com empresários e gestores organizacionais Mafra Pereira, Frederico Cesar Fontes de informação Fontes Pessoais Fontes Impessoais Fontes Eletrônicas Comportamento Informacional |
title_short |
Fontes de informação para negócios: análise sobre frequência, relevância e confiabilidade, baseada em estudo empírico com empresários e gestores organizacionais |
title_full |
Fontes de informação para negócios: análise sobre frequência, relevância e confiabilidade, baseada em estudo empírico com empresários e gestores organizacionais |
title_fullStr |
Fontes de informação para negócios: análise sobre frequência, relevância e confiabilidade, baseada em estudo empírico com empresários e gestores organizacionais |
title_full_unstemmed |
Fontes de informação para negócios: análise sobre frequência, relevância e confiabilidade, baseada em estudo empírico com empresários e gestores organizacionais |
title_sort |
Fontes de informação para negócios: análise sobre frequência, relevância e confiabilidade, baseada em estudo empírico com empresários e gestores organizacionais |
author |
Mafra Pereira, Frederico Cesar |
author_facet |
Mafra Pereira, Frederico Cesar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mafra Pereira, Frederico Cesar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fontes de informação Fontes Pessoais Fontes Impessoais Fontes Eletrônicas Comportamento Informacional |
topic |
Fontes de informação Fontes Pessoais Fontes Impessoais Fontes Eletrônicas Comportamento Informacional |
description |
O presente trabalho relata um estudo sobre o comportamento informacional de empresários e gestores de micro, pequenas, médias e grandes empresas, com relação à escolha de fontes de informação para a solução de suas necessidades organizacionais. A metodologia se baseou em um estudo quantitativo, de caráter descritivo, com 67 entrevistas realizadas através de amostra não probabilística. Os resultados apontaram diferenças entre as escolhas e análise dos entrevistados sobre 34 fontes de informação para negócios definidas por Mafra Pereira e Barbosa (2009), não existindo uma correlação positiva entre as fontes mais acessadas e as fontes mais relevantes e confiáveis. As fontes de informação estritamente eletrônicas tendem a ser as mais acessadas, enquanto as fontes pessoais são consideradas as mais relevantes, e as fontes internas às empresas nas quais os entrevistados trabalham são consideradas as mais confiáveis. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Abordagem quantitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23068 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23068 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23068/18649 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Perspectivas em Ciência da Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Perspectivas em Ciência da Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 No. 2 (2016); 100-119 Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 Núm. 2 (2016); 100-119 Perspectivas em Ciência da Informação; v. 21 n. 2 (2016); 100-119 1981-5344 1413-9936 reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
collection |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1799711082356408320 |