Formação discursiva e os sistemas de classificação bibliográfica: impactos, desdobramentos e implicações na representação da informação da área da religião no limiar do século XXI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23109 |
Resumo: | Nos últimos anos, a compreensão que os Sistemas de Organização do Conhecimento constituem-se em instrumentos técnicos neutros do ponto de vista de sua principal função - representar a informação, tem sido alvo de questionamentos e revisões críticas. A presente pesquisa teve por objetivo compreender a composição da concepção de formação discursiva a área de Ciências da Religião em interface com as dimensões sócio históricas e seus desdobramentos, impactos e implicações em sistemas de representação do conhecimento à luz do conceito formação discursiva de Foucault (2012). Para tanto, tomou-se como objeto empírico a classe Religião na Classificação Decimal de Dewey (CDD) e na Classificação Decimal Universal (CDU). Visando operacionalizar tal abordagem, foram delimitadas categorias de análise dos enunciados no campo do discurso religioso a fim de observar as relações de que são suscetíveis, reconhecendo os processos de representação da informação que podem agenciar procedimentos que controlam tanto a ordem de aparecimento dos discursos, como o seu esmaecimento. Deste modo, em um primeiro momento, analisou-se o arranjo classificatório da classe de Religião verificando a trajetória discursiva de determinadas formulações e caracterizando-as de acordo com as suas diferentes significações no âmbito dos seus sucessivos discursos. Em um segundo momento, a análise das narrativas dos sujeitos de pesquisa (Babalorixá, Cientista da Religião, Espírita, Evangélico e Padre) composta por categorias temáticas, pautadas nos extratos das falas dos entrevistados foram trianguladas em categorias do discurso balizadas pelo referencial teórico adotado. O esforço analítico das relações entre os arranjos biblioteconômicos e as formas como os sujeitos percebem a representação do conhecimento permitiu constatar que o instrumento classificatório, por vezes, reflete e dialoga pouco com as transformações socioculturais em curso e pode provocar equívocos irreparáveis nos processos de circulação e recuperação da informação. |
id |
UFMG-2_a872a953e201eadfd495fa2bfe4c07c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/23109 |
network_acronym_str |
UFMG-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação discursiva e os sistemas de classificação bibliográfica: impactos, desdobramentos e implicações na representação da informação da área da religião no limiar do século XXINos últimos anos, a compreensão que os Sistemas de Organização do Conhecimento constituem-se em instrumentos técnicos neutros do ponto de vista de sua principal função - representar a informação, tem sido alvo de questionamentos e revisões críticas. A presente pesquisa teve por objetivo compreender a composição da concepção de formação discursiva a área de Ciências da Religião em interface com as dimensões sócio históricas e seus desdobramentos, impactos e implicações em sistemas de representação do conhecimento à luz do conceito formação discursiva de Foucault (2012). Para tanto, tomou-se como objeto empírico a classe Religião na Classificação Decimal de Dewey (CDD) e na Classificação Decimal Universal (CDU). Visando operacionalizar tal abordagem, foram delimitadas categorias de análise dos enunciados no campo do discurso religioso a fim de observar as relações de que são suscetíveis, reconhecendo os processos de representação da informação que podem agenciar procedimentos que controlam tanto a ordem de aparecimento dos discursos, como o seu esmaecimento. Deste modo, em um primeiro momento, analisou-se o arranjo classificatório da classe de Religião verificando a trajetória discursiva de determinadas formulações e caracterizando-as de acordo com as suas diferentes significações no âmbito dos seus sucessivos discursos. Em um segundo momento, a análise das narrativas dos sujeitos de pesquisa (Babalorixá, Cientista da Religião, Espírita, Evangélico e Padre) composta por categorias temáticas, pautadas nos extratos das falas dos entrevistados foram trianguladas em categorias do discurso balizadas pelo referencial teórico adotado. O esforço analítico das relações entre os arranjos biblioteconômicos e as formas como os sujeitos percebem a representação do conhecimento permitiu constatar que o instrumento classificatório, por vezes, reflete e dialoga pouco com as transformações socioculturais em curso e pode provocar equívocos irreparáveis nos processos de circulação e recuperação da informação.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2018-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23109Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 No. 4 (2016); 257-258Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 Núm. 4 (2016); 257-258Perspectivas em Ciência da Informação; v. 21 n. 4 (2016); 257-2581981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23109/18690Copyright (c) 2018 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrivelato, Rosana Matos da Silva2020-06-26T19:40:04Zoai:periodicos.ufmg.br:article/23109Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-26T19:40:04Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação discursiva e os sistemas de classificação bibliográfica: impactos, desdobramentos e implicações na representação da informação da área da religião no limiar do século XXI |
title |
Formação discursiva e os sistemas de classificação bibliográfica: impactos, desdobramentos e implicações na representação da informação da área da religião no limiar do século XXI |
spellingShingle |
Formação discursiva e os sistemas de classificação bibliográfica: impactos, desdobramentos e implicações na representação da informação da área da religião no limiar do século XXI Trivelato, Rosana Matos da Silva |
title_short |
Formação discursiva e os sistemas de classificação bibliográfica: impactos, desdobramentos e implicações na representação da informação da área da religião no limiar do século XXI |
title_full |
Formação discursiva e os sistemas de classificação bibliográfica: impactos, desdobramentos e implicações na representação da informação da área da religião no limiar do século XXI |
title_fullStr |
Formação discursiva e os sistemas de classificação bibliográfica: impactos, desdobramentos e implicações na representação da informação da área da religião no limiar do século XXI |
title_full_unstemmed |
Formação discursiva e os sistemas de classificação bibliográfica: impactos, desdobramentos e implicações na representação da informação da área da religião no limiar do século XXI |
title_sort |
Formação discursiva e os sistemas de classificação bibliográfica: impactos, desdobramentos e implicações na representação da informação da área da religião no limiar do século XXI |
author |
Trivelato, Rosana Matos da Silva |
author_facet |
Trivelato, Rosana Matos da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trivelato, Rosana Matos da Silva |
description |
Nos últimos anos, a compreensão que os Sistemas de Organização do Conhecimento constituem-se em instrumentos técnicos neutros do ponto de vista de sua principal função - representar a informação, tem sido alvo de questionamentos e revisões críticas. A presente pesquisa teve por objetivo compreender a composição da concepção de formação discursiva a área de Ciências da Religião em interface com as dimensões sócio históricas e seus desdobramentos, impactos e implicações em sistemas de representação do conhecimento à luz do conceito formação discursiva de Foucault (2012). Para tanto, tomou-se como objeto empírico a classe Religião na Classificação Decimal de Dewey (CDD) e na Classificação Decimal Universal (CDU). Visando operacionalizar tal abordagem, foram delimitadas categorias de análise dos enunciados no campo do discurso religioso a fim de observar as relações de que são suscetíveis, reconhecendo os processos de representação da informação que podem agenciar procedimentos que controlam tanto a ordem de aparecimento dos discursos, como o seu esmaecimento. Deste modo, em um primeiro momento, analisou-se o arranjo classificatório da classe de Religião verificando a trajetória discursiva de determinadas formulações e caracterizando-as de acordo com as suas diferentes significações no âmbito dos seus sucessivos discursos. Em um segundo momento, a análise das narrativas dos sujeitos de pesquisa (Babalorixá, Cientista da Religião, Espírita, Evangélico e Padre) composta por categorias temáticas, pautadas nos extratos das falas dos entrevistados foram trianguladas em categorias do discurso balizadas pelo referencial teórico adotado. O esforço analítico das relações entre os arranjos biblioteconômicos e as formas como os sujeitos percebem a representação do conhecimento permitiu constatar que o instrumento classificatório, por vezes, reflete e dialoga pouco com as transformações socioculturais em curso e pode provocar equívocos irreparáveis nos processos de circulação e recuperação da informação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23109 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23109/18690 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Perspectivas em Ciência da Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Perspectivas em Ciência da Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 No. 4 (2016); 257-258 Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 Núm. 4 (2016); 257-258 Perspectivas em Ciência da Informação; v. 21 n. 4 (2016); 257-258 1981-5344 1413-9936 reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
collection |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1799711083041128448 |