Experiência com estudantes do ensino médio através da pesquisa escolar orientada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Janaina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22838
Resumo: Aborda a experiência com estudantes do ensino médio através da pesquisa escolar orientada, com o objetivo de desenvolvimento do letramento informacional. Para a prática da pesquisa, foi escolhida uma turma do segundo ano do ensino médio do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, em Goiânia, na disciplina de Biologia. Utilizou-se o Modelo ISP para orientar a pesquisa, em todas as suas fases. Conclui-se que o modelo é um referente interessante para trabalhar a pesquisa com os estudantes devido à sua flexibilidade, à consideração das emoções e ao estímulo à reflexão no processo de pesquisa.
id UFMG-2_ada6bda31ea6106552b3558ed0b03218
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/22838
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling Experiência com estudantes do ensino médio através da pesquisa escolar orientadaAborda a experiência com estudantes do ensino médio através da pesquisa escolar orientada, com o objetivo de desenvolvimento do letramento informacional. Para a prática da pesquisa, foi escolhida uma turma do segundo ano do ensino médio do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, em Goiânia, na disciplina de Biologia. Utilizou-se o Modelo ISP para orientar a pesquisa, em todas as suas fases. Conclui-se que o modelo é um referente interessante para trabalhar a pesquisa com os estudantes devido à sua flexibilidade, à consideração das emoções e ao estímulo à reflexão no processo de pesquisa.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2013-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22838Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 18 No. 1 (2013); 15-25Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 18 Núm. 1 (2013); 15-25Perspectivas em Ciência da Informação; v. 18 n. 1 (2013); 15-251981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22838/18422Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFialho, Janaina2020-06-26T16:29:05Zoai:periodicos.ufmg.br:article/22838Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-26T16:29:05Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência com estudantes do ensino médio através da pesquisa escolar orientada
title Experiência com estudantes do ensino médio através da pesquisa escolar orientada
spellingShingle Experiência com estudantes do ensino médio através da pesquisa escolar orientada
Fialho, Janaina
title_short Experiência com estudantes do ensino médio através da pesquisa escolar orientada
title_full Experiência com estudantes do ensino médio através da pesquisa escolar orientada
title_fullStr Experiência com estudantes do ensino médio através da pesquisa escolar orientada
title_full_unstemmed Experiência com estudantes do ensino médio através da pesquisa escolar orientada
title_sort Experiência com estudantes do ensino médio através da pesquisa escolar orientada
author Fialho, Janaina
author_facet Fialho, Janaina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Janaina
description Aborda a experiência com estudantes do ensino médio através da pesquisa escolar orientada, com o objetivo de desenvolvimento do letramento informacional. Para a prática da pesquisa, foi escolhida uma turma do segundo ano do ensino médio do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, em Goiânia, na disciplina de Biologia. Utilizou-se o Modelo ISP para orientar a pesquisa, em todas as suas fases. Conclui-se que o modelo é um referente interessante para trabalhar a pesquisa com os estudantes devido à sua flexibilidade, à consideração das emoções e ao estímulo à reflexão no processo de pesquisa.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22838
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22838/18422
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 18 No. 1 (2013); 15-25
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 18 Núm. 1 (2013); 15-25
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 18 n. 1 (2013); 15-25
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711081314123776