Modelos de diagnóstico institucional para implementação de programas de Competência em Informação em bibliotecas universitárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ieger Vianna , Bárbara
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Elisa Caregnato , Sônia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40007
Resumo: O artigo relata os resultados da aplicação de dois modelos conceituais para avaliação e diagnóstico institucional de Competência em Informação em uma universidade federal brasileira: o modelo Information Literate University - ILC, de Webber e Johnston e o modelo dos Niveles de Integración de ALFIN, de Uribe Tirado. O diagnóstico foi apresentado como fase preliminar da formulação de uma estratégia para implantação de um Portal online de Competência em Informação no Sistema de Bibliotecas da UFSM. Apresenta histórico e preceitos norteadores da Competência em Informação no Brasil bem como o papel das bibliotecas universitárias. Os dois modelos são detalhados, com apresentação da metodologia de aplicação e contextualização dos resultados. Constatou-se  a importância fundamental da  realização de diagnóstico institucional para elaboração de estratégias eficientes para a implantação de programas de Competência em Informação em bibliotecas universitárias, uma vez que identifica as esferas de ação onde concentrar os esforços de trabalho dos bibliotecários envolvidos, as parcerias institucionais que devem ser estabelecidas, e as melhores áreas onde obter e investir recursos para implantação tanto de ações isoladas de Competência em Informação, quanto de programas mais abrangentes.
id UFMG-2_adc35d96f6c51554ea49bcc44bb24f1a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/40007
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling Modelos de diagnóstico institucional para implementação de programas de Competência em Informação em bibliotecas universitáriasCompetência em Informação; Diagnóstico Institucional; Biblioteca Universitária.CIO artigo relata os resultados da aplicação de dois modelos conceituais para avaliação e diagnóstico institucional de Competência em Informação em uma universidade federal brasileira: o modelo Information Literate University - ILC, de Webber e Johnston e o modelo dos Niveles de Integración de ALFIN, de Uribe Tirado. O diagnóstico foi apresentado como fase preliminar da formulação de uma estratégia para implantação de um Portal online de Competência em Informação no Sistema de Bibliotecas da UFSM. Apresenta histórico e preceitos norteadores da Competência em Informação no Brasil bem como o papel das bibliotecas universitárias. Os dois modelos são detalhados, com apresentação da metodologia de aplicação e contextualização dos resultados. Constatou-se  a importância fundamental da  realização de diagnóstico institucional para elaboração de estratégias eficientes para a implantação de programas de Competência em Informação em bibliotecas universitárias, uma vez que identifica as esferas de ação onde concentrar os esforços de trabalho dos bibliotecários envolvidos, as parcerias institucionais que devem ser estabelecidas, e as melhores áreas onde obter e investir recursos para implantação tanto de ações isoladas de Competência em Informação, quanto de programas mais abrangentes.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2022-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40007Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 27 No. 2 (2022)Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 27 Núm. 2 (2022)Perspectivas em Ciência da Informação; v. 27 n. 2 (2022)1981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40007/30709CICopyright (c) 2022 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessIeger Vianna , Bárbara Elisa Caregnato , Sônia 2022-06-09T18:59:34Zoai:periodicos.ufmg.br:article/40007Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2022-06-09T18:59:34Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelos de diagnóstico institucional para implementação de programas de Competência em Informação em bibliotecas universitárias
title Modelos de diagnóstico institucional para implementação de programas de Competência em Informação em bibliotecas universitárias
spellingShingle Modelos de diagnóstico institucional para implementação de programas de Competência em Informação em bibliotecas universitárias
Ieger Vianna , Bárbara
Competência em Informação; Diagnóstico Institucional; Biblioteca Universitária.
CI
title_short Modelos de diagnóstico institucional para implementação de programas de Competência em Informação em bibliotecas universitárias
title_full Modelos de diagnóstico institucional para implementação de programas de Competência em Informação em bibliotecas universitárias
title_fullStr Modelos de diagnóstico institucional para implementação de programas de Competência em Informação em bibliotecas universitárias
title_full_unstemmed Modelos de diagnóstico institucional para implementação de programas de Competência em Informação em bibliotecas universitárias
title_sort Modelos de diagnóstico institucional para implementação de programas de Competência em Informação em bibliotecas universitárias
author Ieger Vianna , Bárbara
author_facet Ieger Vianna , Bárbara
Elisa Caregnato , Sônia
author_role author
author2 Elisa Caregnato , Sônia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ieger Vianna , Bárbara
Elisa Caregnato , Sônia
dc.subject.por.fl_str_mv Competência em Informação; Diagnóstico Institucional; Biblioteca Universitária.
CI
topic Competência em Informação; Diagnóstico Institucional; Biblioteca Universitária.
CI
description O artigo relata os resultados da aplicação de dois modelos conceituais para avaliação e diagnóstico institucional de Competência em Informação em uma universidade federal brasileira: o modelo Information Literate University - ILC, de Webber e Johnston e o modelo dos Niveles de Integración de ALFIN, de Uribe Tirado. O diagnóstico foi apresentado como fase preliminar da formulação de uma estratégia para implantação de um Portal online de Competência em Informação no Sistema de Bibliotecas da UFSM. Apresenta histórico e preceitos norteadores da Competência em Informação no Brasil bem como o papel das bibliotecas universitárias. Os dois modelos são detalhados, com apresentação da metodologia de aplicação e contextualização dos resultados. Constatou-se  a importância fundamental da  realização de diagnóstico institucional para elaboração de estratégias eficientes para a implantação de programas de Competência em Informação em bibliotecas universitárias, uma vez que identifica as esferas de ação onde concentrar os esforços de trabalho dos bibliotecários envolvidos, as parcerias institucionais que devem ser estabelecidas, e as melhores áreas onde obter e investir recursos para implantação tanto de ações isoladas de Competência em Informação, quanto de programas mais abrangentes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40007
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40007/30709
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv CI
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 27 No. 2 (2022)
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 27 Núm. 2 (2022)
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 27 n. 2 (2022)
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711086679687168