Ações das bibliotecas universitárias de Londrina na pandemia Covid-19 e sua contribuição para a competência em informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
Texto Completo: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1649 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi verificar como as bibliotecas universitárias inovaram seus produtos e serviços e quais foram as ações de apoio às instituições de ensino para atender o público durante a pandemia mundial Covid-19, tendo em vista a competência em informação. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem quantiqualitativa e delineamento documental, tendo como locus de estudo 13 bibliotecas universitárias. A análise dos dados foi realizada por meio da descrição das informações disponibilizadas pelos sites e redes sociais institucionais. Dentre os resultados obtidos foi possível identificar que as bibliotecas universitárias disponibilizam diversos produtos e serviços no ambiente digital e nas redes sociais Facebook, Instagram, Youtube e Twitter, com intuito de divulgar informações e instruções aos usuários. Conclui-se que, a maioria das bibliotecas oferecem novos serviços e novas formas de atendimento aos usuários tais como: teleatendimento via whatsApp, lives e tutoriais com conteúdo de interesse acadêmico. Outros serviços que eram oferecidos presencialmente antes da pandemia foram adaptados para o formato on-line a exemplo da capacitação de usuários e empréstimos por agendamento. Infere-se que as atividades identificadas nas bibliotecas universitárias analisadas podem contribuir com as habilidades genéricas, técnicas e instrumentais da competência em informação. Ressalta-se que no momento atual as bibliotecas estão desenvolvendo outras atividades além das identificadas no período da coleta de dados. Isto evidencia o impacto nas ações das bibliotecas, que tiveram o desafio de se adaptar ao contexto de atividades remotas. |
id |
FEBAB-1_6723eba96432b3b5b48230ee09656556 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1649 |
network_acronym_str |
FEBAB-1 |
network_name_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ações das bibliotecas universitárias de Londrina na pandemia Covid-19 e sua contribuição para a competência em informaçãoCompetência em informação. Biblioteca universitária. Covid-19. Habilidades informacionais.O objetivo desta pesquisa foi verificar como as bibliotecas universitárias inovaram seus produtos e serviços e quais foram as ações de apoio às instituições de ensino para atender o público durante a pandemia mundial Covid-19, tendo em vista a competência em informação. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem quantiqualitativa e delineamento documental, tendo como locus de estudo 13 bibliotecas universitárias. A análise dos dados foi realizada por meio da descrição das informações disponibilizadas pelos sites e redes sociais institucionais. Dentre os resultados obtidos foi possível identificar que as bibliotecas universitárias disponibilizam diversos produtos e serviços no ambiente digital e nas redes sociais Facebook, Instagram, Youtube e Twitter, com intuito de divulgar informações e instruções aos usuários. Conclui-se que, a maioria das bibliotecas oferecem novos serviços e novas formas de atendimento aos usuários tais como: teleatendimento via whatsApp, lives e tutoriais com conteúdo de interesse acadêmico. Outros serviços que eram oferecidos presencialmente antes da pandemia foram adaptados para o formato on-line a exemplo da capacitação de usuários e empréstimos por agendamento. Infere-se que as atividades identificadas nas bibliotecas universitárias analisadas podem contribuir com as habilidades genéricas, técnicas e instrumentais da competência em informação. Ressalta-se que no momento atual as bibliotecas estão desenvolvendo outras atividades além das identificadas no período da coleta de dados. Isto evidencia o impacto nas ações das bibliotecas, que tiveram o desafio de se adaptar ao contexto de atividades remotas.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2021-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1649Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação; 1-201980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1649/1272Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGasparini, Zoraide AparecidaCasoni, Clarice LuziaAlcará, Adriana Rosecler2022-08-29T15:53:57Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1649Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2022-08-29T15:53:57RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ações das bibliotecas universitárias de Londrina na pandemia Covid-19 e sua contribuição para a competência em informação |
title |
Ações das bibliotecas universitárias de Londrina na pandemia Covid-19 e sua contribuição para a competência em informação |
spellingShingle |
Ações das bibliotecas universitárias de Londrina na pandemia Covid-19 e sua contribuição para a competência em informação Gasparini, Zoraide Aparecida Competência em informação. Biblioteca universitária. Covid-19. Habilidades informacionais. |
title_short |
Ações das bibliotecas universitárias de Londrina na pandemia Covid-19 e sua contribuição para a competência em informação |
title_full |
Ações das bibliotecas universitárias de Londrina na pandemia Covid-19 e sua contribuição para a competência em informação |
title_fullStr |
Ações das bibliotecas universitárias de Londrina na pandemia Covid-19 e sua contribuição para a competência em informação |
title_full_unstemmed |
Ações das bibliotecas universitárias de Londrina na pandemia Covid-19 e sua contribuição para a competência em informação |
title_sort |
Ações das bibliotecas universitárias de Londrina na pandemia Covid-19 e sua contribuição para a competência em informação |
author |
Gasparini, Zoraide Aparecida |
author_facet |
Gasparini, Zoraide Aparecida Casoni, Clarice Luzia Alcará, Adriana Rosecler |
author_role |
author |
author2 |
Casoni, Clarice Luzia Alcará, Adriana Rosecler |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gasparini, Zoraide Aparecida Casoni, Clarice Luzia Alcará, Adriana Rosecler |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência em informação. Biblioteca universitária. Covid-19. Habilidades informacionais. |
topic |
Competência em informação. Biblioteca universitária. Covid-19. Habilidades informacionais. |
description |
O objetivo desta pesquisa foi verificar como as bibliotecas universitárias inovaram seus produtos e serviços e quais foram as ações de apoio às instituições de ensino para atender o público durante a pandemia mundial Covid-19, tendo em vista a competência em informação. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem quantiqualitativa e delineamento documental, tendo como locus de estudo 13 bibliotecas universitárias. A análise dos dados foi realizada por meio da descrição das informações disponibilizadas pelos sites e redes sociais institucionais. Dentre os resultados obtidos foi possível identificar que as bibliotecas universitárias disponibilizam diversos produtos e serviços no ambiente digital e nas redes sociais Facebook, Instagram, Youtube e Twitter, com intuito de divulgar informações e instruções aos usuários. Conclui-se que, a maioria das bibliotecas oferecem novos serviços e novas formas de atendimento aos usuários tais como: teleatendimento via whatsApp, lives e tutoriais com conteúdo de interesse acadêmico. Outros serviços que eram oferecidos presencialmente antes da pandemia foram adaptados para o formato on-line a exemplo da capacitação de usuários e empréstimos por agendamento. Infere-se que as atividades identificadas nas bibliotecas universitárias analisadas podem contribuir com as habilidades genéricas, técnicas e instrumentais da competência em informação. Ressalta-se que no momento atual as bibliotecas estão desenvolvendo outras atividades além das identificadas no período da coleta de dados. Isto evidencia o impacto nas ações das bibliotecas, que tiveram o desafio de se adaptar ao contexto de atividades remotas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1649 |
url |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1649/1272 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação; 1-20 1980-6949 0100-0691 reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) instacron:FEBAB |
instname_str |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
instacron_str |
FEBAB |
institution |
FEBAB |
reponame_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
collection |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com |
_version_ |
1798319780055220224 |