ENADE indicators for themanagement of university libraries
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22659 |
Resumo: | As funções das bibliotecas universitárias (BUs) são de fornecer a infraestrutura bibliográfica, documentária e informacional para subsidiar as atividades científicas, além de divulgarem o conhecimento produzido por seu corpo acadêmico para a sociedade. Para alcançarem a sua missão as BUs precisam ser avaliadas e, no Brasil, essa avaliação é feita pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) por meio do Questionário do Estudante (QE). O presente trabalho avaliou a qualidade dos indicadores utilizados no QE para a avaliação das BUs. Essa qualidade foi avaliada quanto à presença das seguintes propriedades essenciais para os bons indicadores: estabilidade, validade e importância dos parâmetros. Para a análise da estabilidade, foi analisada a repetição das perguntas do QE no período de 2004 a 2014. Quanto à validade, foi feita a análise de correlação entre os resultados obtidos no QE com outro indicador teoricamente relacionado. Já para a análise da importância, foi formado um grupo de especialistas, composto por bibliotecários com experiência na gestão de BUs e, por meio do método Delfos, foram avaliados os indicadores quanto a sua relevância. O trabalho constatou que os indicadores utilizados pelo ENADE são considerados importantes, porém não possuem estabilidade e validade. |
id |
UFMG-2_ca2f2fdd026c3c29f00d77ef2a3e438a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/22659 |
network_acronym_str |
UFMG-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENADE indicators for themanagement of university librariesAvaliação de bibliotecasConstrução de IndicadoresMétodo DelphiAs funções das bibliotecas universitárias (BUs) são de fornecer a infraestrutura bibliográfica, documentária e informacional para subsidiar as atividades científicas, além de divulgarem o conhecimento produzido por seu corpo acadêmico para a sociedade. Para alcançarem a sua missão as BUs precisam ser avaliadas e, no Brasil, essa avaliação é feita pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) por meio do Questionário do Estudante (QE). O presente trabalho avaliou a qualidade dos indicadores utilizados no QE para a avaliação das BUs. Essa qualidade foi avaliada quanto à presença das seguintes propriedades essenciais para os bons indicadores: estabilidade, validade e importância dos parâmetros. Para a análise da estabilidade, foi analisada a repetição das perguntas do QE no período de 2004 a 2014. Quanto à validade, foi feita a análise de correlação entre os resultados obtidos no QE com outro indicador teoricamente relacionado. Já para a análise da importância, foi formado um grupo de especialistas, composto por bibliotecários com experiência na gestão de BUs e, por meio do método Delfos, foram avaliados os indicadores quanto a sua relevância. O trabalho constatou que os indicadores utilizados pelo ENADE são considerados importantes, porém não possuem estabilidade e validade.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2020-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodo Delphiapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22659Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 25 No. 1 (2020); 205-231Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 25 Núm. 1 (2020); 205-231Perspectivas em Ciência da Informação; v. 25 n. 1 (2020); 205-2311981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22659/18243Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Almeida, Alexandre Nascimento deMarques, Lussara Ribeiro VieiraMiranda, Luciana de OliveiraSousa, Jonilto CostaÁvila, Mario Lucio de2020-07-01T16:23:59Zoai:periodicos.ufmg.br:article/22659Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-07-01T16:23:59Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENADE indicators for themanagement of university libraries |
title |
ENADE indicators for themanagement of university libraries |
spellingShingle |
ENADE indicators for themanagement of university libraries de Almeida, Alexandre Nascimento de Avaliação de bibliotecas Construção de Indicadores Método Delphi |
title_short |
ENADE indicators for themanagement of university libraries |
title_full |
ENADE indicators for themanagement of university libraries |
title_fullStr |
ENADE indicators for themanagement of university libraries |
title_full_unstemmed |
ENADE indicators for themanagement of university libraries |
title_sort |
ENADE indicators for themanagement of university libraries |
author |
de Almeida, Alexandre Nascimento de |
author_facet |
de Almeida, Alexandre Nascimento de Marques, Lussara Ribeiro Vieira Miranda, Luciana de Oliveira Sousa, Jonilto Costa Ávila, Mario Lucio de |
author_role |
author |
author2 |
Marques, Lussara Ribeiro Vieira Miranda, Luciana de Oliveira Sousa, Jonilto Costa Ávila, Mario Lucio de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Almeida, Alexandre Nascimento de Marques, Lussara Ribeiro Vieira Miranda, Luciana de Oliveira Sousa, Jonilto Costa Ávila, Mario Lucio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação de bibliotecas Construção de Indicadores Método Delphi |
topic |
Avaliação de bibliotecas Construção de Indicadores Método Delphi |
description |
As funções das bibliotecas universitárias (BUs) são de fornecer a infraestrutura bibliográfica, documentária e informacional para subsidiar as atividades científicas, além de divulgarem o conhecimento produzido por seu corpo acadêmico para a sociedade. Para alcançarem a sua missão as BUs precisam ser avaliadas e, no Brasil, essa avaliação é feita pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) por meio do Questionário do Estudante (QE). O presente trabalho avaliou a qualidade dos indicadores utilizados no QE para a avaliação das BUs. Essa qualidade foi avaliada quanto à presença das seguintes propriedades essenciais para os bons indicadores: estabilidade, validade e importância dos parâmetros. Para a análise da estabilidade, foi analisada a repetição das perguntas do QE no período de 2004 a 2014. Quanto à validade, foi feita a análise de correlação entre os resultados obtidos no QE com outro indicador teoricamente relacionado. Já para a análise da importância, foi formado um grupo de especialistas, composto por bibliotecários com experiência na gestão de BUs e, por meio do método Delfos, foram avaliados os indicadores quanto a sua relevância. O trabalho constatou que os indicadores utilizados pelo ENADE são considerados importantes, porém não possuem estabilidade e validade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Método Delphi |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22659 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22659/18243 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 25 No. 1 (2020); 205-231 Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 25 Núm. 1 (2020); 205-231 Perspectivas em Ciência da Informação; v. 25 n. 1 (2020); 205-231 1981-5344 1413-9936 reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
collection |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1799711080380891136 |