ENADE indicators for themanagement of university libraries

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Almeida, Alexandre Nascimento de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Marques, Lussara Ribeiro Vieira, Miranda, Luciana de Oliveira, Sousa, Jonilto Costa, Ávila, Mario Lucio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22659
Resumo: As funções das bibliotecas universitárias (BUs) são de fornecer a infraestrutura bibliográfica, documentária e informacional para subsidiar as atividades científicas, além de divulgarem o conhecimento produzido por seu corpo acadêmico para a sociedade. Para alcançarem a sua missão as BUs precisam ser avaliadas e, no Brasil, essa avaliação é feita pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) por meio do Questionário do Estudante (QE). O presente trabalho avaliou a qualidade dos indicadores utilizados no QE para a avaliação das BUs. Essa qualidade foi avaliada quanto à presença das seguintes propriedades essenciais para os bons indicadores: estabilidade, validade e importância dos parâmetros. Para a análise da estabilidade, foi analisada a repetição das perguntas do QE no período de 2004 a 2014. Quanto à validade, foi feita a análise de correlação entre os resultados obtidos no QE com outro indicador teoricamente relacionado. Já para a análise da importância, foi formado um grupo de especialistas, composto por bibliotecários com experiência na gestão de BUs e, por meio do método Delfos, foram avaliados os indicadores quanto a sua relevância. O trabalho constatou que os indicadores utilizados pelo ENADE são considerados importantes, porém não possuem estabilidade e validade.
id UFMG-2_ca2f2fdd026c3c29f00d77ef2a3e438a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/22659
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling ENADE indicators for themanagement of university librariesAvaliação de bibliotecasConstrução de IndicadoresMétodo DelphiAs funções das bibliotecas universitárias (BUs) são de fornecer a infraestrutura bibliográfica, documentária e informacional para subsidiar as atividades científicas, além de divulgarem o conhecimento produzido por seu corpo acadêmico para a sociedade. Para alcançarem a sua missão as BUs precisam ser avaliadas e, no Brasil, essa avaliação é feita pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) por meio do Questionário do Estudante (QE). O presente trabalho avaliou a qualidade dos indicadores utilizados no QE para a avaliação das BUs. Essa qualidade foi avaliada quanto à presença das seguintes propriedades essenciais para os bons indicadores: estabilidade, validade e importância dos parâmetros. Para a análise da estabilidade, foi analisada a repetição das perguntas do QE no período de 2004 a 2014. Quanto à validade, foi feita a análise de correlação entre os resultados obtidos no QE com outro indicador teoricamente relacionado. Já para a análise da importância, foi formado um grupo de especialistas, composto por bibliotecários com experiência na gestão de BUs e, por meio do método Delfos, foram avaliados os indicadores quanto a sua relevância. O trabalho constatou que os indicadores utilizados pelo ENADE são considerados importantes, porém não possuem estabilidade e validade.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2020-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodo Delphiapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22659Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 25 No. 1 (2020); 205-231Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 25 Núm. 1 (2020); 205-231Perspectivas em Ciência da Informação; v. 25 n. 1 (2020); 205-2311981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22659/18243Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Almeida, Alexandre Nascimento deMarques, Lussara Ribeiro VieiraMiranda, Luciana de OliveiraSousa, Jonilto CostaÁvila, Mario Lucio de2020-07-01T16:23:59Zoai:periodicos.ufmg.br:article/22659Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-07-01T16:23:59Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv ENADE indicators for themanagement of university libraries
title ENADE indicators for themanagement of university libraries
spellingShingle ENADE indicators for themanagement of university libraries
de Almeida, Alexandre Nascimento de
Avaliação de bibliotecas
Construção de Indicadores
Método Delphi
title_short ENADE indicators for themanagement of university libraries
title_full ENADE indicators for themanagement of university libraries
title_fullStr ENADE indicators for themanagement of university libraries
title_full_unstemmed ENADE indicators for themanagement of university libraries
title_sort ENADE indicators for themanagement of university libraries
author de Almeida, Alexandre Nascimento de
author_facet de Almeida, Alexandre Nascimento de
Marques, Lussara Ribeiro Vieira
Miranda, Luciana de Oliveira
Sousa, Jonilto Costa
Ávila, Mario Lucio de
author_role author
author2 Marques, Lussara Ribeiro Vieira
Miranda, Luciana de Oliveira
Sousa, Jonilto Costa
Ávila, Mario Lucio de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Almeida, Alexandre Nascimento de
Marques, Lussara Ribeiro Vieira
Miranda, Luciana de Oliveira
Sousa, Jonilto Costa
Ávila, Mario Lucio de
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de bibliotecas
Construção de Indicadores
Método Delphi
topic Avaliação de bibliotecas
Construção de Indicadores
Método Delphi
description As funções das bibliotecas universitárias (BUs) são de fornecer a infraestrutura bibliográfica, documentária e informacional para subsidiar as atividades científicas, além de divulgarem o conhecimento produzido por seu corpo acadêmico para a sociedade. Para alcançarem a sua missão as BUs precisam ser avaliadas e, no Brasil, essa avaliação é feita pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) por meio do Questionário do Estudante (QE). O presente trabalho avaliou a qualidade dos indicadores utilizados no QE para a avaliação das BUs. Essa qualidade foi avaliada quanto à presença das seguintes propriedades essenciais para os bons indicadores: estabilidade, validade e importância dos parâmetros. Para a análise da estabilidade, foi analisada a repetição das perguntas do QE no período de 2004 a 2014. Quanto à validade, foi feita a análise de correlação entre os resultados obtidos no QE com outro indicador teoricamente relacionado. Já para a análise da importância, foi formado um grupo de especialistas, composto por bibliotecários com experiência na gestão de BUs e, por meio do método Delfos, foram avaliados os indicadores quanto a sua relevância. O trabalho constatou que os indicadores utilizados pelo ENADE são considerados importantes, porém não possuem estabilidade e validade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Método Delphi
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22659
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22659/18243
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 25 No. 1 (2020); 205-231
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 25 Núm. 1 (2020); 205-231
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 25 n. 1 (2020); 205-231
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711080380891136