Desenhando informação na sala de aula: a participação brasileira na coleta de dados do projeto internacional iSquare

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serafim, Lucas Almeida
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva de Oliveira, Adriana Carla, Hartel, Jenna, Araújo Freire, Gustavo Henrique de, Dias, Guilherme Ataíde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23081
Resumo: Este artigo apresenta a participação de acadêmicos brasileiros da fase de coleta de dados do projeto de pesquisa internacional e colaborativo iSquare, sediado na Universidade de Toronto, Canadá. As origens e fundamentos teóricos do estudo são discutidos com doze países que investigaram as concepções visuais de informação de estudantes de pós-graduação, utilizando a técnica de pesquisa “desenhe e escreva” (draw-and-write). Este artigo representa uma inovação metodológica pelo uso de métodos visuais de arte-informada (arts-informed), os quais são raros na Ciência da Informação. A equipe do Brasil descobriu fatores socioculturais que influenciam as concepções visuais de informação dos estudantes, e esses podem ser comparados com outros iSquares de outras partes do mundo. Este artigo justifica a abordagem do iSquare como método investigativo e pedagógico, proporcionando a estudantes e educadores modos multimídia, divertidos e amplos de engajar o conceito de informação em sala de aula. Como exemplo de pesquisa visual de arte-informada, este artigo apresenta muitos notáveis exemplos dos dados originais desenhados pelos participantes.
id UFMG-2_cd07271f609f72acde6696ec0da90b42
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/23081
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling Desenhando informação na sala de aula: a participação brasileira na coleta de dados do projeto internacional iSquareInformaçãoiSquarePesquisa visualMétodos de Arte-InformadaPesquisa Qualitativa.Este artigo apresenta a participação de acadêmicos brasileiros da fase de coleta de dados do projeto de pesquisa internacional e colaborativo iSquare, sediado na Universidade de Toronto, Canadá. As origens e fundamentos teóricos do estudo são discutidos com doze países que investigaram as concepções visuais de informação de estudantes de pós-graduação, utilizando a técnica de pesquisa “desenhe e escreva” (draw-and-write). Este artigo representa uma inovação metodológica pelo uso de métodos visuais de arte-informada (arts-informed), os quais são raros na Ciência da Informação. A equipe do Brasil descobriu fatores socioculturais que influenciam as concepções visuais de informação dos estudantes, e esses podem ser comparados com outros iSquares de outras partes do mundo. Este artigo justifica a abordagem do iSquare como método investigativo e pedagógico, proporcionando a estudantes e educadores modos multimídia, divertidos e amplos de engajar o conceito de informação em sala de aula. Como exemplo de pesquisa visual de arte-informada, este artigo apresenta muitos notáveis exemplos dos dados originais desenhados pelos participantes.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2016-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23081Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 No. 4 (2016); 66-77Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 Núm. 4 (2016); 66-77Perspectivas em Ciência da Informação; v. 21 n. 4 (2016); 66-771981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23081/18662Copyright (c) 2016 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSerafim, Lucas AlmeidaSilva de Oliveira, Adriana CarlaHartel, JennaAraújo Freire, Gustavo Henrique deDias, Guilherme Ataíde2020-06-26T19:40:04Zoai:periodicos.ufmg.br:article/23081Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-26T19:40:04Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenhando informação na sala de aula: a participação brasileira na coleta de dados do projeto internacional iSquare
title Desenhando informação na sala de aula: a participação brasileira na coleta de dados do projeto internacional iSquare
spellingShingle Desenhando informação na sala de aula: a participação brasileira na coleta de dados do projeto internacional iSquare
Serafim, Lucas Almeida
Informação
iSquare
Pesquisa visual
Métodos de Arte-Informada
Pesquisa Qualitativa.
title_short Desenhando informação na sala de aula: a participação brasileira na coleta de dados do projeto internacional iSquare
title_full Desenhando informação na sala de aula: a participação brasileira na coleta de dados do projeto internacional iSquare
title_fullStr Desenhando informação na sala de aula: a participação brasileira na coleta de dados do projeto internacional iSquare
title_full_unstemmed Desenhando informação na sala de aula: a participação brasileira na coleta de dados do projeto internacional iSquare
title_sort Desenhando informação na sala de aula: a participação brasileira na coleta de dados do projeto internacional iSquare
author Serafim, Lucas Almeida
author_facet Serafim, Lucas Almeida
Silva de Oliveira, Adriana Carla
Hartel, Jenna
Araújo Freire, Gustavo Henrique de
Dias, Guilherme Ataíde
author_role author
author2 Silva de Oliveira, Adriana Carla
Hartel, Jenna
Araújo Freire, Gustavo Henrique de
Dias, Guilherme Ataíde
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serafim, Lucas Almeida
Silva de Oliveira, Adriana Carla
Hartel, Jenna
Araújo Freire, Gustavo Henrique de
Dias, Guilherme Ataíde
dc.subject.por.fl_str_mv Informação
iSquare
Pesquisa visual
Métodos de Arte-Informada
Pesquisa Qualitativa.
topic Informação
iSquare
Pesquisa visual
Métodos de Arte-Informada
Pesquisa Qualitativa.
description Este artigo apresenta a participação de acadêmicos brasileiros da fase de coleta de dados do projeto de pesquisa internacional e colaborativo iSquare, sediado na Universidade de Toronto, Canadá. As origens e fundamentos teóricos do estudo são discutidos com doze países que investigaram as concepções visuais de informação de estudantes de pós-graduação, utilizando a técnica de pesquisa “desenhe e escreva” (draw-and-write). Este artigo representa uma inovação metodológica pelo uso de métodos visuais de arte-informada (arts-informed), os quais são raros na Ciência da Informação. A equipe do Brasil descobriu fatores socioculturais que influenciam as concepções visuais de informação dos estudantes, e esses podem ser comparados com outros iSquares de outras partes do mundo. Este artigo justifica a abordagem do iSquare como método investigativo e pedagógico, proporcionando a estudantes e educadores modos multimídia, divertidos e amplos de engajar o conceito de informação em sala de aula. Como exemplo de pesquisa visual de arte-informada, este artigo apresenta muitos notáveis exemplos dos dados originais desenhados pelos participantes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23081
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23081/18662
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 No. 4 (2016); 66-77
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 Núm. 4 (2016); 66-77
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 21 n. 4 (2016); 66-77
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711082374234112