Desenhando informação na sala de aula: a participação brasileira na coleta de dados do projeto internacional iSquare
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23081 |
Resumo: | Este artigo apresenta a participação de acadêmicos brasileiros da fase de coleta de dados do projeto de pesquisa internacional e colaborativo iSquare, sediado na Universidade de Toronto, Canadá. As origens e fundamentos teóricos do estudo são discutidos com doze países que investigaram as concepções visuais de informação de estudantes de pós-graduação, utilizando a técnica de pesquisa “desenhe e escreva” (draw-and-write). Este artigo representa uma inovação metodológica pelo uso de métodos visuais de arte-informada (arts-informed), os quais são raros na Ciência da Informação. A equipe do Brasil descobriu fatores socioculturais que influenciam as concepções visuais de informação dos estudantes, e esses podem ser comparados com outros iSquares de outras partes do mundo. Este artigo justifica a abordagem do iSquare como método investigativo e pedagógico, proporcionando a estudantes e educadores modos multimídia, divertidos e amplos de engajar o conceito de informação em sala de aula. Como exemplo de pesquisa visual de arte-informada, este artigo apresenta muitos notáveis exemplos dos dados originais desenhados pelos participantes. |
id |
UFMG-2_cd07271f609f72acde6696ec0da90b42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/23081 |
network_acronym_str |
UFMG-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenhando informação na sala de aula: a participação brasileira na coleta de dados do projeto internacional iSquareInformaçãoiSquarePesquisa visualMétodos de Arte-InformadaPesquisa Qualitativa.Este artigo apresenta a participação de acadêmicos brasileiros da fase de coleta de dados do projeto de pesquisa internacional e colaborativo iSquare, sediado na Universidade de Toronto, Canadá. As origens e fundamentos teóricos do estudo são discutidos com doze países que investigaram as concepções visuais de informação de estudantes de pós-graduação, utilizando a técnica de pesquisa “desenhe e escreva” (draw-and-write). Este artigo representa uma inovação metodológica pelo uso de métodos visuais de arte-informada (arts-informed), os quais são raros na Ciência da Informação. A equipe do Brasil descobriu fatores socioculturais que influenciam as concepções visuais de informação dos estudantes, e esses podem ser comparados com outros iSquares de outras partes do mundo. Este artigo justifica a abordagem do iSquare como método investigativo e pedagógico, proporcionando a estudantes e educadores modos multimídia, divertidos e amplos de engajar o conceito de informação em sala de aula. Como exemplo de pesquisa visual de arte-informada, este artigo apresenta muitos notáveis exemplos dos dados originais desenhados pelos participantes.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2016-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23081Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 No. 4 (2016); 66-77Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 Núm. 4 (2016); 66-77Perspectivas em Ciência da Informação; v. 21 n. 4 (2016); 66-771981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23081/18662Copyright (c) 2016 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSerafim, Lucas AlmeidaSilva de Oliveira, Adriana CarlaHartel, JennaAraújo Freire, Gustavo Henrique deDias, Guilherme Ataíde2020-06-26T19:40:04Zoai:periodicos.ufmg.br:article/23081Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-26T19:40:04Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenhando informação na sala de aula: a participação brasileira na coleta de dados do projeto internacional iSquare |
title |
Desenhando informação na sala de aula: a participação brasileira na coleta de dados do projeto internacional iSquare |
spellingShingle |
Desenhando informação na sala de aula: a participação brasileira na coleta de dados do projeto internacional iSquare Serafim, Lucas Almeida Informação iSquare Pesquisa visual Métodos de Arte-Informada Pesquisa Qualitativa. |
title_short |
Desenhando informação na sala de aula: a participação brasileira na coleta de dados do projeto internacional iSquare |
title_full |
Desenhando informação na sala de aula: a participação brasileira na coleta de dados do projeto internacional iSquare |
title_fullStr |
Desenhando informação na sala de aula: a participação brasileira na coleta de dados do projeto internacional iSquare |
title_full_unstemmed |
Desenhando informação na sala de aula: a participação brasileira na coleta de dados do projeto internacional iSquare |
title_sort |
Desenhando informação na sala de aula: a participação brasileira na coleta de dados do projeto internacional iSquare |
author |
Serafim, Lucas Almeida |
author_facet |
Serafim, Lucas Almeida Silva de Oliveira, Adriana Carla Hartel, Jenna Araújo Freire, Gustavo Henrique de Dias, Guilherme Ataíde |
author_role |
author |
author2 |
Silva de Oliveira, Adriana Carla Hartel, Jenna Araújo Freire, Gustavo Henrique de Dias, Guilherme Ataíde |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serafim, Lucas Almeida Silva de Oliveira, Adriana Carla Hartel, Jenna Araújo Freire, Gustavo Henrique de Dias, Guilherme Ataíde |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informação iSquare Pesquisa visual Métodos de Arte-Informada Pesquisa Qualitativa. |
topic |
Informação iSquare Pesquisa visual Métodos de Arte-Informada Pesquisa Qualitativa. |
description |
Este artigo apresenta a participação de acadêmicos brasileiros da fase de coleta de dados do projeto de pesquisa internacional e colaborativo iSquare, sediado na Universidade de Toronto, Canadá. As origens e fundamentos teóricos do estudo são discutidos com doze países que investigaram as concepções visuais de informação de estudantes de pós-graduação, utilizando a técnica de pesquisa “desenhe e escreva” (draw-and-write). Este artigo representa uma inovação metodológica pelo uso de métodos visuais de arte-informada (arts-informed), os quais são raros na Ciência da Informação. A equipe do Brasil descobriu fatores socioculturais que influenciam as concepções visuais de informação dos estudantes, e esses podem ser comparados com outros iSquares de outras partes do mundo. Este artigo justifica a abordagem do iSquare como método investigativo e pedagógico, proporcionando a estudantes e educadores modos multimídia, divertidos e amplos de engajar o conceito de informação em sala de aula. Como exemplo de pesquisa visual de arte-informada, este artigo apresenta muitos notáveis exemplos dos dados originais desenhados pelos participantes. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23081 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23081 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23081/18662 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Perspectivas em Ciência da Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Perspectivas em Ciência da Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 No. 4 (2016); 66-77 Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 Núm. 4 (2016); 66-77 Perspectivas em Ciência da Informação; v. 21 n. 4 (2016); 66-77 1981-5344 1413-9936 reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
collection |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1799711082374234112 |