A gestão do conhecimento holística: delineamento teórico conceitual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Fábio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22607
Resumo: Introdução: O paradigma holístico é anunciado para a Gestão do Conhecimento há décadas. No entanto, o delineamento teórico acerca desse paradigma para seu ajustamento junto a Gestão do Conhecimento se faz necessário. Isso porque o holismo têm admitido interpretações errôneas e seu uso em conjunto com a Gestão do Conhecimento pode resultar na percepção de que seja, apenas, abordar as empresas em sua completude, como foco no conhecimento. Objetivo: Este estudo objetivou delinear teoricamente o que consiste o paradigma holístico e o ajustar a Gestão do Conhecimento, anunciando, posteriormente, o conceito de Gestão do Conhecimento holística. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória, por buscar esclarecer e delinear conceitos e ideias com vistas a municiar problemas pesquisáveis para estudos posteriores. Resultados: Como resultado a Gestão do Conhecimento holística é delineada teoricamente e conceituada. Isso tende a prover um alicerce para o desenvolvimento de pesquisas que considerem a Gestão do Conhecimento totalitária nas organizações. Conclusão: Conclui-se que a Gestão do Conhecimento holística é uma proposta que visa abordar as partes pelo todo, considerando que essas partes não devem ser analisadas de forma isolada por haver uma interligação entre essas e, portanto, resulta em recontextualizar essas partes num molde que contemple a totalidade.
id UFMG-2_e41a7762791bd0a1032b08c75bc2b69a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/22607
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling A gestão do conhecimento holística: delineamento teórico conceitualParadigma newtoniano-cartesiano. Paradigma holístico. Gestão do Conhecimento. Gestão do Conhecimento holística.Introdução: O paradigma holístico é anunciado para a Gestão do Conhecimento há décadas. No entanto, o delineamento teórico acerca desse paradigma para seu ajustamento junto a Gestão do Conhecimento se faz necessário. Isso porque o holismo têm admitido interpretações errôneas e seu uso em conjunto com a Gestão do Conhecimento pode resultar na percepção de que seja, apenas, abordar as empresas em sua completude, como foco no conhecimento. Objetivo: Este estudo objetivou delinear teoricamente o que consiste o paradigma holístico e o ajustar a Gestão do Conhecimento, anunciando, posteriormente, o conceito de Gestão do Conhecimento holística. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória, por buscar esclarecer e delinear conceitos e ideias com vistas a municiar problemas pesquisáveis para estudos posteriores. Resultados: Como resultado a Gestão do Conhecimento holística é delineada teoricamente e conceituada. Isso tende a prover um alicerce para o desenvolvimento de pesquisas que considerem a Gestão do Conhecimento totalitária nas organizações. Conclusão: Conclui-se que a Gestão do Conhecimento holística é uma proposta que visa abordar as partes pelo todo, considerando que essas partes não devem ser analisadas de forma isolada por haver uma interligação entre essas e, portanto, resulta em recontextualizar essas partes num molde que contemple a totalidade.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2019-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22607Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 24 No. 1 (2019); 122-146Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 24 Núm. 1 (2019); 122-146Perspectivas em Ciência da Informação; v. 24 n. 1 (2019); 122-1461981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22607/18191Copyright (c) 2019 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Fábio2020-06-26T12:18:38Zoai:periodicos.ufmg.br:article/22607Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-26T12:18:38Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A gestão do conhecimento holística: delineamento teórico conceitual
title A gestão do conhecimento holística: delineamento teórico conceitual
spellingShingle A gestão do conhecimento holística: delineamento teórico conceitual
Corrêa, Fábio
Paradigma newtoniano-cartesiano. Paradigma holístico. Gestão do Conhecimento. Gestão do Conhecimento holística.
title_short A gestão do conhecimento holística: delineamento teórico conceitual
title_full A gestão do conhecimento holística: delineamento teórico conceitual
title_fullStr A gestão do conhecimento holística: delineamento teórico conceitual
title_full_unstemmed A gestão do conhecimento holística: delineamento teórico conceitual
title_sort A gestão do conhecimento holística: delineamento teórico conceitual
author Corrêa, Fábio
author_facet Corrêa, Fábio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Fábio
dc.subject.por.fl_str_mv Paradigma newtoniano-cartesiano. Paradigma holístico. Gestão do Conhecimento. Gestão do Conhecimento holística.
topic Paradigma newtoniano-cartesiano. Paradigma holístico. Gestão do Conhecimento. Gestão do Conhecimento holística.
description Introdução: O paradigma holístico é anunciado para a Gestão do Conhecimento há décadas. No entanto, o delineamento teórico acerca desse paradigma para seu ajustamento junto a Gestão do Conhecimento se faz necessário. Isso porque o holismo têm admitido interpretações errôneas e seu uso em conjunto com a Gestão do Conhecimento pode resultar na percepção de que seja, apenas, abordar as empresas em sua completude, como foco no conhecimento. Objetivo: Este estudo objetivou delinear teoricamente o que consiste o paradigma holístico e o ajustar a Gestão do Conhecimento, anunciando, posteriormente, o conceito de Gestão do Conhecimento holística. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória, por buscar esclarecer e delinear conceitos e ideias com vistas a municiar problemas pesquisáveis para estudos posteriores. Resultados: Como resultado a Gestão do Conhecimento holística é delineada teoricamente e conceituada. Isso tende a prover um alicerce para o desenvolvimento de pesquisas que considerem a Gestão do Conhecimento totalitária nas organizações. Conclusão: Conclui-se que a Gestão do Conhecimento holística é uma proposta que visa abordar as partes pelo todo, considerando que essas partes não devem ser analisadas de forma isolada por haver uma interligação entre essas e, portanto, resulta em recontextualizar essas partes num molde que contemple a totalidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22607
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22607/18191
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 24 No. 1 (2019); 122-146
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 24 Núm. 1 (2019); 122-146
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 24 n. 1 (2019); 122-146
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1788989851710783488