Caminhos da ciência da informação: da library and information science às i-schools

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marlene
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gomes da Silva, Zayr Claudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22281
Resumo: Aborda o desenvolvimento da ciência da informação, a partir do campo científico Library and Information Science - LIS. Objetiva traçar seu desenvolvimento por meio da formação desse campo científico, de acordo com processos de diferenciação e convergência disciplinar entre a biblioteconomia e a ciência da informação. A partir da revisão de literatura, apresenta uma abordagem crítico-epistemológica dos paradigmas e aponta a relação das I-Schools como perspectiva contemporânea para a ciência da informação.
id UFMG-2_f460769582cd423eea946fffef2ceff9
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/22281
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling Caminhos da ciência da informação: da library and information science às i-schoolsAborda o desenvolvimento da ciência da informação, a partir do campo científico Library and Information Science - LIS. Objetiva traçar seu desenvolvimento por meio da formação desse campo científico, de acordo com processos de diferenciação e convergência disciplinar entre a biblioteconomia e a ciência da informação. A partir da revisão de literatura, apresenta uma abordagem crítico-epistemológica dos paradigmas e aponta a relação das I-Schools como perspectiva contemporânea para a ciência da informação.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2020-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22281Perspectivas em Ciência da Informação; Número especial 2020; 8-27Perspectivas em Ciência da Informação; Número especial 2020; 8-27Perspectivas em Ciência da Informação; Número especial 2020; 8-271981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22281/17898Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, MarleneGomes da Silva, Zayr Claudio2020-06-25T17:04:50Zoai:periodicos.ufmg.br:article/22281Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-25T17:04:50Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Caminhos da ciência da informação: da library and information science às i-schools
title Caminhos da ciência da informação: da library and information science às i-schools
spellingShingle Caminhos da ciência da informação: da library and information science às i-schools
Oliveira, Marlene
title_short Caminhos da ciência da informação: da library and information science às i-schools
title_full Caminhos da ciência da informação: da library and information science às i-schools
title_fullStr Caminhos da ciência da informação: da library and information science às i-schools
title_full_unstemmed Caminhos da ciência da informação: da library and information science às i-schools
title_sort Caminhos da ciência da informação: da library and information science às i-schools
author Oliveira, Marlene
author_facet Oliveira, Marlene
Gomes da Silva, Zayr Claudio
author_role author
author2 Gomes da Silva, Zayr Claudio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Marlene
Gomes da Silva, Zayr Claudio
description Aborda o desenvolvimento da ciência da informação, a partir do campo científico Library and Information Science - LIS. Objetiva traçar seu desenvolvimento por meio da formação desse campo científico, de acordo com processos de diferenciação e convergência disciplinar entre a biblioteconomia e a ciência da informação. A partir da revisão de literatura, apresenta uma abordagem crítico-epistemológica dos paradigmas e aponta a relação das I-Schools como perspectiva contemporânea para a ciência da informação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22281
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22281/17898
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Número especial 2020; 8-27
Perspectivas em Ciência da Informação; Número especial 2020; 8-27
Perspectivas em Ciência da Informação; Número especial 2020; 8-27
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711078941196288