Transferências intergeracionais privadas na Amazônia rural brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Gilvan Ramalho
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Queiroz, Bernardo Lanza, VanWey, Leah Karin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Nova Economia (Online)
Texto Completo: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/1049
Resumo: O que motiva os membros familiares a se envolverem na troca de recursos? Amor, benevolência e altruísmo, por um lado, e interesse na reciprocidade, por outro, são as duas principais respostas que têm sido dadas pela literatura a essa pergunta. Este trabalho trata das transferências intergeracionais privadas que ocorrem entre pais e filhos residentes fora do domicílio parental de pequenos agricultores na área rural de Altamira, no Estado do Pará. Utilizamos dados primários coletados em 2005 por uma equipe da Universidade de Indiana e aplicamos a técnica Grade of Membership de modo a delinear perfis de transferências privadas. Os resultados sugerem três perfis distintos: o de baixo envolvimento nas transferências intergeracionais, o de alto envolvimento nas trocas através de visitas e ajuda com trabalho e o de alto envolvimento nas trocas com visitas e dinheiro. Não há evidências de preferências por ordem de parturição, embora tenhamos encontrado uma especialização sexual das trocas: homens enviam dinheiro, ao passo que mulheres proveem trabalho e visitas. As transferências monetárias ascendentes são particularmente importantes entre filhos com alta escolaridade e residentes em áreas urbanas, o que indica arranjos informais de repagamento a investimentos parentais feitos no passado. Tais evidências empíricas corroboram as teorias de reciprocidade e investimento parental e sugerem que as teorias altruístas tradicionais devem ser repensadas em contextos de restrição imposta pelos desafios ambientais e institucionais que envolvem as famílias de pequenos agricultores rurais em países em desenvolvimento.
id UFMG-4_69d42cea295059a5043a0d7f18af586d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1049
network_acronym_str UFMG-4
network_name_str Nova Economia (Online)
repository_id_str
spelling Transferências intergeracionais privadas na Amazônia rural brasileirarelações intergeracionaistransferências privadasAmazôniaaltruísmoreciprocidadeO que motiva os membros familiares a se envolverem na troca de recursos? Amor, benevolência e altruísmo, por um lado, e interesse na reciprocidade, por outro, são as duas principais respostas que têm sido dadas pela literatura a essa pergunta. Este trabalho trata das transferências intergeracionais privadas que ocorrem entre pais e filhos residentes fora do domicílio parental de pequenos agricultores na área rural de Altamira, no Estado do Pará. Utilizamos dados primários coletados em 2005 por uma equipe da Universidade de Indiana e aplicamos a técnica Grade of Membership de modo a delinear perfis de transferências privadas. Os resultados sugerem três perfis distintos: o de baixo envolvimento nas transferências intergeracionais, o de alto envolvimento nas trocas através de visitas e ajuda com trabalho e o de alto envolvimento nas trocas com visitas e dinheiro. Não há evidências de preferências por ordem de parturição, embora tenhamos encontrado uma especialização sexual das trocas: homens enviam dinheiro, ao passo que mulheres proveem trabalho e visitas. As transferências monetárias ascendentes são particularmente importantes entre filhos com alta escolaridade e residentes em áreas urbanas, o que indica arranjos informais de repagamento a investimentos parentais feitos no passado. Tais evidências empíricas corroboram as teorias de reciprocidade e investimento parental e sugerem que as teorias altruístas tradicionais devem ser repensadas em contextos de restrição imposta pelos desafios ambientais e institucionais que envolvem as famílias de pequenos agricultores rurais em países em desenvolvimento.Departamento de Ciências Econômicas da UFMG2011-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/1049Nova Economia; Vol. 19 No. 2 (2009)Nova Economia; v. 19 n. 2 (2009)1980-53810103-6351reponame:Nova Economia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/1049/794Guedes, Gilvan RamalhoQueiroz, Bernardo LanzaVanWey, Leah Karininfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-11T04:29:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1049Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomiaPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/oai||ne@face.ufmg.br1980-53810103-6351opendoar:2020-08-11T04:29:35Nova Economia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Transferências intergeracionais privadas na Amazônia rural brasileira
title Transferências intergeracionais privadas na Amazônia rural brasileira
spellingShingle Transferências intergeracionais privadas na Amazônia rural brasileira
Guedes, Gilvan Ramalho
relações intergeracionais
transferências privadas
Amazônia
altruísmo
reciprocidade
title_short Transferências intergeracionais privadas na Amazônia rural brasileira
title_full Transferências intergeracionais privadas na Amazônia rural brasileira
title_fullStr Transferências intergeracionais privadas na Amazônia rural brasileira
title_full_unstemmed Transferências intergeracionais privadas na Amazônia rural brasileira
title_sort Transferências intergeracionais privadas na Amazônia rural brasileira
author Guedes, Gilvan Ramalho
author_facet Guedes, Gilvan Ramalho
Queiroz, Bernardo Lanza
VanWey, Leah Karin
author_role author
author2 Queiroz, Bernardo Lanza
VanWey, Leah Karin
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Gilvan Ramalho
Queiroz, Bernardo Lanza
VanWey, Leah Karin
dc.subject.por.fl_str_mv relações intergeracionais
transferências privadas
Amazônia
altruísmo
reciprocidade
topic relações intergeracionais
transferências privadas
Amazônia
altruísmo
reciprocidade
description O que motiva os membros familiares a se envolverem na troca de recursos? Amor, benevolência e altruísmo, por um lado, e interesse na reciprocidade, por outro, são as duas principais respostas que têm sido dadas pela literatura a essa pergunta. Este trabalho trata das transferências intergeracionais privadas que ocorrem entre pais e filhos residentes fora do domicílio parental de pequenos agricultores na área rural de Altamira, no Estado do Pará. Utilizamos dados primários coletados em 2005 por uma equipe da Universidade de Indiana e aplicamos a técnica Grade of Membership de modo a delinear perfis de transferências privadas. Os resultados sugerem três perfis distintos: o de baixo envolvimento nas transferências intergeracionais, o de alto envolvimento nas trocas através de visitas e ajuda com trabalho e o de alto envolvimento nas trocas com visitas e dinheiro. Não há evidências de preferências por ordem de parturição, embora tenhamos encontrado uma especialização sexual das trocas: homens enviam dinheiro, ao passo que mulheres proveem trabalho e visitas. As transferências monetárias ascendentes são particularmente importantes entre filhos com alta escolaridade e residentes em áreas urbanas, o que indica arranjos informais de repagamento a investimentos parentais feitos no passado. Tais evidências empíricas corroboram as teorias de reciprocidade e investimento parental e sugerem que as teorias altruístas tradicionais devem ser repensadas em contextos de restrição imposta pelos desafios ambientais e institucionais que envolvem as famílias de pequenos agricultores rurais em países em desenvolvimento.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/1049
url https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/1049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/1049/794
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Ciências Econômicas da UFMG
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Ciências Econômicas da UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Nova Economia; Vol. 19 No. 2 (2009)
Nova Economia; v. 19 n. 2 (2009)
1980-5381
0103-6351
reponame:Nova Economia (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Nova Economia (Online)
collection Nova Economia (Online)
repository.name.fl_str_mv Nova Economia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||ne@face.ufmg.br
_version_ 1799711057850138624