Alfabetização: em busca de um busca de um método?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Magda Becker
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43630
Resumo: O métodofoi, durante décadas, o problema central da alfabetização. Atualmente, porém, como consequencia de estudos e pesquisas no quadro da psicogênese da língua escrita, é frequente uma severa crítica à utilização de métodos, no processo de ensino/aprendizagem da língua escrita. Entretanto, a natureza teleológica da escola impõe a busca de paradigmas metodológicos, que não conflitam com a teoria psicogenética da aprendizagem da escrita, desde que se entenda de forma não esteriotipada o conceito de método de alfabetização.    
id UFMG-5_03b0fca1d62015e96feaa4feb5ac247a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/43630
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Alfabetização: em busca de um busca de um método?AlfabetizaçãoO métodofoi, durante décadas, o problema central da alfabetização. Atualmente, porém, como consequencia de estudos e pesquisas no quadro da psicogênese da língua escrita, é frequente uma severa crítica à utilização de métodos, no processo de ensino/aprendizagem da língua escrita. Entretanto, a natureza teleológica da escola impõe a busca de paradigmas metodológicos, que não conflitam com a teoria psicogenética da aprendizagem da escrita, desde que se entenda de forma não esteriotipada o conceito de método de alfabetização.    Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43630Educação em Revista ; v. 6 n. 12 (1990): Edição 061982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43630/34285Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Magda Becker2023-05-29T12:58:48Zoai:periodicos.ufmg.br:article/43630Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T12:58:48Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização: em busca de um busca de um método?
title Alfabetização: em busca de um busca de um método?
spellingShingle Alfabetização: em busca de um busca de um método?
Soares, Magda Becker
Alfabetização
title_short Alfabetização: em busca de um busca de um método?
title_full Alfabetização: em busca de um busca de um método?
title_fullStr Alfabetização: em busca de um busca de um método?
title_full_unstemmed Alfabetização: em busca de um busca de um método?
title_sort Alfabetização: em busca de um busca de um método?
author Soares, Magda Becker
author_facet Soares, Magda Becker
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Magda Becker
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
topic Alfabetização
description O métodofoi, durante décadas, o problema central da alfabetização. Atualmente, porém, como consequencia de estudos e pesquisas no quadro da psicogênese da língua escrita, é frequente uma severa crítica à utilização de métodos, no processo de ensino/aprendizagem da língua escrita. Entretanto, a natureza teleológica da escola impõe a busca de paradigmas metodológicos, que não conflitam com a teoria psicogenética da aprendizagem da escrita, desde que se entenda de forma não esteriotipada o conceito de método de alfabetização.    
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43630
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43630/34285
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 6 n. 12 (1990): Edição 06
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711125746483200