Alfabetização: em busca de um busca de um método?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43630 |
Resumo: | O métodofoi, durante décadas, o problema central da alfabetização. Atualmente, porém, como consequencia de estudos e pesquisas no quadro da psicogênese da língua escrita, é frequente uma severa crítica à utilização de métodos, no processo de ensino/aprendizagem da língua escrita. Entretanto, a natureza teleológica da escola impõe a busca de paradigmas metodológicos, que não conflitam com a teoria psicogenética da aprendizagem da escrita, desde que se entenda de forma não esteriotipada o conceito de método de alfabetização. |
id |
UFMG-5_03b0fca1d62015e96feaa4feb5ac247a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/43630 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetização: em busca de um busca de um método?AlfabetizaçãoO métodofoi, durante décadas, o problema central da alfabetização. Atualmente, porém, como consequencia de estudos e pesquisas no quadro da psicogênese da língua escrita, é frequente uma severa crítica à utilização de métodos, no processo de ensino/aprendizagem da língua escrita. Entretanto, a natureza teleológica da escola impõe a busca de paradigmas metodológicos, que não conflitam com a teoria psicogenética da aprendizagem da escrita, desde que se entenda de forma não esteriotipada o conceito de método de alfabetização. Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43630Educação em Revista ; v. 6 n. 12 (1990): Edição 061982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43630/34285Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Magda Becker2023-05-29T12:58:48Zoai:periodicos.ufmg.br:article/43630Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T12:58:48Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização: em busca de um busca de um método? |
title |
Alfabetização: em busca de um busca de um método? |
spellingShingle |
Alfabetização: em busca de um busca de um método? Soares, Magda Becker Alfabetização |
title_short |
Alfabetização: em busca de um busca de um método? |
title_full |
Alfabetização: em busca de um busca de um método? |
title_fullStr |
Alfabetização: em busca de um busca de um método? |
title_full_unstemmed |
Alfabetização: em busca de um busca de um método? |
title_sort |
Alfabetização: em busca de um busca de um método? |
author |
Soares, Magda Becker |
author_facet |
Soares, Magda Becker |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Magda Becker |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização |
topic |
Alfabetização |
description |
O métodofoi, durante décadas, o problema central da alfabetização. Atualmente, porém, como consequencia de estudos e pesquisas no quadro da psicogênese da língua escrita, é frequente uma severa crítica à utilização de métodos, no processo de ensino/aprendizagem da língua escrita. Entretanto, a natureza teleológica da escola impõe a busca de paradigmas metodológicos, que não conflitam com a teoria psicogenética da aprendizagem da escrita, desde que se entenda de forma não esteriotipada o conceito de método de alfabetização. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43630 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43630/34285 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 6 n. 12 (1990): Edição 06 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711125746483200 |