Cartografias da alfabetização: em busca do além de ...

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Thuany Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6965
Resumo: A alfabetização escolar é o processo pelo qual entendemos que o aluno aprenderá a ler e a escrever a língua materna. Tal processo, considerado complexo, é em nível mundial uma prática pedagógica que insere o indivíduo na sociedade. Desse modo, este trabalho aborda o tema de alfabetização, partindo do interesse suscitado pela leitura do estudo de uma pesquisadora. A pesquisa tratava a alfabetização como uma “herança esquecida”, à qual as pessoas, quando questionadas sobre sua alfabetização, não conseguiam recordá-la. O mesmo se deu com a autora dessa pesquisa, sua memória em relação à alfabetização parecia uma folha em branco, e por isso a mesma vai à busca de como se deu o seu processo de alfabetização. Para que essa busca acontecesse, foram empregadas como metodologia a pesquisa narrativa, para compor a história; a Cartografia, pois esse trabalho se teceu através de pistas; e o Paradigma Indiciário,que com seus sinais e indícios, despertaram a buscar o além de... O além do óbvio. Os procedimentos de pesquisa utilizados foram as conversas e a pesquisa documental, os quais alimentaram o trabalho e fizeram a pesquisadora se deparar com seus achados e reencontrar a sua história, trazendo discussões relevantes ao tema levantado e sobre as práticas pedagógicas. Nesta pesquisa fica sinalizada a importância e a potência dos estudos em cotidianos, pois a mesma nasce de uma experiência do cotidiano escolar, o qual fora esquecido. Vale destacar que o trabalho não se limita a relatar um caso, mas a viver o reconhecimento de sujeito da própria história e fazer dela um ato político, um ato que agora não é somente da pesquisadora, mas faz parte da sociedade.
id UFF-2_20bc49c3deb981e85d0f36429e94c092
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6965
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Cartografias da alfabetização: em busca do além de ...AlfabetizaçãoAutobiografiaCotidiano escolarPráticas pedagógicasAlfabetizaçãoLiteracyAutobiographyDaily School LifePedagogic practicesA alfabetização escolar é o processo pelo qual entendemos que o aluno aprenderá a ler e a escrever a língua materna. Tal processo, considerado complexo, é em nível mundial uma prática pedagógica que insere o indivíduo na sociedade. Desse modo, este trabalho aborda o tema de alfabetização, partindo do interesse suscitado pela leitura do estudo de uma pesquisadora. A pesquisa tratava a alfabetização como uma “herança esquecida”, à qual as pessoas, quando questionadas sobre sua alfabetização, não conseguiam recordá-la. O mesmo se deu com a autora dessa pesquisa, sua memória em relação à alfabetização parecia uma folha em branco, e por isso a mesma vai à busca de como se deu o seu processo de alfabetização. Para que essa busca acontecesse, foram empregadas como metodologia a pesquisa narrativa, para compor a história; a Cartografia, pois esse trabalho se teceu através de pistas; e o Paradigma Indiciário,que com seus sinais e indícios, despertaram a buscar o além de... O além do óbvio. Os procedimentos de pesquisa utilizados foram as conversas e a pesquisa documental, os quais alimentaram o trabalho e fizeram a pesquisadora se deparar com seus achados e reencontrar a sua história, trazendo discussões relevantes ao tema levantado e sobre as práticas pedagógicas. Nesta pesquisa fica sinalizada a importância e a potência dos estudos em cotidianos, pois a mesma nasce de uma experiência do cotidiano escolar, o qual fora esquecido. Vale destacar que o trabalho não se limita a relatar um caso, mas a viver o reconhecimento de sujeito da própria história e fazer dela um ato político, um ato que agora não é somente da pesquisadora, mas faz parte da sociedade.The literacy is the process for which the student learn to read and to write the maternal language. This complex process has be considered as social practice in world.This work approaches the theme of literacy starting from the interest aroused by the reading of the study of another researcher. The research takes the literacy as a "forgotten inheritance", to the one which the people, when questioned about her literacy, they didn't get to remember her. The author of this text felt closer, the memory in view the literacy seemed a leaf in white, and for that the same is going to the search of as She felt her literacy process. So that that search happened, they were used as methodology the autobiographical narratives, to compose the history;the cartography, because that work was woven through tracks;and the evidences paradigm that, with their signs and indications, they woke up to look for him/it besides... The besides the obvious. The research instruments used were the conversations and the documental research, those fed the work and they made the researcher to find discoveries, to meet again his/her history bringing relevant discussions to the lifted up theme and on the pedagogic practices. In this research it is very clear the importance and the potency of the study in daily, because the same is born of an experience of the daily school, which out forgotten. It is worth to detach that the work is not limited to tell a case, but to live the recognition of subject of the own history and to do a political action of her, an action that now is not only of the researcher, but it is part of the society.Benedito, Mitsi Pinheiro de Lacerda LeiteRezende, Thuany Silva2018-07-11T20:43:23Z2018-07-11T20:43:23Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6965CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-29T18:01:58Zoai:app.uff.br:1/6965Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-29T18:01:58Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartografias da alfabetização: em busca do além de ...
title Cartografias da alfabetização: em busca do além de ...
spellingShingle Cartografias da alfabetização: em busca do além de ...
Rezende, Thuany Silva
Alfabetização
Autobiografia
Cotidiano escolar
Práticas pedagógicas
Alfabetização
Literacy
Autobiography
Daily School Life
Pedagogic practices
title_short Cartografias da alfabetização: em busca do além de ...
title_full Cartografias da alfabetização: em busca do além de ...
title_fullStr Cartografias da alfabetização: em busca do além de ...
title_full_unstemmed Cartografias da alfabetização: em busca do além de ...
title_sort Cartografias da alfabetização: em busca do além de ...
author Rezende, Thuany Silva
author_facet Rezende, Thuany Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Benedito, Mitsi Pinheiro de Lacerda Leite
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Thuany Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Autobiografia
Cotidiano escolar
Práticas pedagógicas
Alfabetização
Literacy
Autobiography
Daily School Life
Pedagogic practices
topic Alfabetização
Autobiografia
Cotidiano escolar
Práticas pedagógicas
Alfabetização
Literacy
Autobiography
Daily School Life
Pedagogic practices
description A alfabetização escolar é o processo pelo qual entendemos que o aluno aprenderá a ler e a escrever a língua materna. Tal processo, considerado complexo, é em nível mundial uma prática pedagógica que insere o indivíduo na sociedade. Desse modo, este trabalho aborda o tema de alfabetização, partindo do interesse suscitado pela leitura do estudo de uma pesquisadora. A pesquisa tratava a alfabetização como uma “herança esquecida”, à qual as pessoas, quando questionadas sobre sua alfabetização, não conseguiam recordá-la. O mesmo se deu com a autora dessa pesquisa, sua memória em relação à alfabetização parecia uma folha em branco, e por isso a mesma vai à busca de como se deu o seu processo de alfabetização. Para que essa busca acontecesse, foram empregadas como metodologia a pesquisa narrativa, para compor a história; a Cartografia, pois esse trabalho se teceu através de pistas; e o Paradigma Indiciário,que com seus sinais e indícios, despertaram a buscar o além de... O além do óbvio. Os procedimentos de pesquisa utilizados foram as conversas e a pesquisa documental, os quais alimentaram o trabalho e fizeram a pesquisadora se deparar com seus achados e reencontrar a sua história, trazendo discussões relevantes ao tema levantado e sobre as práticas pedagógicas. Nesta pesquisa fica sinalizada a importância e a potência dos estudos em cotidianos, pois a mesma nasce de uma experiência do cotidiano escolar, o qual fora esquecido. Vale destacar que o trabalho não se limita a relatar um caso, mas a viver o reconhecimento de sujeito da própria história e fazer dela um ato político, um ato que agora não é somente da pesquisadora, mas faz parte da sociedade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-07-11T20:43:23Z
2018-07-11T20:43:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/6965
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838889658810368