Fragmentos da história de vida de uma professora: em busca de traços e processos constitutivos de sua identidade docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldeira, Anna Maria Salgueiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42788
Resumo: The aim of this article is to know the way teachers build their teaching identities, along their personal and professional life course. We have used fragments from a teacher’s life history, as a way of understanding the process of teachers identity construction. In a narrow sense, we intended to identify and to analyse those identity traits built and rebuilt by the teacher herself in the long run of her professional career (her choice, initial formative years, professional practice and improvement) talking into consideration the context in which all the above mentioned all the above mentioned aspects tooke place.
id UFMG-5_05956e35583839b3a57946f85628a6e4
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/42788
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Fragmentos da história de vida de uma professora: em busca de traços e processos constitutivos de sua identidade docenteIdentidade DocenteHistória de VidaProfissionalizaçãoThe aim of this article is to know the way teachers build their teaching identities, along their personal and professional life course. We have used fragments from a teacher’s life history, as a way of understanding the process of teachers identity construction. In a narrow sense, we intended to identify and to analyse those identity traits built and rebuilt by the teacher herself in the long run of her professional career (her choice, initial formative years, professional practice and improvement) talking into consideration the context in which all the above mentioned all the above mentioned aspects tooke place.Este artigo busca apreender o movimento de construção da identidade docente ao longo da trajetória de vida pessoal e profissional dos professores. Para tal, utiliza-se fragmentos da história de vida de uma professora como recurso para compreender o processo de contribuição de sua identidade docente. Mais especificamente, pretende identificar e analisar traços identitários construídos e reconstruídos por ela ao longo de sua profissionalização (escolha da profissão, formação inicial, inserção profissional e formação na prática), sem perder de vista os contextos em que emergem.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTexto application/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42788Educação em Revista ; v. 16 n. 32 (2000): Edição 131982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42788/32610Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCaldeira, Anna Maria Salgueiro2023-05-29T14:36:39Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42788Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:36:39Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Fragmentos da história de vida de uma professora: em busca de traços e processos constitutivos de sua identidade docente
title Fragmentos da história de vida de uma professora: em busca de traços e processos constitutivos de sua identidade docente
spellingShingle Fragmentos da história de vida de uma professora: em busca de traços e processos constitutivos de sua identidade docente
Caldeira, Anna Maria Salgueiro
Identidade Docente
História de Vida
Profissionalização
title_short Fragmentos da história de vida de uma professora: em busca de traços e processos constitutivos de sua identidade docente
title_full Fragmentos da história de vida de uma professora: em busca de traços e processos constitutivos de sua identidade docente
title_fullStr Fragmentos da história de vida de uma professora: em busca de traços e processos constitutivos de sua identidade docente
title_full_unstemmed Fragmentos da história de vida de uma professora: em busca de traços e processos constitutivos de sua identidade docente
title_sort Fragmentos da história de vida de uma professora: em busca de traços e processos constitutivos de sua identidade docente
author Caldeira, Anna Maria Salgueiro
author_facet Caldeira, Anna Maria Salgueiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldeira, Anna Maria Salgueiro
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade Docente
História de Vida
Profissionalização
topic Identidade Docente
História de Vida
Profissionalização
description The aim of this article is to know the way teachers build their teaching identities, along their personal and professional life course. We have used fragments from a teacher’s life history, as a way of understanding the process of teachers identity construction. In a narrow sense, we intended to identify and to analyse those identity traits built and rebuilt by the teacher herself in the long run of her professional career (her choice, initial formative years, professional practice and improvement) talking into consideration the context in which all the above mentioned all the above mentioned aspects tooke place.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42788
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42788/32610
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 16 n. 32 (2000): Edição 13
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711120237264896