Fragmentos da história de vida de uma professora: em busca de traços e processos constitutivos de sua identidade docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42788 |
Resumo: | The aim of this article is to know the way teachers build their teaching identities, along their personal and professional life course. We have used fragments from a teachers life history, as a way of understanding the process of teachers identity construction. In a narrow sense, we intended to identify and to analyse those identity traits built and rebuilt by the teacher herself in the long run of her professional career (her choice, initial formative years, professional practice and improvement) talking into consideration the context in which all the above mentioned all the above mentioned aspects tooke place. |
id |
UFMG-5_05956e35583839b3a57946f85628a6e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/42788 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Fragmentos da história de vida de uma professora: em busca de traços e processos constitutivos de sua identidade docenteIdentidade DocenteHistória de VidaProfissionalizaçãoThe aim of this article is to know the way teachers build their teaching identities, along their personal and professional life course. We have used fragments from a teachers life history, as a way of understanding the process of teachers identity construction. In a narrow sense, we intended to identify and to analyse those identity traits built and rebuilt by the teacher herself in the long run of her professional career (her choice, initial formative years, professional practice and improvement) talking into consideration the context in which all the above mentioned all the above mentioned aspects tooke place.Este artigo busca apreender o movimento de construção da identidade docente ao longo da trajetória de vida pessoal e profissional dos professores. Para tal, utiliza-se fragmentos da história de vida de uma professora como recurso para compreender o processo de contribuição de sua identidade docente. Mais especificamente, pretende identificar e analisar traços identitários construídos e reconstruídos por ela ao longo de sua profissionalização (escolha da profissão, formação inicial, inserção profissional e formação na prática), sem perder de vista os contextos em que emergem.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTexto application/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42788Educação em Revista ; v. 16 n. 32 (2000): Edição 131982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42788/32610Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCaldeira, Anna Maria Salgueiro2023-05-29T14:36:39Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42788Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:36:39Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fragmentos da história de vida de uma professora: em busca de traços e processos constitutivos de sua identidade docente |
title |
Fragmentos da história de vida de uma professora: em busca de traços e processos constitutivos de sua identidade docente |
spellingShingle |
Fragmentos da história de vida de uma professora: em busca de traços e processos constitutivos de sua identidade docente Caldeira, Anna Maria Salgueiro Identidade Docente História de Vida Profissionalização |
title_short |
Fragmentos da história de vida de uma professora: em busca de traços e processos constitutivos de sua identidade docente |
title_full |
Fragmentos da história de vida de uma professora: em busca de traços e processos constitutivos de sua identidade docente |
title_fullStr |
Fragmentos da história de vida de uma professora: em busca de traços e processos constitutivos de sua identidade docente |
title_full_unstemmed |
Fragmentos da história de vida de uma professora: em busca de traços e processos constitutivos de sua identidade docente |
title_sort |
Fragmentos da história de vida de uma professora: em busca de traços e processos constitutivos de sua identidade docente |
author |
Caldeira, Anna Maria Salgueiro |
author_facet |
Caldeira, Anna Maria Salgueiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caldeira, Anna Maria Salgueiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Docente História de Vida Profissionalização |
topic |
Identidade Docente História de Vida Profissionalização |
description |
The aim of this article is to know the way teachers build their teaching identities, along their personal and professional life course. We have used fragments from a teachers life history, as a way of understanding the process of teachers identity construction. In a narrow sense, we intended to identify and to analyse those identity traits built and rebuilt by the teacher herself in the long run of her professional career (her choice, initial formative years, professional practice and improvement) talking into consideration the context in which all the above mentioned all the above mentioned aspects tooke place. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42788 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42788 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42788/32610 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 16 n. 32 (2000): Edição 13 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711120237264896 |