Profissionalidade docente: Saber e busca de reconhecimento / Teacher professionality: Knowledge and search for recognition
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21544 |
Resumo: | O artigo versa sobre profissionalidade como saber docente e busca de identidade do professor enquanto profissional. Discute a docência como profissão e o marcador social “professor” em sociedade contemporânea, vistos como semiprofissão e semiprofissional. Segundo Roldão (2008), é preferível que se diga desenvolvimento profissional para referir-se a profissionalidade em vez de profissionalização, que se circunscreve como formação inicial e certificação para reconhecer a competência do exercício da profissão docente. Utilizou-se como metodologia a revisão de literatura que aponta divergência e convergência quanto à classificação identitária da profissão docente.O embasamento do artigo sustenta-se em Imbernón (2011), Tardiff (2014), Veiga (2012), Papi (2005), d'Ávila e Sonneville (2012); Coutinho (2012); Ramalho (2004) e outros. Concluiu-se que é necessária uma definição ou redefinição da profissão / profissionalidade docente para um reconhecimento do professor como profissional da docência. Esta não pode ser vista como semiprofissão, uma vez que possui arcabouço teórico e metodológico prática singulares e aquela ou aquela que um exercício estão inseridos no mundo do trabalho. Logo, não poderia estar exercendo um semitrabalho, mas um trabalho. Espera-se que o artigo contribua para o debate e fortalecimento da questão da profissionalidade docente.não poderia estar exercendo um semitrabalho, mas um trabalho. Espera-se que o artigo contribua para o debate e fortalecimento da questão da profissionalidade docente. não poderia estar exercendo um semitrabalho, mas um trabalho. Espera-se que o artigo contribua para o debate e fortalecimento da questão da profissionalidade docente. |
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