Trabalho Docente Voluntário em uma Universidade Federal: Nova Modalidade de Trabalho Precarizado?
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21025 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que tem como principal objetivo realizar um estudo reflexivo sobre o trabalho docente voluntário em uma Instituição de Ensino Superior e sua regulamentação interna. A pesquisa é qualitativa e foi desenvolvida de acordo com uma perspectiva crítica de análise. Foram aplicados questionários com professores voluntários e realizado um levantamento documental. A relevância do estudo reside no fato de desvelar a situação do trabalho docente voluntário em uma Universidade Pública, cujas conclusões não são consensuais, bem como, realizar uma avaliação da legislação vigente, confirmando-se a hipótese de que a Instituição Federal de Ensino Superior pesquisada não possui uma política interna nem programas específicos relacionados ao trabalho docente voluntário. As conclusões remetem também à questão da flexibilização e precarização do trabalho docente. |
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Trabalho Docente Voluntário em uma Universidade Federal: Nova Modalidade de Trabalho Precarizado?Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que tem como principal objetivo realizar um estudo reflexivo sobre o trabalho docente voluntário em uma Instituição de Ensino Superior e sua regulamentação interna. A pesquisa é qualitativa e foi desenvolvida de acordo com uma perspectiva crítica de análise. Foram aplicados questionários com professores voluntários e realizado um levantamento documental. A relevância do estudo reside no fato de desvelar a situação do trabalho docente voluntário em uma Universidade Pública, cujas conclusões não são consensuais, bem como, realizar uma avaliação da legislação vigente, confirmando-se a hipótese de que a Instituição Federal de Ensino Superior pesquisada não possui uma política interna nem programas específicos relacionados ao trabalho docente voluntário. As conclusões remetem também à questão da flexibilização e precarização do trabalho docente.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresapplication/mswordapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21025Educação em Revista ; v. 28 n. 3 (2012)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21025/16914https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21025/16916Copyright (c) 2012 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Valeska NahasSoares, Sandro VieiraCasagrande, Maria Denize Henrique2023-05-29T14:23:45Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21025Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:23:45Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que tem como principal objetivo realizar um estudo reflexivo sobre o trabalho docente voluntário em uma Instituição de Ensino Superior e sua regulamentação interna. A pesquisa é qualitativa e foi desenvolvida de acordo com uma perspectiva crítica de análise. Foram aplicados questionários com professores voluntários e realizado um levantamento documental. A relevância do estudo reside no fato de desvelar a situação do trabalho docente voluntário em uma Universidade Pública, cujas conclusões não são consensuais, bem como, realizar uma avaliação da legislação vigente, confirmando-se a hipótese de que a Instituição Federal de Ensino Superior pesquisada não possui uma política interna nem programas específicos relacionados ao trabalho docente voluntário. As conclusões remetem também à questão da flexibilização e precarização do trabalho docente. |
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