Ou bem estuda ou bem trabalha: a relação escola/trabalho a partir da representação do aluno excluído-evadido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Tereza Drumond
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42348
Resumo: Pesquisa sob forma de estudo de caso, sendo entrevistados alunos excluidos no ano de 1985 de uma escola estadual de 5° a 8° séries, de Belo Horizonte. O trabalho revela algumas das condições de vida e de estudo dos alunos, que se alternam no movimento de sua exclusão/evasão do processo escolar, constatando-se que a maioria dos alunos entrevistados evadiu-se devido à necessidade de trabalhar. Como fio condutor da análise, tornaram-se os múltiplos empecilhos que se delineiam no cotidiano escolar para dificultar, vistos isoladamente, e impossibilitar, no conjunto, a permanência na escola de alunos trabalhadores. Foram considerados ainda os limites que o mundo do trabalho impõe aos jovens, impeddindo-lhes serem também estudantes. Para além de instituições dicotomizadas, é toda uma organização social, expressa por aqueles, que constrói a impossibilidade da concomitância estudo/trabalho. A análise das representações dos alunos sobre educação e escola permitiu captar a expressão de momentos de ruptura ou de instâncias reflexivas, permeados por outros de incorporação da crítica da ideologização tradicional. No conjunto, os depoimentos sintetizam uma tensão fundamental: ou se estuda ou se trabalha. E alguns estudos poque trabalham. Nesse sentido, foram explorados alguns aspectos do caráter mediato da prática escolar no interior das relações sociais de trabalho.  
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