EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A INTERPRETAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA E OS ÍNDICES ENCONTRADOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIEIRA, Luciana Paula
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: LIMA, Flávia Patricia Farias de, MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida, ARRUDA, Sergio de Mello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2469
Resumo: A evasão escolar é um problema que está presente em todo o mundo. No Brasil, o problema atinge todos os níveis de ensino e tem sido amplamente discutido. Ainda assim os índices de evasão escolar no país são altos e demandam maiores reflexões. Diversos autores defendem a necessidade de que as pesquisas sobre o tema sejam realizadas não apenas com cunho quantitativo, mas que seja também qualitativo e visem revelar os motivos pelos quais ocorre a evasão escolar. Nessa perspectiva, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo visando compreender melhor a evasão escolar na educação básica. Assim, foi realizado um estudo em dois colégios estaduais vizinhos, localizados no município de Cascavel no Paraná, objetivando conhecer os índices de evasão escolar, as causas e as medidas que vem sendo tomadas a fim de se combater o problema. Objetivou-se ainda, verificar a percepção da equipe pedagógica dos colégios sobre o tema, os possíveis indícios da ocorrência de evasão escolar e investigar o perfil do aluno evadido. Para tanto, foram realizados análise documental e entrevistas semiestruturadas. Foram analisados os registros individuais das escolas estudadas, a fim de se conhecer os índices e o perfil do aluno evadido. Foram realizadas entrevistas junto a três membros das equipes pedagógicas das escolas estudadas, sendo dois de uma escola e um de outra. Os dados foram investigados por meio de análise de conteúdo, conforme os pressupostos de Bardin (1977). Foi verificado que em um dos colégios investigados, os índices são praticamente nulos, enquanto que em outro, são bastante elevados, ainda que se trate de colégios vizinhos. Os dados revelam ainda que os participantes da pesquisa consideram a evasão escolar como um grave problema, que demanda ações para além daquelas que já vem sendo tomadas, mas que sejam formados também grupos de estudos sobre a temática, para maiores compreensões sobre os motivadores para a evasão. Os participantes consideram ainda que o aluno evade normalmente devido às questões de trabalho e assim o perfil do evadido seria de um aluno trabalhador. Os dados sugerem ainda a necessidade de que o assunto seja tratado com mais rigor dentro das instituições, para que possa ser efetivamente combatido, tendo em vista a fragilidade de algumas informações obtidas nas entrevistas em que não estão em consonância com o registro oficial. Ressalta-se ainda a existência de uma política de combate à evasão escolar na educação básica que tem sido complementada por ações governamentais nas esferas federal, estadual e municipal e que tem trazido contribuições para a minimização do problema.
id UNICESU -1_97cc49cdcb7904cd536a6938ade4bd96
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2469
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A INTERPRETAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA E OS ÍNDICES ENCONTRADOSAluno evadidoEducação básicaEvasão escolarÍndicesMotivosA evasão escolar é um problema que está presente em todo o mundo. No Brasil, o problema atinge todos os níveis de ensino e tem sido amplamente discutido. Ainda assim os índices de evasão escolar no país são altos e demandam maiores reflexões. Diversos autores defendem a necessidade de que as pesquisas sobre o tema sejam realizadas não apenas com cunho quantitativo, mas que seja também qualitativo e visem revelar os motivos pelos quais ocorre a evasão escolar. Nessa perspectiva, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo visando compreender melhor a evasão escolar na educação básica. Assim, foi realizado um estudo em dois colégios estaduais vizinhos, localizados no município de Cascavel no Paraná, objetivando conhecer os índices de evasão escolar, as causas e as medidas que vem sendo tomadas a fim de se combater o problema. Objetivou-se ainda, verificar a percepção da equipe pedagógica dos colégios sobre o tema, os possíveis indícios da ocorrência de evasão escolar e investigar o perfil do aluno evadido. Para tanto, foram realizados análise documental e entrevistas semiestruturadas. Foram analisados os registros individuais das escolas estudadas, a fim de se conhecer os índices e o perfil do aluno evadido. Foram realizadas entrevistas junto a três membros das equipes pedagógicas das escolas estudadas, sendo dois de uma escola e um de outra. Os dados foram investigados por meio de análise de conteúdo, conforme os pressupostos de Bardin (1977). Foi verificado que em um dos colégios investigados, os índices são praticamente nulos, enquanto que em outro, são bastante elevados, ainda que se trate de colégios vizinhos. Os dados revelam ainda que os participantes da pesquisa consideram a evasão escolar como um grave problema, que demanda ações para além daquelas que já vem sendo tomadas, mas que sejam formados também grupos de estudos sobre a temática, para maiores compreensões sobre os motivadores para a evasão. Os participantes consideram ainda que o aluno evade normalmente devido às questões de trabalho e assim o perfil do evadido seria de um aluno trabalhador. Os dados sugerem ainda a necessidade de que o assunto seja tratado com mais rigor dentro das instituições, para que possa ser efetivamente combatido, tendo em vista a fragilidade de algumas informações obtidas nas entrevistas em que não estão em consonância com o registro oficial. Ressalta-se ainda a existência de uma política de combate à evasão escolar na educação básica que tem sido complementada por ações governamentais nas esferas federal, estadual e municipal e que tem trazido contribuições para a minimização do problema.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-09-13T12:58:17Z2019-09-13T12:58:17Z2015-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2469porVIEIRA, Luciana PaulaLIMA, Flávia Patricia Farias deMEGLHIORATTI, Fernanda AparecidaARRUDA, Sergio de Melloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:41:10ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A INTERPRETAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA E OS ÍNDICES ENCONTRADOS
title EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A INTERPRETAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA E OS ÍNDICES ENCONTRADOS
spellingShingle EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A INTERPRETAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA E OS ÍNDICES ENCONTRADOS
VIEIRA, Luciana Paula
Aluno evadido
Educação básica
Evasão escolar
Índices
Motivos
title_short EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A INTERPRETAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA E OS ÍNDICES ENCONTRADOS
title_full EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A INTERPRETAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA E OS ÍNDICES ENCONTRADOS
title_fullStr EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A INTERPRETAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA E OS ÍNDICES ENCONTRADOS
title_full_unstemmed EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A INTERPRETAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA E OS ÍNDICES ENCONTRADOS
title_sort EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A INTERPRETAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA E OS ÍNDICES ENCONTRADOS
author VIEIRA, Luciana Paula
author_facet VIEIRA, Luciana Paula
LIMA, Flávia Patricia Farias de
MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida
ARRUDA, Sergio de Mello
author_role author
author2 LIMA, Flávia Patricia Farias de
MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida
ARRUDA, Sergio de Mello
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv VIEIRA, Luciana Paula
LIMA, Flávia Patricia Farias de
MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida
ARRUDA, Sergio de Mello
dc.subject.por.fl_str_mv Aluno evadido
Educação básica
Evasão escolar
Índices
Motivos
topic Aluno evadido
Educação básica
Evasão escolar
Índices
Motivos
description A evasão escolar é um problema que está presente em todo o mundo. No Brasil, o problema atinge todos os níveis de ensino e tem sido amplamente discutido. Ainda assim os índices de evasão escolar no país são altos e demandam maiores reflexões. Diversos autores defendem a necessidade de que as pesquisas sobre o tema sejam realizadas não apenas com cunho quantitativo, mas que seja também qualitativo e visem revelar os motivos pelos quais ocorre a evasão escolar. Nessa perspectiva, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo visando compreender melhor a evasão escolar na educação básica. Assim, foi realizado um estudo em dois colégios estaduais vizinhos, localizados no município de Cascavel no Paraná, objetivando conhecer os índices de evasão escolar, as causas e as medidas que vem sendo tomadas a fim de se combater o problema. Objetivou-se ainda, verificar a percepção da equipe pedagógica dos colégios sobre o tema, os possíveis indícios da ocorrência de evasão escolar e investigar o perfil do aluno evadido. Para tanto, foram realizados análise documental e entrevistas semiestruturadas. Foram analisados os registros individuais das escolas estudadas, a fim de se conhecer os índices e o perfil do aluno evadido. Foram realizadas entrevistas junto a três membros das equipes pedagógicas das escolas estudadas, sendo dois de uma escola e um de outra. Os dados foram investigados por meio de análise de conteúdo, conforme os pressupostos de Bardin (1977). Foi verificado que em um dos colégios investigados, os índices são praticamente nulos, enquanto que em outro, são bastante elevados, ainda que se trate de colégios vizinhos. Os dados revelam ainda que os participantes da pesquisa consideram a evasão escolar como um grave problema, que demanda ações para além daquelas que já vem sendo tomadas, mas que sejam formados também grupos de estudos sobre a temática, para maiores compreensões sobre os motivadores para a evasão. Os participantes consideram ainda que o aluno evade normalmente devido às questões de trabalho e assim o perfil do evadido seria de um aluno trabalhador. Os dados sugerem ainda a necessidade de que o assunto seja tratado com mais rigor dentro das instituições, para que possa ser efetivamente combatido, tendo em vista a fragilidade de algumas informações obtidas nas entrevistas em que não estão em consonância com o registro oficial. Ressalta-se ainda a existência de uma política de combate à evasão escolar na educação básica que tem sido complementada por ações governamentais nas esferas federal, estadual e municipal e que tem trazido contribuições para a minimização do problema.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-03
2019-09-13T12:58:17Z
2019-09-13T12:58:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2469
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771966830411776