Leitura e escrita: dois processos distintos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarenga, Daniel
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42343
Resumo: Faz parte da tradição escolar brasileira a concepção de que os processos de leitura e escrita devcem ser considerados conjuntamente e trabalhados na mesma ordem e velocidade. Isso pode ser constatado no seguinte princípio, implícito na prática educativa: tudo o que se ensina a ler ensina-se, imediata e concomitantemente, a escrever. A ordenação de material, proposta nas cartilhas, trata, pois, a leitura e a escrita, não como um processo único, mas como dois processos a serem estreita e concomitantemente desenvolvidos, na mesma sequência e no mesmo ritmo. Não vamos, neste texto, propor, necessariamente, a dissociação entre leitura e escrita na prática diária da escola. Vamos, sim,colocar alguns fatos eestruturais e conjunturais que nos obrigam a reavaliar as relações entre esses dois processos. Seguramente, dessa reavaliaão surgirá uma nova maneira de trabalhar leitura e escrita nas escolas. Vamos defender a ideia de que esses dois processos são de natureza bastante diferente e operam com fatos essencialmente diversos.
id UFMG-5_18ea3ef43e5d805113c4bd6595ee996f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/42343
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Leitura e escrita: dois processos distintosLeituraEscritaFaz parte da tradição escolar brasileira a concepção de que os processos de leitura e escrita devcem ser considerados conjuntamente e trabalhados na mesma ordem e velocidade. Isso pode ser constatado no seguinte princípio, implícito na prática educativa: tudo o que se ensina a ler ensina-se, imediata e concomitantemente, a escrever. A ordenação de material, proposta nas cartilhas, trata, pois, a leitura e a escrita, não como um processo único, mas como dois processos a serem estreita e concomitantemente desenvolvidos, na mesma sequência e no mesmo ritmo. Não vamos, neste texto, propor, necessariamente, a dissociação entre leitura e escrita na prática diária da escola. Vamos, sim,colocar alguns fatos eestruturais e conjunturais que nos obrigam a reavaliar as relações entre esses dois processos. Seguramente, dessa reavaliaão surgirá uma nova maneira de trabalhar leitura e escrita nas escolas. Vamos defender a ideia de que esses dois processos são de natureza bastante diferente e operam com fatos essencialmente diversos.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42343Educação em Revista ; v. 4 n. 07 (1988): Edição 041982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42343/32264Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Alvarenga, Daniel 2023-05-29T13:04:53Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42343Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T13:04:53Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e escrita: dois processos distintos
title Leitura e escrita: dois processos distintos
spellingShingle Leitura e escrita: dois processos distintos
Alvarenga, Daniel
Leitura
Escrita
title_short Leitura e escrita: dois processos distintos
title_full Leitura e escrita: dois processos distintos
title_fullStr Leitura e escrita: dois processos distintos
title_full_unstemmed Leitura e escrita: dois processos distintos
title_sort Leitura e escrita: dois processos distintos
author Alvarenga, Daniel
author_facet Alvarenga, Daniel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvarenga, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
topic Leitura
Escrita
description Faz parte da tradição escolar brasileira a concepção de que os processos de leitura e escrita devcem ser considerados conjuntamente e trabalhados na mesma ordem e velocidade. Isso pode ser constatado no seguinte princípio, implícito na prática educativa: tudo o que se ensina a ler ensina-se, imediata e concomitantemente, a escrever. A ordenação de material, proposta nas cartilhas, trata, pois, a leitura e a escrita, não como um processo único, mas como dois processos a serem estreita e concomitantemente desenvolvidos, na mesma sequência e no mesmo ritmo. Não vamos, neste texto, propor, necessariamente, a dissociação entre leitura e escrita na prática diária da escola. Vamos, sim,colocar alguns fatos eestruturais e conjunturais que nos obrigam a reavaliar as relações entre esses dois processos. Seguramente, dessa reavaliaão surgirá uma nova maneira de trabalhar leitura e escrita nas escolas. Vamos defender a ideia de que esses dois processos são de natureza bastante diferente e operam com fatos essencialmente diversos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42343
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42343/32264
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 4 n. 07 (1988): Edição 04
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711125254701056