Leitura e escrita: dois processos distintos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42343 |
Resumo: | Faz parte da tradição escolar brasileira a concepção de que os processos de leitura e escrita devcem ser considerados conjuntamente e trabalhados na mesma ordem e velocidade. Isso pode ser constatado no seguinte princípio, implícito na prática educativa: tudo o que se ensina a ler ensina-se, imediata e concomitantemente, a escrever. A ordenação de material, proposta nas cartilhas, trata, pois, a leitura e a escrita, não como um processo único, mas como dois processos a serem estreita e concomitantemente desenvolvidos, na mesma sequência e no mesmo ritmo. Não vamos, neste texto, propor, necessariamente, a dissociação entre leitura e escrita na prática diária da escola. Vamos, sim,colocar alguns fatos eestruturais e conjunturais que nos obrigam a reavaliar as relações entre esses dois processos. Seguramente, dessa reavaliaão surgirá uma nova maneira de trabalhar leitura e escrita nas escolas. Vamos defender a ideia de que esses dois processos são de natureza bastante diferente e operam com fatos essencialmente diversos. |
id |
UFMG-5_18ea3ef43e5d805113c4bd6595ee996f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/42343 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura e escrita: dois processos distintosLeituraEscritaFaz parte da tradição escolar brasileira a concepção de que os processos de leitura e escrita devcem ser considerados conjuntamente e trabalhados na mesma ordem e velocidade. Isso pode ser constatado no seguinte princípio, implícito na prática educativa: tudo o que se ensina a ler ensina-se, imediata e concomitantemente, a escrever. A ordenação de material, proposta nas cartilhas, trata, pois, a leitura e a escrita, não como um processo único, mas como dois processos a serem estreita e concomitantemente desenvolvidos, na mesma sequência e no mesmo ritmo. Não vamos, neste texto, propor, necessariamente, a dissociação entre leitura e escrita na prática diária da escola. Vamos, sim,colocar alguns fatos eestruturais e conjunturais que nos obrigam a reavaliar as relações entre esses dois processos. Seguramente, dessa reavaliaão surgirá uma nova maneira de trabalhar leitura e escrita nas escolas. Vamos defender a ideia de que esses dois processos são de natureza bastante diferente e operam com fatos essencialmente diversos.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42343Educação em Revista ; v. 4 n. 07 (1988): Edição 041982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42343/32264Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Alvarenga, Daniel 2023-05-29T13:04:53Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42343Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T13:04:53Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura e escrita: dois processos distintos |
title |
Leitura e escrita: dois processos distintos |
spellingShingle |
Leitura e escrita: dois processos distintos Alvarenga, Daniel Leitura Escrita |
title_short |
Leitura e escrita: dois processos distintos |
title_full |
Leitura e escrita: dois processos distintos |
title_fullStr |
Leitura e escrita: dois processos distintos |
title_full_unstemmed |
Leitura e escrita: dois processos distintos |
title_sort |
Leitura e escrita: dois processos distintos |
author |
Alvarenga, Daniel |
author_facet |
Alvarenga, Daniel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alvarenga, Daniel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Escrita |
topic |
Leitura Escrita |
description |
Faz parte da tradição escolar brasileira a concepção de que os processos de leitura e escrita devcem ser considerados conjuntamente e trabalhados na mesma ordem e velocidade. Isso pode ser constatado no seguinte princípio, implícito na prática educativa: tudo o que se ensina a ler ensina-se, imediata e concomitantemente, a escrever. A ordenação de material, proposta nas cartilhas, trata, pois, a leitura e a escrita, não como um processo único, mas como dois processos a serem estreita e concomitantemente desenvolvidos, na mesma sequência e no mesmo ritmo. Não vamos, neste texto, propor, necessariamente, a dissociação entre leitura e escrita na prática diária da escola. Vamos, sim,colocar alguns fatos eestruturais e conjunturais que nos obrigam a reavaliar as relações entre esses dois processos. Seguramente, dessa reavaliaão surgirá uma nova maneira de trabalhar leitura e escrita nas escolas. Vamos defender a ideia de que esses dois processos são de natureza bastante diferente e operam com fatos essencialmente diversos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42343 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42343 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42343/32264 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 4 n. 07 (1988): Edição 04 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711125254701056 |