A construção da subjetividade no interior das classes subalternas através da moradia: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44481 |
Resumo: | Este trabalho propõe-se analisar o significado das relações entre a moradia precária e a formação da identidade das mulheres das classes subaltemas. Através de um Estudo de Caso aborda a moradia em seus aspectos materiais e subjetivos, apontando os elementos informais presentes na situação objeto de estudo, e como estes vao-se constituindo em fatores educativos. O fazer cotidiano das classes subalternas vai-se mostrando como integrante de uma educação informal que é, também, definidora da identidade social dessa população. Ao se tratar da relação das mulheres com a casa, expõem-se as aspirações, desejos, frustrações e outros aspectos da subjetividade humana que, ao buscarem sua objetivação, vão constituindo a identidade das mulheres nos suas moradias precarias. A dissertação retoma alguns aspectos da Psicologia Social e da relação entre o objetivo e o subjetivo presentes na situasções da moradia. Desta forma, a nossa abordagem da identidade não se restringe á identidade dos classes subalternas, mas atinge também o campo da Psicologia Social na Educação. Demonstra, assim, que a especificidade que se busca no nível dessa ciência deve levar em conta as questões educativas e sociais relativas às populações das classes subaltemas no seu fazer concreto, com a sua objetividade e a sua subjetividade. |
id |
UFMG-5_19a1745ed9a143e2624a728855bfe391 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/44481 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção da subjetividade no interior das classes subalternas através da moradia: um estudo de casoClasses subalternasMoradiaEste trabalho propõe-se analisar o significado das relações entre a moradia precária e a formação da identidade das mulheres das classes subaltemas. Através de um Estudo de Caso aborda a moradia em seus aspectos materiais e subjetivos, apontando os elementos informais presentes na situação objeto de estudo, e como estes vao-se constituindo em fatores educativos. O fazer cotidiano das classes subalternas vai-se mostrando como integrante de uma educação informal que é, também, definidora da identidade social dessa população. Ao se tratar da relação das mulheres com a casa, expõem-se as aspirações, desejos, frustrações e outros aspectos da subjetividade humana que, ao buscarem sua objetivação, vão constituindo a identidade das mulheres nos suas moradias precarias. A dissertação retoma alguns aspectos da Psicologia Social e da relação entre o objetivo e o subjetivo presentes na situasções da moradia. Desta forma, a nossa abordagem da identidade não se restringe á identidade dos classes subalternas, mas atinge também o campo da Psicologia Social na Educação. Demonstra, assim, que a especificidade que se busca no nível dessa ciência deve levar em conta as questões educativas e sociais relativas às populações das classes subaltemas no seu fazer concreto, com a sua objetividade e a sua subjetividade.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44481Educação em Revista ; v. 7 n. 13 (1991): Edição 071982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44481/36456Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAugusta, Priscila Lima2023-05-29T13:00:36Zoai:periodicos.ufmg.br:article/44481Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T13:00:36Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção da subjetividade no interior das classes subalternas através da moradia: um estudo de caso |
title |
A construção da subjetividade no interior das classes subalternas através da moradia: um estudo de caso |
spellingShingle |
A construção da subjetividade no interior das classes subalternas através da moradia: um estudo de caso Augusta, Priscila Lima Classes subalternas Moradia |
title_short |
A construção da subjetividade no interior das classes subalternas através da moradia: um estudo de caso |
title_full |
A construção da subjetividade no interior das classes subalternas através da moradia: um estudo de caso |
title_fullStr |
A construção da subjetividade no interior das classes subalternas através da moradia: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A construção da subjetividade no interior das classes subalternas através da moradia: um estudo de caso |
title_sort |
A construção da subjetividade no interior das classes subalternas através da moradia: um estudo de caso |
author |
Augusta, Priscila Lima |
author_facet |
Augusta, Priscila Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Augusta, Priscila Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Classes subalternas Moradia |
topic |
Classes subalternas Moradia |
description |
Este trabalho propõe-se analisar o significado das relações entre a moradia precária e a formação da identidade das mulheres das classes subaltemas. Através de um Estudo de Caso aborda a moradia em seus aspectos materiais e subjetivos, apontando os elementos informais presentes na situação objeto de estudo, e como estes vao-se constituindo em fatores educativos. O fazer cotidiano das classes subalternas vai-se mostrando como integrante de uma educação informal que é, também, definidora da identidade social dessa população. Ao se tratar da relação das mulheres com a casa, expõem-se as aspirações, desejos, frustrações e outros aspectos da subjetividade humana que, ao buscarem sua objetivação, vão constituindo a identidade das mulheres nos suas moradias precarias. A dissertação retoma alguns aspectos da Psicologia Social e da relação entre o objetivo e o subjetivo presentes na situasções da moradia. Desta forma, a nossa abordagem da identidade não se restringe á identidade dos classes subalternas, mas atinge também o campo da Psicologia Social na Educação. Demonstra, assim, que a especificidade que se busca no nível dessa ciência deve levar em conta as questões educativas e sociais relativas às populações das classes subaltemas no seu fazer concreto, com a sua objetividade e a sua subjetividade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44481 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44481 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44481/36456 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 7 n. 13 (1991): Edição 07 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711126051618816 |