A construção da subjetividade no interior das classes subalternas através da moradia: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augusta, Priscila Lima
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44481
Resumo: Este trabalho propõe-se analisar  o significado  das relações entre a moradia precária e a formação da identidade das mulheres das classes subaltemas.  Através de um Estudo de Caso aborda a moradia em seus aspectos materiais e subjetivos, apontando os elementos informais presentes na situação objeto de estudo, e como estes vao-se constituindo em fatores educativos. O fazer cotidiano das classes subalternas vai-se mostrando como integrante de uma educação informal que é, também, definidora da identidade social dessa população. Ao se tratar da relação das mulheres com a casa, expõem-se as aspirações, desejos, frustrações e outros aspectos da subjetividade humana que, ao buscarem sua objetivação, vão constituindo a identidade das mulheres nos suas moradias precarias. A dissertação retoma alguns aspectos da Psicologia Social e da relação entre o objetivo e o subjetivo presentes na situasções da moradia. Desta forma, a nossa abordagem da identidade não se restringe á identidade dos classes subalternas, mas atinge também o campo da Psicologia Social na Educação. Demonstra, assim, que a especificidade que se busca no nível dessa ciência deve levar em conta as questões educativas e sociais relativas às populações das classes subaltemas no seu  fazer concreto, com a sua objetividade e a sua subjetividade.
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