Grupo e trabalho coletivo na escola: trocando olhares, mudando práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaluh, Laura Noemi
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39818
Resumo: The work developed by an educational group of an Elementary School in the Municipal Schools of Campinas (SP) during 2004-2005, aiming at restructuring the teaching of reading classes is reported. One of the group issues was the learning deficiency of some first-grade students in relation to the expectancy standard. Thus, the teachers furthered a deep change, responsible as they were for the development of all those who needed "some other time" to learn. These teachers´ joint work potentialities are emphasized as they change the traditional reinforcement classes at school, a solitary teacher-student practice, contrasting to the collective reinforcement practice which established new forms of organization that enabled students to interact with different teachers, and created the opportunity for teachers to exchange varying points of view about one same student.
id UFMG-5_1b2670a795330dc9ebf84e5d71dc341e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/39818
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Grupo e trabalho coletivo na escola: trocando olhares, mudando práticasFormação;Trabalho Coletivo;Prática Pedagógica.Education;Joint Work;Pedagogical Practice.The work developed by an educational group of an Elementary School in the Municipal Schools of Campinas (SP) during 2004-2005, aiming at restructuring the teaching of reading classes is reported. One of the group issues was the learning deficiency of some first-grade students in relation to the expectancy standard. Thus, the teachers furthered a deep change, responsible as they were for the development of all those who needed "some other time" to learn. These teachers´ joint work potentialities are emphasized as they change the traditional reinforcement classes at school, a solitary teacher-student practice, contrasting to the collective reinforcement practice which established new forms of organization that enabled students to interact with different teachers, and created the opportunity for teachers to exchange varying points of view about one same student.O presente artigo trata do trabalho desenvolvido por um grupo de formação instituído em uma escola de ensino fundamental da Rede Municipal de Campinas-SP, no período de 2004 a 2005, cujo objetivo foi a redefinição do trabalho com as classes de alfabetização. Uma das inquietações do grupo foi a não-aprendizagem de alguns dos alunos das primeiras séries no tempo que a escola seriada estipula. Em função disso, as professoras promoveram uma mudança significativa ao assumir a responsabilidade pela aprendizagem de todos os alunos dessas séries que precisavam de "outros tempos". Enfatizo, neste texto, a potencialidade do trabalho conjunto dessas professoras quando decidiram mudar a prática do reforço já instituída na escola, prática solitária professora-aluno. A prática coletiva do reforço estabeleceu novas formas de organização que possibilitaram aos alunos vivenciar o trabalho com outras professoras, bem como proporcionar-lhes a possibilidade de trocar olhares sobre um mesmo aluno.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39818Educação em Revista ; v. 25 n. 1 (2009): Edição 251982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39818/30556Copyright (c) 2022 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChaluh, Laura Noemi2023-05-29T14:20:08Zoai:periodicos.ufmg.br:article/39818Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:20:08Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Grupo e trabalho coletivo na escola: trocando olhares, mudando práticas
title Grupo e trabalho coletivo na escola: trocando olhares, mudando práticas
spellingShingle Grupo e trabalho coletivo na escola: trocando olhares, mudando práticas
Chaluh, Laura Noemi
Formação;
Trabalho Coletivo;
Prática Pedagógica.
Education;
Joint Work;
Pedagogical Practice.
title_short Grupo e trabalho coletivo na escola: trocando olhares, mudando práticas
title_full Grupo e trabalho coletivo na escola: trocando olhares, mudando práticas
title_fullStr Grupo e trabalho coletivo na escola: trocando olhares, mudando práticas
title_full_unstemmed Grupo e trabalho coletivo na escola: trocando olhares, mudando práticas
title_sort Grupo e trabalho coletivo na escola: trocando olhares, mudando práticas
author Chaluh, Laura Noemi
author_facet Chaluh, Laura Noemi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaluh, Laura Noemi
dc.subject.por.fl_str_mv Formação;
Trabalho Coletivo;
Prática Pedagógica.
Education;
Joint Work;
Pedagogical Practice.
topic Formação;
Trabalho Coletivo;
Prática Pedagógica.
Education;
Joint Work;
Pedagogical Practice.
description The work developed by an educational group of an Elementary School in the Municipal Schools of Campinas (SP) during 2004-2005, aiming at restructuring the teaching of reading classes is reported. One of the group issues was the learning deficiency of some first-grade students in relation to the expectancy standard. Thus, the teachers furthered a deep change, responsible as they were for the development of all those who needed "some other time" to learn. These teachers´ joint work potentialities are emphasized as they change the traditional reinforcement classes at school, a solitary teacher-student practice, contrasting to the collective reinforcement practice which established new forms of organization that enabled students to interact with different teachers, and created the opportunity for teachers to exchange varying points of view about one same student.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39818
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39818/30556
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 25 n. 1 (2009): Edição 25
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711124370751488