Disponibilidade, acesso e apropriação da leitura no contexto do Programa Literatura em minha casa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Maria Jaqueline Grammont Machado
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21072
Resumo: No presente artigo, a análise centra-se nas práticas leitoras de quatro famílias de grupos periféricos urbanos, da cidade de Belo Horizonte, que receberam livros literários entregues aos alunos do ensino fundamental nos anos de 2001 a 2003 pelo programa “Literatura em minha casa”. Utilizando-se de conceitos como: disponibilidade, acesso e apropriação, esta análise descortinou diferentes representações de leitor em diferentes comunidades leitoras.
id UFMG-5_24dba04f00a440989ac8fee227efe159
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21072
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Disponibilidade, acesso e apropriação da leitura no contexto do Programa Literatura em minha casaPolíticas e práticas de leituraLetramentoLeitura.No presente artigo, a análise centra-se nas práticas leitoras de quatro famílias de grupos periféricos urbanos, da cidade de Belo Horizonte, que receberam livros literários entregues aos alunos do ensino fundamental nos anos de 2001 a 2003 pelo programa “Literatura em minha casa”. Utilizando-se de conceitos como: disponibilidade, acesso e apropriação, esta análise descortinou diferentes representações de leitor em diferentes comunidades leitoras. Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21072Educação em Revista ; v. 29 n. 2 (2013)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21072/16964Copyright (c) 2013 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Maria Jaqueline Grammont Machado2023-05-29T14:37:18Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21072Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:37:18Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Disponibilidade, acesso e apropriação da leitura no contexto do Programa Literatura em minha casa
title Disponibilidade, acesso e apropriação da leitura no contexto do Programa Literatura em minha casa
spellingShingle Disponibilidade, acesso e apropriação da leitura no contexto do Programa Literatura em minha casa
Araújo, Maria Jaqueline Grammont Machado
Políticas e práticas de leitura
Letramento
Leitura.
title_short Disponibilidade, acesso e apropriação da leitura no contexto do Programa Literatura em minha casa
title_full Disponibilidade, acesso e apropriação da leitura no contexto do Programa Literatura em minha casa
title_fullStr Disponibilidade, acesso e apropriação da leitura no contexto do Programa Literatura em minha casa
title_full_unstemmed Disponibilidade, acesso e apropriação da leitura no contexto do Programa Literatura em minha casa
title_sort Disponibilidade, acesso e apropriação da leitura no contexto do Programa Literatura em minha casa
author Araújo, Maria Jaqueline Grammont Machado
author_facet Araújo, Maria Jaqueline Grammont Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Maria Jaqueline Grammont Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas e práticas de leitura
Letramento
Leitura.
topic Políticas e práticas de leitura
Letramento
Leitura.
description No presente artigo, a análise centra-se nas práticas leitoras de quatro famílias de grupos periféricos urbanos, da cidade de Belo Horizonte, que receberam livros literários entregues aos alunos do ensino fundamental nos anos de 2001 a 2003 pelo programa “Literatura em minha casa”. Utilizando-se de conceitos como: disponibilidade, acesso e apropriação, esta análise descortinou diferentes representações de leitor em diferentes comunidades leitoras.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21072
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21072/16964
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 29 n. 2 (2013)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711120836001792