Leitura e letramento informacional: uma revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giordani Avila Reis
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARKJ2L
Resumo: A inquietude empírica vivenciada a partir do contato com discussões acaloradas em sala de aula durante o Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), discussões estas fruto do evidente desconforto e resistência à leitura, da dificuldade de assimilação, análise e interpretação, aliado ao déficit na produção de trabalhos acadêmicos compatíveis e harmônicos com o status quo acadêmico, motivaram o presente trabalho de revisão bibliográfica. A pesquisa revela de forma peremptória que o problema da leitura acomete o indivíduo desde os níveis elementares de formação, alfabetização, até a universidade, onde sua carência é resultante de um processo educacional fragmentado e irremediavelmente comprometido. A indissociabilidade entre conceitos de alfabetização e letramento deveria possibilitar um estender de significações que garantisse a consecução do letramento informacional. Entretanto, descortina-se que a carência de leitura é a parte faltante na equação que o letramento informacional não comporta. O desenvolvimento do trabalho teve como norte o artigo cientifico da autora Shirley Behrens (1994) que discorre sobre as origens e evolução do conceito de letramento informacional. Seguindo a metodologia utilizada pela autora, buscamos trabalhar os conceitos aqui analisados concatenando a revisão bibliográfica em períodos, ultimando expandir significados e significações.
id UFMG_b49338708d9ee6337be5ff1f047af909
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ARKJ2L
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Adriana Bogliolo Sirihal DuarteDulce Amelia de Brito NevesMaria da Conceicao CarvalhoGiordani Avila Reis2019-08-13T09:21:29Z2019-08-13T09:21:29Z2016-06-28http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARKJ2LA inquietude empírica vivenciada a partir do contato com discussões acaloradas em sala de aula durante o Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), discussões estas fruto do evidente desconforto e resistência à leitura, da dificuldade de assimilação, análise e interpretação, aliado ao déficit na produção de trabalhos acadêmicos compatíveis e harmônicos com o status quo acadêmico, motivaram o presente trabalho de revisão bibliográfica. A pesquisa revela de forma peremptória que o problema da leitura acomete o indivíduo desde os níveis elementares de formação, alfabetização, até a universidade, onde sua carência é resultante de um processo educacional fragmentado e irremediavelmente comprometido. A indissociabilidade entre conceitos de alfabetização e letramento deveria possibilitar um estender de significações que garantisse a consecução do letramento informacional. Entretanto, descortina-se que a carência de leitura é a parte faltante na equação que o letramento informacional não comporta. O desenvolvimento do trabalho teve como norte o artigo cientifico da autora Shirley Behrens (1994) que discorre sobre as origens e evolução do conceito de letramento informacional. Seguindo a metodologia utilizada pela autora, buscamos trabalhar os conceitos aqui analisados concatenando a revisão bibliográfica em períodos, ultimando expandir significados e significações.The current bibliographic review was prompted by an empirical disquiet experienced throughout heated in-class discussions during the librarianship course offered at the Universidade Federal the Minas Gerais (UFMG), discussions which were born of an evident discomfort and resistance to reading and of assimilation, assessment and interpretation difficulties, combined with a lack of academic paper production that are compatible and harmonic with established standards. The research peremptorily reveals that reading problems affect individuals from basic levels of education and literacy, all the way through college, where such deficit is fruit of a fragmented and irreversibly flawed educational process. The indivisibility of the concepts of alphabetization and literacy should make it possible to extend signification in guaranteeing the consecutiveness of informational literacy. However, it is disclosed that the current literacy deficit is the missing part in the equation informational literacy is incapable of solving. The papers development was grounded on Shirley Behrens paper (1994) which expatiates on the origin and development of the concept of informational literacy. Following the methodology used by the aforementioned author, we seek to develop the concepts hereby analyzed concatenating the bibliographic review in periods, seeking ultimately to expand their meaning and signification.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLeituraLetramentoAlfabetizaçãoCiência da informaçãoLeituraLetramentoAlfabetizaçãoLetramento informacionalLeitura e letramento informacional: uma revisão de literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALleitura_e_letramento_informacional_uma_revis_o_de_literatura.pdfapplication/pdf1817656https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ARKJ2L/1/leitura_e_letramento_informacional_uma_revis_o_de_literatura.pdf90fe919827fb4cacebda309c2f51e29dMD51TEXTleitura_e_letramento_informacional_uma_revis_o_de_literatura.pdf.txtleitura_e_letramento_informacional_uma_revis_o_de_literatura.pdf.txtExtracted texttext/plain319111https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ARKJ2L/2/leitura_e_letramento_informacional_uma_revis_o_de_literatura.pdf.txt51cde22c4e11603af8bc18b3e427cf02MD521843/BUOS-ARKJ2L2019-11-14 22:18:40.354oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ARKJ2LRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:18:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura e letramento informacional: uma revisão de literatura
title Leitura e letramento informacional: uma revisão de literatura
spellingShingle Leitura e letramento informacional: uma revisão de literatura
Giordani Avila Reis
Leitura
Letramento
Alfabetização
Letramento informacional
Leitura
Letramento
Alfabetização
Ciência da informação
title_short Leitura e letramento informacional: uma revisão de literatura
title_full Leitura e letramento informacional: uma revisão de literatura
title_fullStr Leitura e letramento informacional: uma revisão de literatura
title_full_unstemmed Leitura e letramento informacional: uma revisão de literatura
title_sort Leitura e letramento informacional: uma revisão de literatura
author Giordani Avila Reis
author_facet Giordani Avila Reis
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Dulce Amelia de Brito Neves
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria da Conceicao Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Giordani Avila Reis
contributor_str_mv Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
Dulce Amelia de Brito Neves
Maria da Conceicao Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Letramento
Alfabetização
Letramento informacional
topic Leitura
Letramento
Alfabetização
Letramento informacional
Leitura
Letramento
Alfabetização
Ciência da informação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Leitura
Letramento
Alfabetização
Ciência da informação
description A inquietude empírica vivenciada a partir do contato com discussões acaloradas em sala de aula durante o Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), discussões estas fruto do evidente desconforto e resistência à leitura, da dificuldade de assimilação, análise e interpretação, aliado ao déficit na produção de trabalhos acadêmicos compatíveis e harmônicos com o status quo acadêmico, motivaram o presente trabalho de revisão bibliográfica. A pesquisa revela de forma peremptória que o problema da leitura acomete o indivíduo desde os níveis elementares de formação, alfabetização, até a universidade, onde sua carência é resultante de um processo educacional fragmentado e irremediavelmente comprometido. A indissociabilidade entre conceitos de alfabetização e letramento deveria possibilitar um estender de significações que garantisse a consecução do letramento informacional. Entretanto, descortina-se que a carência de leitura é a parte faltante na equação que o letramento informacional não comporta. O desenvolvimento do trabalho teve como norte o artigo cientifico da autora Shirley Behrens (1994) que discorre sobre as origens e evolução do conceito de letramento informacional. Seguindo a metodologia utilizada pela autora, buscamos trabalhar os conceitos aqui analisados concatenando a revisão bibliográfica em períodos, ultimando expandir significados e significações.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T09:21:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T09:21:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARKJ2L
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARKJ2L
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ARKJ2L/1/leitura_e_letramento_informacional_uma_revis_o_de_literatura.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ARKJ2L/2/leitura_e_letramento_informacional_uma_revis_o_de_literatura.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 90fe919827fb4cacebda309c2f51e29d
51cde22c4e11603af8bc18b3e427cf02
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797970938951630848