A contribuição e os reflexos do sistema de avaliação da educação básica na sala de aula: o caso Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública - SIMAVE
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45248 |
Resumo: | O presente artigo retrata uma pesquisa realizada com uma amostra de professores do Estado de Minas Gerais sobre o conhecimento dos mesmos a respeito da SIMAVE e se eles utilizam os resultados do Programa no seu fazer pedagógico. Inicialmente, realiza-se um breve histórico sobre a introdução dos sistemas nacionais de avaliação na Ámerica Latina e no Brasil para, em seguida, enfocar o caso específico da avaliação da educação básica em Minas Gerais. A pesquisa constatou uma notável discrepância de conhecimento, discussão e apropriação dos resultados do SIMAVE entre os professores da capital e do interior. Constatou também a falta de uma divulgação adequada dos resultados do SIMAVE, de forma a possibilitar que este programa de avaliação cumpra sua função de identificar problemas e levar à discussão de soluções no âmbito da educação básica. |
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A contribuição e os reflexos do sistema de avaliação da educação básica na sala de aula: o caso Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública - SIMAVESistema Mineiro de Avaliação da Educação PúblicaSIMAVEO presente artigo retrata uma pesquisa realizada com uma amostra de professores do Estado de Minas Gerais sobre o conhecimento dos mesmos a respeito da SIMAVE e se eles utilizam os resultados do Programa no seu fazer pedagógico. Inicialmente, realiza-se um breve histórico sobre a introdução dos sistemas nacionais de avaliação na Ámerica Latina e no Brasil para, em seguida, enfocar o caso específico da avaliação da educação básica em Minas Gerais. A pesquisa constatou uma notável discrepância de conhecimento, discussão e apropriação dos resultados do SIMAVE entre os professores da capital e do interior. Constatou também a falta de uma divulgação adequada dos resultados do SIMAVE, de forma a possibilitar que este programa de avaliação cumpra sua função de identificar problemas e levar à discussão de soluções no âmbito da educação básica.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45248Educação em Revista ; v. 21 n. 42 (2005): Edição 181982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45248/37095Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Beatrice Laura Carnielli; Magali de Fátima Evangelista Machado2023-05-29T14:12:52Zoai:periodicos.ufmg.br:article/45248Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:12:52Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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