Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE): o estado da arte da produção científica brasileira (2000-2013)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Karla Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15504
Resumo: A presente dissertação de mestrado enquadra-se no âmbito dos estudos produzidos sobre os sistemas estaduais de avaliação em larga escala, e tratou, especificamente, sobre o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE) por meio de abordagem qualitativa desenvolvida a partir de pesquisa bibliográfica. O objetivo foi realizar um estudo do tipo Estado da Arte em torno do SIMAVE, com foco na identificação dos impactos do respectivo sistema de avaliação nas unidades escolares mineiras, tendo como objeto de estudo dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidas no Brasil, no período de 2000 a 2013. Estudos do tipo Estado da Arte permitem visualizar o que vem sendo produzido em determinada área do conhecimento e realizar uma ordenação que possibilita a percepção da evolução científica, bem como delimitar suas características e foco, além de possibilitar a identificação de lacunas existentes por meio de levantamento, análise e avaliação de produções científicas. Como objetivos específicos desta pesquisa foi delineado o estudo da trajetória do processo de implantação do sistema de avaliação em larga escala para Educação Básica no Estado de Minas Gerais, visando identificar as principais etapas existentes no processo de consolidação do SIMAVE; o mapeamento da produção científica brasileira, expressa por meio de dissertações de mestrado e teses de doutorado; e, a identificação dos impactos do SIMAVE nas unidades escolares mineiras. Ao traçar a trajetória do SIMAVE foram identificadas três etapas no seu processo de consolidação, e verificado que o mesmo se articula com as três gerações de avaliações em larga escala da Educação Básica do Brasil, propostas por Bonamino e Sousa, as quais são diferenciadas a partir das consequências atribuídas para as escolas e para o currículo escolar. Durante a pesquisa bibliográfica foram identificadas 33 produções acadêmicas sobre o SIMAVE, sendo 28 dissertações de mestrado e cinco teses de doutorado, que foram desenvolvidas, em sua maioria, em programas de pós-graduação em Educação. Diante do problema de pesquisa, o qual consistiu em verificar quais foram os impactos provocados pelo SIMAVE nas unidades escolares de MG, conclui-se que o SIMAVE causou impactos nas unidades escolares mineiras, e estes foram caracterizados a partir de efeitos, fragilidades, riscos e estratégias de melhorias desenvolvidas em prol de melhor rendimento dos estudantes nos testes avaliativos do SIMAVE. Os impactos identificados foram passíveis de valoração tanto positiva quanto negativa, a partir de um confronto de ideias no contexto do paradigma do consenso e do paradigma do conflito, reafirmando a polissemia do campo da avaliação, o qual é caracterizado por tensões políticas e ideológicas que ficaram evidentes nos estudos analisados nesta dissertação.
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Estudos do tipo Estado da Arte permitem visualizar o que vem sendo produzido em determinada área do conhecimento e realizar uma ordenação que possibilita a percepção da evolução científica, bem como delimitar suas características e foco, além de possibilitar a identificação de lacunas existentes por meio de levantamento, análise e avaliação de produções científicas. Como objetivos específicos desta pesquisa foi delineado o estudo da trajetória do processo de implantação do sistema de avaliação em larga escala para Educação Básica no Estado de Minas Gerais, visando identificar as principais etapas existentes no processo de consolidação do SIMAVE; o mapeamento da produção científica brasileira, expressa por meio de dissertações de mestrado e teses de doutorado; e, a identificação dos impactos do SIMAVE nas unidades escolares mineiras. Ao traçar a trajetória do SIMAVE foram identificadas três etapas no seu processo de consolidação, e verificado que o mesmo se articula com as três gerações de avaliações em larga escala da Educação Básica do Brasil, propostas por Bonamino e Sousa, as quais são diferenciadas a partir das consequências atribuídas para as escolas e para o currículo escolar. Durante a pesquisa bibliográfica foram identificadas 33 produções acadêmicas sobre o SIMAVE, sendo 28 dissertações de mestrado e cinco teses de doutorado, que foram desenvolvidas, em sua maioria, em programas de pós-graduação em Educação. Diante do problema de pesquisa, o qual consistiu em verificar quais foram os impactos provocados pelo SIMAVE nas unidades escolares de MG, conclui-se que o SIMAVE causou impactos nas unidades escolares mineiras, e estes foram caracterizados a partir de efeitos, fragilidades, riscos e estratégias de melhorias desenvolvidas em prol de melhor rendimento dos estudantes nos testes avaliativos do SIMAVE. Os impactos identificados foram passíveis de valoração tanto positiva quanto negativa, a partir de um confronto de ideias no contexto do paradigma do consenso e do paradigma do conflito, reafirmando a polissemia do campo da avaliação, o qual é caracterizado por tensões políticas e ideológicas que ficaram evidentes nos estudos analisados nesta dissertação.This master’s dissertation is inserted in the scope of the studies produced on assessment state systems on large-scale, and specifically researched the Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE) through a qualitative study developed from bibliographic search. The objective was to conduct a study about the State of The Art directed to SIMAVE, focusing on the identification of the respective evaluation system impacts in the school units from Minas Gerais, whose object of study was the masters and doctoral dissertations produced in Brazil during the years 2000 to 2013. The specific objectives was designed to study the path of the evaluation system of the implementation process on a large-scale for Basic Education in the State of Minas Gerais, in order to identify the key steps in the consolidation process of SIMAVE; the mapping of the scientific production, expressed through dissertations and doctoral theses produced since the implementation of SIMAVE in 2000-2013; and, the identification of the impacts of SIMAVE on the school units from Minas Gerais. To describe the trajectory of SIMAVE, three stages were identified in the process of consolidation, and verified that they go to three generations of large-scale assessments of Basic Education of Brazil, proposed by Bonamino and Sousa (2012), which are differentiated from the consequences attached to schools and the school curriculum. The systematization of scientific production resulted in 33 studies, in which 28 were dissertations and 5 doctoral theses, which were developed, mostly in post-graduate programs in Education. Through the research problem, which was to verify what were the impacts caused by SIMAVE at schools of Minas Gerais, it concludes that the SIMAVE caused impacts on Minas Gerais school units, and these were characterized from effects, weaknesses, risks and strategies. The identified impacts were subject to valuation both positive and negative, trough a confrontation of ideas in the context of the consensus paradigm and the conflict paradigm, reaffirming polysemy of the evaluation area, which is characterized by political and ideological tensions that were evident in the studies analyzed in this dissertation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPUC-CampinasSIMAVEavaliação em larga escalaeducação básicaestado da arteSIMAVElarge-scale evaluationbasic educatiostate of the artSistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE): o estado da arte da produção científica brasileira (2000-2013)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2181821122340489Horta Neto, João LuizOliveira, Lina Kátia Mesquita de87623144711378823209626125083904CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Karla_OF.pdfcchsa_ppgedu_me_Karla_OF.pdfapplication/pdf1221375http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15504/1/cchsa_ppgedu_me_Karla_OF.pdf6b42ff7f8f8038f98cb60ba570f4f2afMD51123456789/155042022-09-02 11:36:29.901oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15504Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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