ÉTICA E EDUCAÇÃO – CAMINHOS BUBERIANOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21068 |
Resumo: | A relação entre ética e Educação está sendo abordada em três aspectos: a educação ética, compreendida como iniciativa educacional, que visa ajudar o educando a se tornar ser ético; a ética pedagógica, que trata da ética do agir do educador, e a ética da comunidade dos educadores, que se volta para questões éticas envolvidas na colaboração dos educadores em projetos pedagógicos. Escolheu-se, como objeto de análise, o pensamento de Martin Buber enquanto proposta que se distingue tanto do dogmatismo quanto do relativismo ético. Encontramos em Buber uma descrição de atitudes que nos auxiliam a identificar o caminho para uma vida ética. Em seu livro ”O Caminho do Homem segundo a Doutrina Hassídica” utiliza-se de lendas que expressam o caminho ético-existencial do homem. O intento da nossa interpretação é abstrair o conteúdo religioso-místico das lendas e apresentar os fundamentos antropológicos e filosóficos do seu pensamento sobre a ética. |
id |
UFMG-5_304d933945b8e593be130ddd1c2c1441 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21068 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
ÉTICA E EDUCAÇÃO – CAMINHOS BUBERIANOSMartin Bubereducação éticaética pedagógicaética da comunidade dos educadoresdiálogoA relação entre ética e Educação está sendo abordada em três aspectos: a educação ética, compreendida como iniciativa educacional, que visa ajudar o educando a se tornar ser ético; a ética pedagógica, que trata da ética do agir do educador, e a ética da comunidade dos educadores, que se volta para questões éticas envolvidas na colaboração dos educadores em projetos pedagógicos. Escolheu-se, como objeto de análise, o pensamento de Martin Buber enquanto proposta que se distingue tanto do dogmatismo quanto do relativismo ético. Encontramos em Buber uma descrição de atitudes que nos auxiliam a identificar o caminho para uma vida ética. Em seu livro ”O Caminho do Homem segundo a Doutrina Hassídica” utiliza-se de lendas que expressam o caminho ético-existencial do homem. O intento da nossa interpretação é abstrair o conteúdo religioso-místico das lendas e apresentar os fundamentos antropológicos e filosóficos do seu pensamento sobre a ética.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21068Educação em Revista ; v. 29 n. 2 (2013)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21068/16961Copyright (c) 2013 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRöhr, Ferdinand2023-05-29T14:38:01Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21068Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:38:01Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ÉTICA E EDUCAÇÃO – CAMINHOS BUBERIANOS |
title |
ÉTICA E EDUCAÇÃO – CAMINHOS BUBERIANOS |
spellingShingle |
ÉTICA E EDUCAÇÃO – CAMINHOS BUBERIANOS Röhr, Ferdinand Martin Buber educação ética ética pedagógica ética da comunidade dos educadores diálogo |
title_short |
ÉTICA E EDUCAÇÃO – CAMINHOS BUBERIANOS |
title_full |
ÉTICA E EDUCAÇÃO – CAMINHOS BUBERIANOS |
title_fullStr |
ÉTICA E EDUCAÇÃO – CAMINHOS BUBERIANOS |
title_full_unstemmed |
ÉTICA E EDUCAÇÃO – CAMINHOS BUBERIANOS |
title_sort |
ÉTICA E EDUCAÇÃO – CAMINHOS BUBERIANOS |
author |
Röhr, Ferdinand |
author_facet |
Röhr, Ferdinand |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Röhr, Ferdinand |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Martin Buber educação ética ética pedagógica ética da comunidade dos educadores diálogo |
topic |
Martin Buber educação ética ética pedagógica ética da comunidade dos educadores diálogo |
description |
A relação entre ética e Educação está sendo abordada em três aspectos: a educação ética, compreendida como iniciativa educacional, que visa ajudar o educando a se tornar ser ético; a ética pedagógica, que trata da ética do agir do educador, e a ética da comunidade dos educadores, que se volta para questões éticas envolvidas na colaboração dos educadores em projetos pedagógicos. Escolheu-se, como objeto de análise, o pensamento de Martin Buber enquanto proposta que se distingue tanto do dogmatismo quanto do relativismo ético. Encontramos em Buber uma descrição de atitudes que nos auxiliam a identificar o caminho para uma vida ética. Em seu livro ”O Caminho do Homem segundo a Doutrina Hassídica” utiliza-se de lendas que expressam o caminho ético-existencial do homem. O intento da nossa interpretação é abstrair o conteúdo religioso-místico das lendas e apresentar os fundamentos antropológicos e filosóficos do seu pensamento sobre a ética. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21068 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21068 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21068/16961 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 29 n. 2 (2013) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711120832856064 |