ÉTICA E EDUCAÇÃO – CAMINHOS BUBERIANOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Röhr, Ferdinand
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21068
Resumo: A relação entre ética e Educação está sendo abordada em três aspectos: a educação ética, compreendida como iniciativa educacional, que visa ajudar o educando a se tornar ser ético; a ética pedagógica, que trata da ética do agir do educador, e a ética da comunidade dos educadores, que se volta para questões éticas envolvidas na colaboração dos educadores em projetos pedagógicos. Escolheu-se, como objeto de análise, o pensamento de Martin Buber enquanto proposta que se distingue tanto do dogmatismo quanto do relativismo ético. Encontramos em Buber uma descrição de atitudes que nos auxiliam a identificar o caminho para uma vida ética. Em seu livro ”O Caminho do Homem segundo a Doutrina Hassídica” utiliza-se de lendas que expressam o caminho ético-existencial do homem. O intento da nossa interpretação é abstrair o conteúdo religioso-místico das lendas e apresentar os fundamentos antropológicos e filosóficos do seu pensamento sobre a ética.
id UFMG-5_304d933945b8e593be130ddd1c2c1441
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21068
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling ÉTICA E EDUCAÇÃO – CAMINHOS BUBERIANOSMartin Bubereducação éticaética pedagógicaética da comunidade dos educadoresdiálogoA relação entre ética e Educação está sendo abordada em três aspectos: a educação ética, compreendida como iniciativa educacional, que visa ajudar o educando a se tornar ser ético; a ética pedagógica, que trata da ética do agir do educador, e a ética da comunidade dos educadores, que se volta para questões éticas envolvidas na colaboração dos educadores em projetos pedagógicos. Escolheu-se, como objeto de análise, o pensamento de Martin Buber enquanto proposta que se distingue tanto do dogmatismo quanto do relativismo ético. Encontramos em Buber uma descrição de atitudes que nos auxiliam a identificar o caminho para uma vida ética. Em seu livro ”O Caminho do Homem segundo a Doutrina Hassídica” utiliza-se de lendas que expressam o caminho ético-existencial do homem. O intento da nossa interpretação é abstrair o conteúdo religioso-místico das lendas e apresentar os fundamentos antropológicos e filosóficos do seu pensamento sobre a ética.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21068Educação em Revista ; v. 29 n. 2 (2013)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21068/16961Copyright (c) 2013 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRöhr, Ferdinand2023-05-29T14:38:01Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21068Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:38:01Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv ÉTICA E EDUCAÇÃO – CAMINHOS BUBERIANOS
title ÉTICA E EDUCAÇÃO – CAMINHOS BUBERIANOS
spellingShingle ÉTICA E EDUCAÇÃO – CAMINHOS BUBERIANOS
Röhr, Ferdinand
Martin Buber
educação ética
ética pedagógica
ética da comunidade dos educadores
diálogo
title_short ÉTICA E EDUCAÇÃO – CAMINHOS BUBERIANOS
title_full ÉTICA E EDUCAÇÃO – CAMINHOS BUBERIANOS
title_fullStr ÉTICA E EDUCAÇÃO – CAMINHOS BUBERIANOS
title_full_unstemmed ÉTICA E EDUCAÇÃO – CAMINHOS BUBERIANOS
title_sort ÉTICA E EDUCAÇÃO – CAMINHOS BUBERIANOS
author Röhr, Ferdinand
author_facet Röhr, Ferdinand
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Röhr, Ferdinand
dc.subject.por.fl_str_mv Martin Buber
educação ética
ética pedagógica
ética da comunidade dos educadores
diálogo
topic Martin Buber
educação ética
ética pedagógica
ética da comunidade dos educadores
diálogo
description A relação entre ética e Educação está sendo abordada em três aspectos: a educação ética, compreendida como iniciativa educacional, que visa ajudar o educando a se tornar ser ético; a ética pedagógica, que trata da ética do agir do educador, e a ética da comunidade dos educadores, que se volta para questões éticas envolvidas na colaboração dos educadores em projetos pedagógicos. Escolheu-se, como objeto de análise, o pensamento de Martin Buber enquanto proposta que se distingue tanto do dogmatismo quanto do relativismo ético. Encontramos em Buber uma descrição de atitudes que nos auxiliam a identificar o caminho para uma vida ética. Em seu livro ”O Caminho do Homem segundo a Doutrina Hassídica” utiliza-se de lendas que expressam o caminho ético-existencial do homem. O intento da nossa interpretação é abstrair o conteúdo religioso-místico das lendas e apresentar os fundamentos antropológicos e filosóficos do seu pensamento sobre a ética.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21068
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21068/16961
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 29 n. 2 (2013)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711120832856064