A presença de Aristóteles no livro Como pensamos, de John Dewey

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcus Vinicius da Cunha; Aparecida Pin Ribeiro; Nicole Rassi
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45519
Resumo: Este artigo integra um projeto de pesquisa que tem por objetivo discutir eventuais relações entre as teses de John Dewey e a filosofia grega clássica, especialmente em torno da noção de conhecimento ou ciência, no intuito de compreender os mecanismos de "apropriação" e "recontextualização" presentes na elaboração de discursos pedagógicos. Para isso, analisamos olivro Como pensamos, em que se encontram os fundamentos da teoria lógica deweyana, procedendo a uma interpretação das idéias do autor à luz do pensamento de Aristóteles. As conclusões indicam haver certas aproximações e diferenças entre as concepções dos dois filósofos, o que permite formular algumas hipóteses para novos estudos acerca das relações entre Dewey e Aristóteles.
id UFMG-5_332bdb5a46c6665232103f429ea525ab
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/45519
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling A presença de Aristóteles no livro Como pensamos, de John DeweyJohn DeweyDiscurso pedagógicoAristótelesPensamentoEste artigo integra um projeto de pesquisa que tem por objetivo discutir eventuais relações entre as teses de John Dewey e a filosofia grega clássica, especialmente em torno da noção de conhecimento ou ciência, no intuito de compreender os mecanismos de "apropriação" e "recontextualização" presentes na elaboração de discursos pedagógicos. Para isso, analisamos olivro Como pensamos, em que se encontram os fundamentos da teoria lógica deweyana, procedendo a uma interpretação das idéias do autor à luz do pensamento de Aristóteles. As conclusões indicam haver certas aproximações e diferenças entre as concepções dos dois filósofos, o que permite formular algumas hipóteses para novos estudos acerca das relações entre Dewey e Aristóteles.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45519Educação em Revista ; v. 23 n. 46 (2007): Edição 201982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45519/37242Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarcus Vinicius da Cunha; Aparecida Pin Ribeiro; Nicole Rassi2023-05-29T14:19:13Zoai:periodicos.ufmg.br:article/45519Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:19:13Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A presença de Aristóteles no livro Como pensamos, de John Dewey
title A presença de Aristóteles no livro Como pensamos, de John Dewey
spellingShingle A presença de Aristóteles no livro Como pensamos, de John Dewey
Marcus Vinicius da Cunha; Aparecida Pin Ribeiro; Nicole Rassi
John Dewey
Discurso pedagógico
Aristóteles
Pensamento
title_short A presença de Aristóteles no livro Como pensamos, de John Dewey
title_full A presença de Aristóteles no livro Como pensamos, de John Dewey
title_fullStr A presença de Aristóteles no livro Como pensamos, de John Dewey
title_full_unstemmed A presença de Aristóteles no livro Como pensamos, de John Dewey
title_sort A presença de Aristóteles no livro Como pensamos, de John Dewey
author Marcus Vinicius da Cunha; Aparecida Pin Ribeiro; Nicole Rassi
author_facet Marcus Vinicius da Cunha; Aparecida Pin Ribeiro; Nicole Rassi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcus Vinicius da Cunha; Aparecida Pin Ribeiro; Nicole Rassi
dc.subject.por.fl_str_mv John Dewey
Discurso pedagógico
Aristóteles
Pensamento
topic John Dewey
Discurso pedagógico
Aristóteles
Pensamento
description Este artigo integra um projeto de pesquisa que tem por objetivo discutir eventuais relações entre as teses de John Dewey e a filosofia grega clássica, especialmente em torno da noção de conhecimento ou ciência, no intuito de compreender os mecanismos de "apropriação" e "recontextualização" presentes na elaboração de discursos pedagógicos. Para isso, analisamos olivro Como pensamos, em que se encontram os fundamentos da teoria lógica deweyana, procedendo a uma interpretação das idéias do autor à luz do pensamento de Aristóteles. As conclusões indicam haver certas aproximações e diferenças entre as concepções dos dois filósofos, o que permite formular algumas hipóteses para novos estudos acerca das relações entre Dewey e Aristóteles.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45519
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45519/37242
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 23 n. 46 (2007): Edição 20
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711127417913344