Alegoria da caverna de Platão : uma prática filosófica para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paschoal, Tânia Poliane Lopes, 1987-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/78165
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Karen Franklin
id UFPR_1ca432a1d83ac6a306e5b72a4fc13d47
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/78165
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Paschoal, Tânia Poliane Lopes, 1987-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em FilosofiaFranklin, Karen, 1968-2022-08-26T20:48:48Z2022-08-26T20:48:48Z2022https://hdl.handle.net/1884/78165Orientadora: Profa. Dra. Karen FranklinDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 25/07/2022Inclui referências: p. 88-90Resumo: Esta dissertação apresenta uma proposta didática para ser trabalhada com estudantes de primeiro ano do Ensino Médio na disciplina de filosofia, tendo como referência principal a caminhada pedagógica que é verificada na alegoria da caverna de Platão. O que pressupõe um movimento que se faz em quatro capítulos. Um primeiro com a exposição de uma ideia provisória do que seja a filosofia, uma contextualização dela como disciplina do nível médio no Paraná, de alguns modos como ela costuma ser levada a esse público e, por fim, com uma análise sobre a transmissibilidade da filosofia. Um segundo com uma abordagem da temática do ensino em Platão, vislumbrando o desenvolvimento de uma prática educacional que para ele é tracejada tendo em vista a dialética como método, além de uma análise de alguns aspectos da obra Mênon para exemplificar esse desenvolvimento educacional dialético. Um terceiro com uma abordagem da obra A República, principalmente de seu livro VII, a fim de apresentar o processo educativo de um filósofo, o que é abordado, em um primeiro momento, tendo em vista a teoria das ideias de Platão e o direcionamento da alma para o Bem e, em seguida, por meio da análise da linha seccionada, que define os graus do conhecimento e o trajeto a ser percorrido no desenvolvimento da dialética, e do programa de formação de Platão, com foco nos conhecimentos necessários para a formação do filósofo, além de uma análise da alegoria da caverna explorando o mito enquanto expressão do processo de elevação da alma rumo ao Bem. Um quarto capítulo no qual é elaborada uma dinâmica, a partir da alegoria da caverna, que tem como escopo levar os estudantes a vislumbrarem novas possibilidades de percepção das coisas ao seu redor, levando-os a observar os limites do que é dado pelos sentidos e aparências imediatas, e que o conhecimento prescinde uma caminhada que não se faz de forma imediata, mas pressupõe o tempo para uma reflexão metódica sobre o que se conhece.Abstract: This dissertation presents a didactic proposal to be worked with first year high school students in the discipline of philosophy, having as main reference the pedagogical path that is verified in the Plato's allegory of cave. This presupposes a movement that takes place in four chapters. A first with the exposition of a provisional idea of what philosophy is, a contextualization of it as a high school discipline in Paraná, some ways in which it is usually taken to this public and, finally, with an analysis of the transmissibility of philosophy. A second with an approach to the theme of teaching in Plato, envisioning the development of an educational practice that for him is traced in view of dialectics as a method, in addition to an analysis of some aspects of the work Meno to exemplify this dialectical educational development. A third with an approach to the work The Republic, mainly book VII, in order to present the educational process of a philosopher, which is approached, at first, in view of Plato's theory of ideas and the direction of the soul for the Good and then, through the analysis of the sectioned line, which defines the degrees of knowledge and the path to be followed in the development of dialectics, and of Plato's training program, focusing on the knowledge necessary for the formation of the philosopher, in addition to an analysis of the allegory of the cave exploring the myth as an expression of the process of elevating the soul towards the Good. A fourth chapter in which a dynamic is elaborated, from the allegory of the cave, which aims to lead students to glimpse new possibilities of perception of things around them, leading them to observe the limits of what is given by the senses and immediate appearances, and that knowledge dispenses with a journey that is not done immediately, but presupposes time for a methodical reflection on what is known.1 recurso online : PDF.application/pdfPlatãoFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)DialeticaPrática de ensinoFilosofiaAlegoria da caverna de Platão : uma prática filosófica para o ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - TANIA POLIANE LOPES PASCHOAL.pdfapplication/pdf7965986https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78165/1/R%20-%20D%20-%20TANIA%20POLIANE%20LOPES%20PASCHOAL.pdf3988a9939f9e357103c8aa32ca1abe59MD51open access1884/781652022-08-26 17:48:48.886open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78165Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-26T20:48:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alegoria da caverna de Platão : uma prática filosófica para o ensino médio
title Alegoria da caverna de Platão : uma prática filosófica para o ensino médio
spellingShingle Alegoria da caverna de Platão : uma prática filosófica para o ensino médio
Paschoal, Tânia Poliane Lopes, 1987-
Platão
Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)
Dialetica
Prática de ensino
Filosofia
title_short Alegoria da caverna de Platão : uma prática filosófica para o ensino médio
title_full Alegoria da caverna de Platão : uma prática filosófica para o ensino médio
title_fullStr Alegoria da caverna de Platão : uma prática filosófica para o ensino médio
title_full_unstemmed Alegoria da caverna de Platão : uma prática filosófica para o ensino médio
title_sort Alegoria da caverna de Platão : uma prática filosófica para o ensino médio
author Paschoal, Tânia Poliane Lopes, 1987-
author_facet Paschoal, Tânia Poliane Lopes, 1987-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia
dc.contributor.author.fl_str_mv Paschoal, Tânia Poliane Lopes, 1987-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Franklin, Karen, 1968-
contributor_str_mv Franklin, Karen, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Platão
Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)
Dialetica
Prática de ensino
Filosofia
topic Platão
Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)
Dialetica
Prática de ensino
Filosofia
description Orientadora: Profa. Dra. Karen Franklin
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-26T20:48:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-26T20:48:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/78165
url https://hdl.handle.net/1884/78165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78165/1/R%20-%20D%20-%20TANIA%20POLIANE%20LOPES%20PASCHOAL.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3988a9939f9e357103c8aa32ca1abe59
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860875278090240