Construtivismo e alfabetização: um balanço crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Tereazinha
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43562
Resumo: As contribuiçoes e lacunas do construtivismo para a alfabetização são discutidas brevemente. Dentre as contribuições, sakientam-se: (a) a filosofia de respeito ao processo de desenvolvimento do aluno; (b) os estudos da psicogênese do conceito de língua escrita: (c) as propostas para a formação do alfabetizador; (d) a posição sobre quando se deve alfabetizar as funções da avaliação. Dentre as lacunas, são discutidas: (a) a não consideração das diferenças entre leitura e escrita; (b) a falta de explicações, para diferenças individuais; e (c) a não-consideração das consequencias da alfabetização para a aprendizagem e o raciocínio via língua escrita e para a ampliação das possibilidades de ação do sujeito.
id UFMG-5_3a8d2f87ae9805cb8d1e4dd437adf763
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/43562
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Construtivismo e alfabetização: um balanço críticoConstrutivismoAs contribuiçoes e lacunas do construtivismo para a alfabetização são discutidas brevemente. Dentre as contribuições, sakientam-se: (a) a filosofia de respeito ao processo de desenvolvimento do aluno; (b) os estudos da psicogênese do conceito de língua escrita: (c) as propostas para a formação do alfabetizador; (d) a posição sobre quando se deve alfabetizar as funções da avaliação. Dentre as lacunas, são discutidas: (a) a não consideração das diferenças entre leitura e escrita; (b) a falta de explicações, para diferenças individuais; e (c) a não-consideração das consequencias da alfabetização para a aprendizagem e o raciocínio via língua escrita e para a ampliação das possibilidades de ação do sujeito.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43562Educação em Revista ; v. 6 n. 12 (1990): Edição 061982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43562/34176Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Tereazinha2023-05-29T12:59:01Zoai:periodicos.ufmg.br:article/43562Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T12:59:01Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Construtivismo e alfabetização: um balanço crítico
title Construtivismo e alfabetização: um balanço crítico
spellingShingle Construtivismo e alfabetização: um balanço crítico
Nunes, Tereazinha
Construtivismo
title_short Construtivismo e alfabetização: um balanço crítico
title_full Construtivismo e alfabetização: um balanço crítico
title_fullStr Construtivismo e alfabetização: um balanço crítico
title_full_unstemmed Construtivismo e alfabetização: um balanço crítico
title_sort Construtivismo e alfabetização: um balanço crítico
author Nunes, Tereazinha
author_facet Nunes, Tereazinha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Tereazinha
dc.subject.por.fl_str_mv Construtivismo
topic Construtivismo
description As contribuiçoes e lacunas do construtivismo para a alfabetização são discutidas brevemente. Dentre as contribuições, sakientam-se: (a) a filosofia de respeito ao processo de desenvolvimento do aluno; (b) os estudos da psicogênese do conceito de língua escrita: (c) as propostas para a formação do alfabetizador; (d) a posição sobre quando se deve alfabetizar as funções da avaliação. Dentre as lacunas, são discutidas: (a) a não consideração das diferenças entre leitura e escrita; (b) a falta de explicações, para diferenças individuais; e (c) a não-consideração das consequencias da alfabetização para a aprendizagem e o raciocínio via língua escrita e para a ampliação das possibilidades de ação do sujeito.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43562
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43562/34176
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 6 n. 12 (1990): Edição 06
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711125744386048