FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): alinhavando contextos e tecendo possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Leôncio José Gomes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pedroso, Ana Paula Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21259
Resumo: O debate que envolve a formação do professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) não é recente. Além disso, tem-se observado que, nas últimas décadas, a formação e a profissionalização do educador de jovens e adultos vem se tornando cada vez mais nuclear nas práticas educativas e nas discussões teóricas da área. Buscando compreender a constituição desse rico campo e seus embates na realidade brasileira, este artigo propõe trazer para a reflexão algumas questões que emergiram de pesquisas que vêm sendo realizadas acerca dessa temática, tais como a necessidade de se ter ou não um profissional preparado para atuar na EJA, quais os impasses que dificultam essa preparação, bem como quais seriam as bases teórico-metodológicas para essa formação.Palavras-chave: Educação de jovens e adultos; Formação de professores; Qualidade da EJA.
id UFMG-5_3aced373e3b1ee834d061880e02c9e4c
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21259
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): alinhavando contextos e tecendo possibilidadesEducação de jovens e adultosFormação de professoresQualidade da EJAO debate que envolve a formação do professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) não é recente. Além disso, tem-se observado que, nas últimas décadas, a formação e a profissionalização do educador de jovens e adultos vem se tornando cada vez mais nuclear nas práticas educativas e nas discussões teóricas da área. Buscando compreender a constituição desse rico campo e seus embates na realidade brasileira, este artigo propõe trazer para a reflexão algumas questões que emergiram de pesquisas que vêm sendo realizadas acerca dessa temática, tais como a necessidade de se ter ou não um profissional preparado para atuar na EJA, quais os impasses que dificultam essa preparação, bem como quais seriam as bases teórico-metodológicas para essa formação.Palavras-chave: Educação de jovens e adultos; Formação de professores; Qualidade da EJA.Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/x-zipapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21259Educação em Revista ; v. 32 n. 4 (2017)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21259/17180https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21259/30428Copyright (c) 2016 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Leôncio José GomesPedroso, Ana Paula Ferreira2023-05-31T10:51:00Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21259Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-31T10:51Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): alinhavando contextos e tecendo possibilidades
title FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): alinhavando contextos e tecendo possibilidades
spellingShingle FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): alinhavando contextos e tecendo possibilidades
Soares, Leôncio José Gomes
Educação de jovens e adultos
Formação de professores
Qualidade da EJA
title_short FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): alinhavando contextos e tecendo possibilidades
title_full FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): alinhavando contextos e tecendo possibilidades
title_fullStr FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): alinhavando contextos e tecendo possibilidades
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): alinhavando contextos e tecendo possibilidades
title_sort FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): alinhavando contextos e tecendo possibilidades
author Soares, Leôncio José Gomes
author_facet Soares, Leôncio José Gomes
Pedroso, Ana Paula Ferreira
author_role author
author2 Pedroso, Ana Paula Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Leôncio José Gomes
Pedroso, Ana Paula Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Formação de professores
Qualidade da EJA
topic Educação de jovens e adultos
Formação de professores
Qualidade da EJA
description O debate que envolve a formação do professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) não é recente. Além disso, tem-se observado que, nas últimas décadas, a formação e a profissionalização do educador de jovens e adultos vem se tornando cada vez mais nuclear nas práticas educativas e nas discussões teóricas da área. Buscando compreender a constituição desse rico campo e seus embates na realidade brasileira, este artigo propõe trazer para a reflexão algumas questões que emergiram de pesquisas que vêm sendo realizadas acerca dessa temática, tais como a necessidade de se ter ou não um profissional preparado para atuar na EJA, quais os impasses que dificultam essa preparação, bem como quais seriam as bases teórico-metodológicas para essa formação.Palavras-chave: Educação de jovens e adultos; Formação de professores; Qualidade da EJA.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21259
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21259/17180
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21259/30428
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/x-zip
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 32 n. 4 (2017)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121805934592