Abordagem comunicativa, argumentação e objetivos didáticos: um episódio de sala de aula de física gerenciado por um estagiário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21090 |
Resumo: | Neste trabalho apresentamos análises articuladas de um episódio de regência em sala de aula de física do ensino médio e da sua utilização como instrumento formador em uma disciplina de Prática de Ensino de Física. O objetivo principal é discutir, pelas articulações das análises, as relações no discurso dos elementos da tríade analítica “abordagem comunicativa / argumentação / objetivos didáticos”. A metodologia consistiu, de uma análise interacional para a definição da emergência do discurso dialógico e de uma análise proposicional para a identificação da estrutura argumentativa. Os objetivos didáticos foram aferidos pela intencionalidade da ação explicitada na interação professor e aluno. A análise evidencia a dificuldade dos alunos identificarem a diferença entre uma sequencia argumentativa e uma explicativa e, a partir delas, inferir os objetivos pedagógicos do professor. Concluímos levantando as implicações dessa análise e perspectiva para a pesquisa e para o ensino de física e ciências. |
id |
UFMG-5_41f266d2dac5a46414fb7cd2023aa42b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21090 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Abordagem comunicativa, argumentação e objetivos didáticos: um episódio de sala de aula de física gerenciado por um estagiárioFormação de professoresabordagem comunicativaargumentaçãoobjetivos didáticos.Neste trabalho apresentamos análises articuladas de um episódio de regência em sala de aula de física do ensino médio e da sua utilização como instrumento formador em uma disciplina de Prática de Ensino de Física. O objetivo principal é discutir, pelas articulações das análises, as relações no discurso dos elementos da tríade analítica “abordagem comunicativa / argumentação / objetivos didáticos”. A metodologia consistiu, de uma análise interacional para a definição da emergência do discurso dialógico e de uma análise proposicional para a identificação da estrutura argumentativa. Os objetivos didáticos foram aferidos pela intencionalidade da ação explicitada na interação professor e aluno. A análise evidencia a dificuldade dos alunos identificarem a diferença entre uma sequencia argumentativa e uma explicativa e, a partir delas, inferir os objetivos pedagógicos do professor. Concluímos levantando as implicações dessa análise e perspectiva para a pesquisa e para o ensino de física e ciências. Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21090Educação em Revista ; v. 29 n. 4 (2013)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21090/16978Copyright (c) 2014 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Rodrigo Drumonddo Nascimento, Silvania Sousa2023-05-29T14:40:56Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21090Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:40:56Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem comunicativa, argumentação e objetivos didáticos: um episódio de sala de aula de física gerenciado por um estagiário |
title |
Abordagem comunicativa, argumentação e objetivos didáticos: um episódio de sala de aula de física gerenciado por um estagiário |
spellingShingle |
Abordagem comunicativa, argumentação e objetivos didáticos: um episódio de sala de aula de física gerenciado por um estagiário Vieira, Rodrigo Drumond Formação de professores abordagem comunicativa argumentação objetivos didáticos. |
title_short |
Abordagem comunicativa, argumentação e objetivos didáticos: um episódio de sala de aula de física gerenciado por um estagiário |
title_full |
Abordagem comunicativa, argumentação e objetivos didáticos: um episódio de sala de aula de física gerenciado por um estagiário |
title_fullStr |
Abordagem comunicativa, argumentação e objetivos didáticos: um episódio de sala de aula de física gerenciado por um estagiário |
title_full_unstemmed |
Abordagem comunicativa, argumentação e objetivos didáticos: um episódio de sala de aula de física gerenciado por um estagiário |
title_sort |
Abordagem comunicativa, argumentação e objetivos didáticos: um episódio de sala de aula de física gerenciado por um estagiário |
author |
Vieira, Rodrigo Drumond |
author_facet |
Vieira, Rodrigo Drumond do Nascimento, Silvania Sousa |
author_role |
author |
author2 |
do Nascimento, Silvania Sousa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Rodrigo Drumond do Nascimento, Silvania Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores abordagem comunicativa argumentação objetivos didáticos. |
topic |
Formação de professores abordagem comunicativa argumentação objetivos didáticos. |
description |
Neste trabalho apresentamos análises articuladas de um episódio de regência em sala de aula de física do ensino médio e da sua utilização como instrumento formador em uma disciplina de Prática de Ensino de Física. O objetivo principal é discutir, pelas articulações das análises, as relações no discurso dos elementos da tríade analítica “abordagem comunicativa / argumentação / objetivos didáticos”. A metodologia consistiu, de uma análise interacional para a definição da emergência do discurso dialógico e de uma análise proposicional para a identificação da estrutura argumentativa. Os objetivos didáticos foram aferidos pela intencionalidade da ação explicitada na interação professor e aluno. A análise evidencia a dificuldade dos alunos identificarem a diferença entre uma sequencia argumentativa e uma explicativa e, a partir delas, inferir os objetivos pedagógicos do professor. Concluímos levantando as implicações dessa análise e perspectiva para a pesquisa e para o ensino de física e ciências. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21090 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21090 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21090/16978 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 29 n. 4 (2013) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711120854876160 |