Abordagem comunicativa, argumentação e objetivos didáticos: um episódio de sala de aula de física gerenciado por um estagiário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Rodrigo Drumond
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: do Nascimento, Silvania Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21090
Resumo: Neste trabalho apresentamos análises articuladas de um episódio de regência em sala de aula de física do ensino médio e da sua utilização como instrumento formador em uma disciplina de Prática de Ensino de Física. O objetivo principal é discutir, pelas articulações das análises, as relações no discurso dos elementos da tríade analítica “abordagem comunicativa / argumentação / objetivos didáticos”. A metodologia consistiu, de uma análise interacional para a definição da emergência do discurso dialógico e de uma análise proposicional para a identificação da estrutura argumentativa. Os objetivos didáticos foram aferidos pela intencionalidade da ação explicitada na interação professor e aluno. A análise evidencia a dificuldade dos alunos identificarem a diferença entre uma sequencia argumentativa e uma explicativa e, a partir delas, inferir os objetivos pedagógicos do professor. Concluímos levantando as implicações dessa análise e perspectiva para a pesquisa e para o ensino de física e ciências. 
id UFMG-5_41f266d2dac5a46414fb7cd2023aa42b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21090
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Abordagem comunicativa, argumentação e objetivos didáticos: um episódio de sala de aula de física gerenciado por um estagiárioFormação de professoresabordagem comunicativaargumentaçãoobjetivos didáticos.Neste trabalho apresentamos análises articuladas de um episódio de regência em sala de aula de física do ensino médio e da sua utilização como instrumento formador em uma disciplina de Prática de Ensino de Física. O objetivo principal é discutir, pelas articulações das análises, as relações no discurso dos elementos da tríade analítica “abordagem comunicativa / argumentação / objetivos didáticos”. A metodologia consistiu, de uma análise interacional para a definição da emergência do discurso dialógico e de uma análise proposicional para a identificação da estrutura argumentativa. Os objetivos didáticos foram aferidos pela intencionalidade da ação explicitada na interação professor e aluno. A análise evidencia a dificuldade dos alunos identificarem a diferença entre uma sequencia argumentativa e uma explicativa e, a partir delas, inferir os objetivos pedagógicos do professor. Concluímos levantando as implicações dessa análise e perspectiva para a pesquisa e para o ensino de física e ciências. Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21090Educação em Revista ; v. 29 n. 4 (2013)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21090/16978Copyright (c) 2014 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Rodrigo Drumonddo Nascimento, Silvania Sousa2023-05-29T14:40:56Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21090Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:40:56Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem comunicativa, argumentação e objetivos didáticos: um episódio de sala de aula de física gerenciado por um estagiário
title Abordagem comunicativa, argumentação e objetivos didáticos: um episódio de sala de aula de física gerenciado por um estagiário
spellingShingle Abordagem comunicativa, argumentação e objetivos didáticos: um episódio de sala de aula de física gerenciado por um estagiário
Vieira, Rodrigo Drumond
Formação de professores
abordagem comunicativa
argumentação
objetivos didáticos.
title_short Abordagem comunicativa, argumentação e objetivos didáticos: um episódio de sala de aula de física gerenciado por um estagiário
title_full Abordagem comunicativa, argumentação e objetivos didáticos: um episódio de sala de aula de física gerenciado por um estagiário
title_fullStr Abordagem comunicativa, argumentação e objetivos didáticos: um episódio de sala de aula de física gerenciado por um estagiário
title_full_unstemmed Abordagem comunicativa, argumentação e objetivos didáticos: um episódio de sala de aula de física gerenciado por um estagiário
title_sort Abordagem comunicativa, argumentação e objetivos didáticos: um episódio de sala de aula de física gerenciado por um estagiário
author Vieira, Rodrigo Drumond
author_facet Vieira, Rodrigo Drumond
do Nascimento, Silvania Sousa
author_role author
author2 do Nascimento, Silvania Sousa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Rodrigo Drumond
do Nascimento, Silvania Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
abordagem comunicativa
argumentação
objetivos didáticos.
topic Formação de professores
abordagem comunicativa
argumentação
objetivos didáticos.
description Neste trabalho apresentamos análises articuladas de um episódio de regência em sala de aula de física do ensino médio e da sua utilização como instrumento formador em uma disciplina de Prática de Ensino de Física. O objetivo principal é discutir, pelas articulações das análises, as relações no discurso dos elementos da tríade analítica “abordagem comunicativa / argumentação / objetivos didáticos”. A metodologia consistiu, de uma análise interacional para a definição da emergência do discurso dialógico e de uma análise proposicional para a identificação da estrutura argumentativa. Os objetivos didáticos foram aferidos pela intencionalidade da ação explicitada na interação professor e aluno. A análise evidencia a dificuldade dos alunos identificarem a diferença entre uma sequencia argumentativa e uma explicativa e, a partir delas, inferir os objetivos pedagógicos do professor. Concluímos levantando as implicações dessa análise e perspectiva para a pesquisa e para o ensino de física e ciências. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21090
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21090/16978
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 29 n. 4 (2013)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711120854876160