O jogo e a “Escola Nova” no contexto da sala de aula: Maceió, 1927-1931.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grillo, Rogério de Melo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21261
Resumo: O presente artigo tem como objetivo descrever os discursos de intelectuais da educação brasileira, concernente ao jogo na escola, nas décadas de 1920 e 1930. Para tanto, o estudo teve como fontes artigos publicados na “Revista de Ensino” (1927-1931). O corpo documental foi constituído por 24 edições do periódico, publicado no Brasil, especificamente, em Maceió/AL, no período de 1927 a 1931. Esse recorte temporal evidencia uma época de profunda transformação na educação brasileira, já que se dava início à inclusão das ideias escolanovistas em vários estados do país. Ademais, a análise dos documentos supracitados fundamentou a construção de uma narrativa, que contextualiza as concepções de jogo na escola, segundo o debate escolanovista brasileiro. Ressalta-se que tais concepções vislumbram discursos sobre o jogo como um importante recurso didático e meio de escamotear os conteúdos escolares, mediante um “ensino lúdico” centrado na criança.Palavras-Chave: Jogo; Brincadeira; Escola Nova; Educação Ativa; Recurso Didático.
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