Educação, trabalho e sociedade: um olhar na história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FILHO, Luciano Mendes de Faria
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42394
Resumo: É nosso propósito enfatizar, aqui, que a escola, no início deste século, em Minas Gerais, era defendida pela burguesia como um mecanismo, dentre outros, para educar o futuro trabalhador segundo a ótica capitalista, isto é, disciplinado, comedido e "bom cidadão". Ressaltamos ainda que, para cumprir o objetivo proposto, a escola pública primária e outros centros educativos não deveriam, nem poderiam, ser centros de aprendizagem do "saber socialmente acumulado", mas, fundamentalmente, de aprendizado da sujeição à organização do trabalho, da disciplina e da moral capitalista, elementos fundamentais para a consolidação da emergente sociedade capitalista sob o signo do trabalho assalariado.
id UFMG-5_4c214d900fffe4dde3ebd17e420673f5
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/42394
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Educação, trabalho e sociedade: um olhar na históriaEducaçãotrabalhosociedadeÉ nosso propósito enfatizar, aqui, que a escola, no início deste século, em Minas Gerais, era defendida pela burguesia como um mecanismo, dentre outros, para educar o futuro trabalhador segundo a ótica capitalista, isto é, disciplinado, comedido e "bom cidadão". Ressaltamos ainda que, para cumprir o objetivo proposto, a escola pública primária e outros centros educativos não deveriam, nem poderiam, ser centros de aprendizagem do "saber socialmente acumulado", mas, fundamentalmente, de aprendizado da sujeição à organização do trabalho, da disciplina e da moral capitalista, elementos fundamentais para a consolidação da emergente sociedade capitalista sob o signo do trabalho assalariado.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42394Educação em Revista ; v. 4 n. 08 (1988): Edição 041982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42394/32335Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFILHO, Luciano Mendes de Faria2023-05-29T13:03:28Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42394Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T13:03:28Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação, trabalho e sociedade: um olhar na história
title Educação, trabalho e sociedade: um olhar na história
spellingShingle Educação, trabalho e sociedade: um olhar na história
FILHO, Luciano Mendes de Faria
Educação
trabalho
sociedade
title_short Educação, trabalho e sociedade: um olhar na história
title_full Educação, trabalho e sociedade: um olhar na história
title_fullStr Educação, trabalho e sociedade: um olhar na história
title_full_unstemmed Educação, trabalho e sociedade: um olhar na história
title_sort Educação, trabalho e sociedade: um olhar na história
author FILHO, Luciano Mendes de Faria
author_facet FILHO, Luciano Mendes de Faria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FILHO, Luciano Mendes de Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
trabalho
sociedade
topic Educação
trabalho
sociedade
description É nosso propósito enfatizar, aqui, que a escola, no início deste século, em Minas Gerais, era defendida pela burguesia como um mecanismo, dentre outros, para educar o futuro trabalhador segundo a ótica capitalista, isto é, disciplinado, comedido e "bom cidadão". Ressaltamos ainda que, para cumprir o objetivo proposto, a escola pública primária e outros centros educativos não deveriam, nem poderiam, ser centros de aprendizagem do "saber socialmente acumulado", mas, fundamentalmente, de aprendizado da sujeição à organização do trabalho, da disciplina e da moral capitalista, elementos fundamentais para a consolidação da emergente sociedade capitalista sob o signo do trabalho assalariado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42394
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42394/32335
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 4 n. 08 (1988): Edição 04
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711125279866880