A INFÂNCIA, O BRINCAR E O JOGAR: REFLEXÕES A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE NORBERT ELIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Vinicius Machado de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Souza, Juliano de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21294
Resumo: A fase em que se estabelece a infância é um período essencial na vida dos seres humanos, não só para o desenvolvimento físico e cognitivo, mas também para o desenvolvimento social, cujo qual é um aspecto de suma importância frente a convivência em sociedade. Contudo, apesar do reconhecimento desta importante etapa do desenvolvimento humano, estudos sob o ponto de vista sociológico têm sido pouco explorados na literatura. Partindo deste cenário e sabendo então da incipiente investigação sobre o tema na esteira das ciências sociais, o presente texto tem como desiderato contextualizar o papel da infância e de suas atividades, tais como o brincar e o jogar, no contexto do processo civilizador e também partir de outros referenciais teóricos do sociólogo alemão Norbert Elias.
id UFMG-5_4d4b9feca67b3d7f90994e5fb5802177
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21294
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling A INFÂNCIA, O BRINCAR E O JOGAR: REFLEXÕES A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE NORBERT ELIASEducaçãoA fase em que se estabelece a infância é um período essencial na vida dos seres humanos, não só para o desenvolvimento físico e cognitivo, mas também para o desenvolvimento social, cujo qual é um aspecto de suma importância frente a convivência em sociedade. Contudo, apesar do reconhecimento desta importante etapa do desenvolvimento humano, estudos sob o ponto de vista sociológico têm sido pouco explorados na literatura. Partindo deste cenário e sabendo então da incipiente investigação sobre o tema na esteira das ciências sociais, o presente texto tem como desiderato contextualizar o papel da infância e de suas atividades, tais como o brincar e o jogar, no contexto do processo civilizador e também partir de outros referenciais teóricos do sociólogo alemão Norbert Elias.Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesArtigo; ensaio.application/x-ziptext/htmlhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21294Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21294/17223https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21294/17224Copyright (c) 2018 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Vinicius Machado deSouza, Juliano de2023-05-30T14:06:09Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21294Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T14:06:09Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A INFÂNCIA, O BRINCAR E O JOGAR: REFLEXÕES A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE NORBERT ELIAS
title A INFÂNCIA, O BRINCAR E O JOGAR: REFLEXÕES A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE NORBERT ELIAS
spellingShingle A INFÂNCIA, O BRINCAR E O JOGAR: REFLEXÕES A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE NORBERT ELIAS
Oliveira, Vinicius Machado de
Educação
title_short A INFÂNCIA, O BRINCAR E O JOGAR: REFLEXÕES A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE NORBERT ELIAS
title_full A INFÂNCIA, O BRINCAR E O JOGAR: REFLEXÕES A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE NORBERT ELIAS
title_fullStr A INFÂNCIA, O BRINCAR E O JOGAR: REFLEXÕES A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE NORBERT ELIAS
title_full_unstemmed A INFÂNCIA, O BRINCAR E O JOGAR: REFLEXÕES A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE NORBERT ELIAS
title_sort A INFÂNCIA, O BRINCAR E O JOGAR: REFLEXÕES A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE NORBERT ELIAS
author Oliveira, Vinicius Machado de
author_facet Oliveira, Vinicius Machado de
Souza, Juliano de
author_role author
author2 Souza, Juliano de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Vinicius Machado de
Souza, Juliano de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description A fase em que se estabelece a infância é um período essencial na vida dos seres humanos, não só para o desenvolvimento físico e cognitivo, mas também para o desenvolvimento social, cujo qual é um aspecto de suma importância frente a convivência em sociedade. Contudo, apesar do reconhecimento desta importante etapa do desenvolvimento humano, estudos sob o ponto de vista sociológico têm sido pouco explorados na literatura. Partindo deste cenário e sabendo então da incipiente investigação sobre o tema na esteira das ciências sociais, o presente texto tem como desiderato contextualizar o papel da infância e de suas atividades, tais como o brincar e o jogar, no contexto do processo civilizador e também partir de outros referenciais teóricos do sociólogo alemão Norbert Elias.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Artigo; ensaio.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21294
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21294/17223
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21294/17224
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/x-zip
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121855217664