Pelos caminhos da universitarização: Reflexões a partir da masterização dos IUFM franceses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarti, Flavia Medeiros
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21096
Resumo: O artigo problematiza as vinculações comumente estabelecidas entre a universitarização da formação docente e o movimento de profissionalização e, portanto, de valorização do magistério. O tema é discutido a partir dos resultados de uma pesquisa sobre o lugar que os professores da Educação Básica assumem no campo da formação docente, hoje internacionalmente caracterizado pela universitarização do magistério. Tomando o contexto francês como referência, a investigação focalizou o espaço que os professores formadores, tradicionalmente atuantes nos estágios curriculares docentes e no interior dos IUFM, ocupam na formação para o magistério que, naquele país, fora recentemente elevada ao nível mestrado e incorporada à estrutura universitária. Os desafios então enfretados por esses formadores sugerem que a universitarização, sob certas condições, pode fragilizar significativamente a dimensão sócio-profissional da formação inicial docente, comprometendo a legitimidade dessa modalidade de formação no campo educativo e produzindo um cenário paradoxalmente próximo à anti-universitarização.
id UFMG-5_50160310abd66908722fb3b717349998
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21096
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Pelos caminhos da universitarização: Reflexões a partir da masterização dos IUFM francesesFormação de professoresprofissionalização do magistériouniversitarizaçãoformadores de professoresO artigo problematiza as vinculações comumente estabelecidas entre a universitarização da formação docente e o movimento de profissionalização e, portanto, de valorização do magistério. O tema é discutido a partir dos resultados de uma pesquisa sobre o lugar que os professores da Educação Básica assumem no campo da formação docente, hoje internacionalmente caracterizado pela universitarização do magistério. Tomando o contexto francês como referência, a investigação focalizou o espaço que os professores formadores, tradicionalmente atuantes nos estágios curriculares docentes e no interior dos IUFM, ocupam na formação para o magistério que, naquele país, fora recentemente elevada ao nível mestrado e incorporada à estrutura universitária. Os desafios então enfretados por esses formadores sugerem que a universitarização, sob certas condições, pode fragilizar significativamente a dimensão sócio-profissional da formação inicial docente, comprometendo a legitimidade dessa modalidade de formação no campo educativo e produzindo um cenário paradoxalmente próximo à anti-universitarização.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21096Educação em Revista ; v. 29 n. 4 (2013)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21096/16983Copyright (c) 2014 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSarti, Flavia Medeiros2023-05-29T14:40:38Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21096Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:40:38Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Pelos caminhos da universitarização: Reflexões a partir da masterização dos IUFM franceses
title Pelos caminhos da universitarização: Reflexões a partir da masterização dos IUFM franceses
spellingShingle Pelos caminhos da universitarização: Reflexões a partir da masterização dos IUFM franceses
Sarti, Flavia Medeiros
Formação de professores
profissionalização do magistério
universitarização
formadores de professores
title_short Pelos caminhos da universitarização: Reflexões a partir da masterização dos IUFM franceses
title_full Pelos caminhos da universitarização: Reflexões a partir da masterização dos IUFM franceses
title_fullStr Pelos caminhos da universitarização: Reflexões a partir da masterização dos IUFM franceses
title_full_unstemmed Pelos caminhos da universitarização: Reflexões a partir da masterização dos IUFM franceses
title_sort Pelos caminhos da universitarização: Reflexões a partir da masterização dos IUFM franceses
author Sarti, Flavia Medeiros
author_facet Sarti, Flavia Medeiros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarti, Flavia Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
profissionalização do magistério
universitarização
formadores de professores
topic Formação de professores
profissionalização do magistério
universitarização
formadores de professores
description O artigo problematiza as vinculações comumente estabelecidas entre a universitarização da formação docente e o movimento de profissionalização e, portanto, de valorização do magistério. O tema é discutido a partir dos resultados de uma pesquisa sobre o lugar que os professores da Educação Básica assumem no campo da formação docente, hoje internacionalmente caracterizado pela universitarização do magistério. Tomando o contexto francês como referência, a investigação focalizou o espaço que os professores formadores, tradicionalmente atuantes nos estágios curriculares docentes e no interior dos IUFM, ocupam na formação para o magistério que, naquele país, fora recentemente elevada ao nível mestrado e incorporada à estrutura universitária. Os desafios então enfretados por esses formadores sugerem que a universitarização, sob certas condições, pode fragilizar significativamente a dimensão sócio-profissional da formação inicial docente, comprometendo a legitimidade dessa modalidade de formação no campo educativo e produzindo um cenário paradoxalmente próximo à anti-universitarização.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21096
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21096/16983
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 29 n. 4 (2013)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711120861167616