A HERANÇA MODERNA DISCIPLINAR E CONTROLE DOS CORPOS: QUANDO A ESCOLA SE PARECE COM UMA “GAIOLA”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrari, Anderson
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Dinali, Wescley
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21006
Resumo: Este artigo foi escrito a partir de uma pesquisa realizada no C. A. João XXIII/ UFJF no ano de 2010. Tomamos como inspiração a palavra “gaiola” para problematizar como a escola foi se constituindo como um espaço em que uma de suas funções é enclausurar os corpos para melhor controlá-los sob uma perspectiva disciplinar. Para isso buscamos as aproximações entre a pós estruturalismo e as teorizações de Michel Foucault. Isso significa dizer que estamos interessados nos discursos e práticas que constituem os sujeitos e sobre as relações de poder que envolvem conflitos, negociações, avanços e recuos. Aproximações que nos possibilitam assumir as escolas, os alunos e suas identidades como categorias em constante construção social, cultural e discursiva, e por isso, instáveis e incompletas. Pretendemos problematizar a construção do sujeito, moderno e atual, como objeto e produto das relações de poder/saber. Palavras chaves: disciplina – sujeitos – escolas
id UFMG-5_55817176ffae26cc97c85811d6aef689
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21006
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling A HERANÇA MODERNA DISCIPLINAR E CONTROLE DOS CORPOS: QUANDO A ESCOLA SE PARECE COM UMA “GAIOLA”Este artigo foi escrito a partir de uma pesquisa realizada no C. A. João XXIII/ UFJF no ano de 2010. Tomamos como inspiração a palavra “gaiola” para problematizar como a escola foi se constituindo como um espaço em que uma de suas funções é enclausurar os corpos para melhor controlá-los sob uma perspectiva disciplinar. Para isso buscamos as aproximações entre a pós estruturalismo e as teorizações de Michel Foucault. Isso significa dizer que estamos interessados nos discursos e práticas que constituem os sujeitos e sobre as relações de poder que envolvem conflitos, negociações, avanços e recuos. Aproximações que nos possibilitam assumir as escolas, os alunos e suas identidades como categorias em constante construção social, cultural e discursiva, e por isso, instáveis e incompletas. Pretendemos problematizar a construção do sujeito, moderno e atual, como objeto e produto das relações de poder/saber. Palavras chaves: disciplina – sujeitos – escolasEducação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21006Educação em Revista ; v. 28 n. 2 (2012)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21006/30521https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21006/16891Copyright (c) 2012 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerrari, AndersonDinali, Wescley2023-05-29T14:23:00Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21006Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:23Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A HERANÇA MODERNA DISCIPLINAR E CONTROLE DOS CORPOS: QUANDO A ESCOLA SE PARECE COM UMA “GAIOLA”
title A HERANÇA MODERNA DISCIPLINAR E CONTROLE DOS CORPOS: QUANDO A ESCOLA SE PARECE COM UMA “GAIOLA”
spellingShingle A HERANÇA MODERNA DISCIPLINAR E CONTROLE DOS CORPOS: QUANDO A ESCOLA SE PARECE COM UMA “GAIOLA”
Ferrari, Anderson
title_short A HERANÇA MODERNA DISCIPLINAR E CONTROLE DOS CORPOS: QUANDO A ESCOLA SE PARECE COM UMA “GAIOLA”
title_full A HERANÇA MODERNA DISCIPLINAR E CONTROLE DOS CORPOS: QUANDO A ESCOLA SE PARECE COM UMA “GAIOLA”
title_fullStr A HERANÇA MODERNA DISCIPLINAR E CONTROLE DOS CORPOS: QUANDO A ESCOLA SE PARECE COM UMA “GAIOLA”
title_full_unstemmed A HERANÇA MODERNA DISCIPLINAR E CONTROLE DOS CORPOS: QUANDO A ESCOLA SE PARECE COM UMA “GAIOLA”
title_sort A HERANÇA MODERNA DISCIPLINAR E CONTROLE DOS CORPOS: QUANDO A ESCOLA SE PARECE COM UMA “GAIOLA”
author Ferrari, Anderson
author_facet Ferrari, Anderson
Dinali, Wescley
author_role author
author2 Dinali, Wescley
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrari, Anderson
Dinali, Wescley
description Este artigo foi escrito a partir de uma pesquisa realizada no C. A. João XXIII/ UFJF no ano de 2010. Tomamos como inspiração a palavra “gaiola” para problematizar como a escola foi se constituindo como um espaço em que uma de suas funções é enclausurar os corpos para melhor controlá-los sob uma perspectiva disciplinar. Para isso buscamos as aproximações entre a pós estruturalismo e as teorizações de Michel Foucault. Isso significa dizer que estamos interessados nos discursos e práticas que constituem os sujeitos e sobre as relações de poder que envolvem conflitos, negociações, avanços e recuos. Aproximações que nos possibilitam assumir as escolas, os alunos e suas identidades como categorias em constante construção social, cultural e discursiva, e por isso, instáveis e incompletas. Pretendemos problematizar a construção do sujeito, moderno e atual, como objeto e produto das relações de poder/saber. Palavras chaves: disciplina – sujeitos – escolas
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21006
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21006/30521
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21006/16891
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 28 n. 2 (2012)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711120761552896