A HERANÇA MODERNA DISCIPLINAR E CONTROLE DOS CORPOS: QUANDO A ESCOLA SE PARECE COM UMA “GAIOLA”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21006 |
Resumo: | Este artigo foi escrito a partir de uma pesquisa realizada no C. A. João XXIII/ UFJF no ano de 2010. Tomamos como inspiração a palavra “gaiola” para problematizar como a escola foi se constituindo como um espaço em que uma de suas funções é enclausurar os corpos para melhor controlá-los sob uma perspectiva disciplinar. Para isso buscamos as aproximações entre a pós estruturalismo e as teorizações de Michel Foucault. Isso significa dizer que estamos interessados nos discursos e práticas que constituem os sujeitos e sobre as relações de poder que envolvem conflitos, negociações, avanços e recuos. Aproximações que nos possibilitam assumir as escolas, os alunos e suas identidades como categorias em constante construção social, cultural e discursiva, e por isso, instáveis e incompletas. Pretendemos problematizar a construção do sujeito, moderno e atual, como objeto e produto das relações de poder/saber. Palavras chaves: disciplina – sujeitos – escolas |
id |
UFMG-5_55817176ffae26cc97c85811d6aef689 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21006 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A HERANÇA MODERNA DISCIPLINAR E CONTROLE DOS CORPOS: QUANDO A ESCOLA SE PARECE COM UMA “GAIOLA”Este artigo foi escrito a partir de uma pesquisa realizada no C. A. João XXIII/ UFJF no ano de 2010. Tomamos como inspiração a palavra “gaiola” para problematizar como a escola foi se constituindo como um espaço em que uma de suas funções é enclausurar os corpos para melhor controlá-los sob uma perspectiva disciplinar. Para isso buscamos as aproximações entre a pós estruturalismo e as teorizações de Michel Foucault. Isso significa dizer que estamos interessados nos discursos e práticas que constituem os sujeitos e sobre as relações de poder que envolvem conflitos, negociações, avanços e recuos. Aproximações que nos possibilitam assumir as escolas, os alunos e suas identidades como categorias em constante construção social, cultural e discursiva, e por isso, instáveis e incompletas. Pretendemos problematizar a construção do sujeito, moderno e atual, como objeto e produto das relações de poder/saber. Palavras chaves: disciplina – sujeitos – escolasEducação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21006Educação em Revista ; v. 28 n. 2 (2012)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21006/30521https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21006/16891Copyright (c) 2012 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerrari, AndersonDinali, Wescley2023-05-29T14:23:00Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21006Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:23Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A HERANÇA MODERNA DISCIPLINAR E CONTROLE DOS CORPOS: QUANDO A ESCOLA SE PARECE COM UMA “GAIOLA” |
title |
A HERANÇA MODERNA DISCIPLINAR E CONTROLE DOS CORPOS: QUANDO A ESCOLA SE PARECE COM UMA “GAIOLA” |
spellingShingle |
A HERANÇA MODERNA DISCIPLINAR E CONTROLE DOS CORPOS: QUANDO A ESCOLA SE PARECE COM UMA “GAIOLA” Ferrari, Anderson |
title_short |
A HERANÇA MODERNA DISCIPLINAR E CONTROLE DOS CORPOS: QUANDO A ESCOLA SE PARECE COM UMA “GAIOLA” |
title_full |
A HERANÇA MODERNA DISCIPLINAR E CONTROLE DOS CORPOS: QUANDO A ESCOLA SE PARECE COM UMA “GAIOLA” |
title_fullStr |
A HERANÇA MODERNA DISCIPLINAR E CONTROLE DOS CORPOS: QUANDO A ESCOLA SE PARECE COM UMA “GAIOLA” |
title_full_unstemmed |
A HERANÇA MODERNA DISCIPLINAR E CONTROLE DOS CORPOS: QUANDO A ESCOLA SE PARECE COM UMA “GAIOLA” |
title_sort |
A HERANÇA MODERNA DISCIPLINAR E CONTROLE DOS CORPOS: QUANDO A ESCOLA SE PARECE COM UMA “GAIOLA” |
author |
Ferrari, Anderson |
author_facet |
Ferrari, Anderson Dinali, Wescley |
author_role |
author |
author2 |
Dinali, Wescley |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferrari, Anderson Dinali, Wescley |
description |
Este artigo foi escrito a partir de uma pesquisa realizada no C. A. João XXIII/ UFJF no ano de 2010. Tomamos como inspiração a palavra “gaiola” para problematizar como a escola foi se constituindo como um espaço em que uma de suas funções é enclausurar os corpos para melhor controlá-los sob uma perspectiva disciplinar. Para isso buscamos as aproximações entre a pós estruturalismo e as teorizações de Michel Foucault. Isso significa dizer que estamos interessados nos discursos e práticas que constituem os sujeitos e sobre as relações de poder que envolvem conflitos, negociações, avanços e recuos. Aproximações que nos possibilitam assumir as escolas, os alunos e suas identidades como categorias em constante construção social, cultural e discursiva, e por isso, instáveis e incompletas. Pretendemos problematizar a construção do sujeito, moderno e atual, como objeto e produto das relações de poder/saber. Palavras chaves: disciplina – sujeitos – escolas |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21006 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21006/30521 https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21006/16891 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 28 n. 2 (2012) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711120761552896 |