OLHARES JUVENIS PARA AS ESCOLAS: gaiolas ou asas?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
DOI: | 10.22196/rp.v22i0.5612 |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5612 |
Resumo: | Frente às desigualdades educacionais ao longo da história da educação no Ensino Médio (EM), o presente artigo tem por objetivo mapear as percepções juvenis sobre a escola, sua função e o sentido de se frequentar tal etapa. Para tanto, foram realizados grupos focais com 32 Jovens matriculados em três escolas públicas situadas no município de Uberaba-MG. Os dados foram interpretados à luz da Análise de Conteúdo, por meio de categorias estabelecidas a priori: (i) perfil dos jovens; (ii) história de vida e trajetória escolar; (iii) percepção sobre a escola e a educação; (iv) relações sociais na escola e (v) que escola criticam e que escola querem. Os resultados sugerem “escolas-asas”, com estudantes autores de seus percursos formativos. Jovens que precisam ser ouvidos e considerados, o que evidencia a necessidade de uma relação dialógica na instituição escolar. |
id |
UNOCHAPO-1_e70524062231089ce694f7240c7d411a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5612 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
spelling |
OLHARES JUVENIS PARA AS ESCOLAS: gaiolas ou asas?JovemEnsino MédioEscolaJuventudesFrente às desigualdades educacionais ao longo da história da educação no Ensino Médio (EM), o presente artigo tem por objetivo mapear as percepções juvenis sobre a escola, sua função e o sentido de se frequentar tal etapa. Para tanto, foram realizados grupos focais com 32 Jovens matriculados em três escolas públicas situadas no município de Uberaba-MG. Os dados foram interpretados à luz da Análise de Conteúdo, por meio de categorias estabelecidas a priori: (i) perfil dos jovens; (ii) história de vida e trajetória escolar; (iii) percepção sobre a escola e a educação; (iv) relações sociais na escola e (v) que escola criticam e que escola querem. Os resultados sugerem “escolas-asas”, com estudantes autores de seus percursos formativos. Jovens que precisam ser ouvidos e considerados, o que evidencia a necessidade de uma relação dialógica na instituição escolar.Unochapecó2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/561210.22196/rp.v22i0.5612Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-22Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-221984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5612/3206Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Mônica IzildaBovolenta Ovigli, Daniel Fernando2020-08-26T17:45:25Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5612Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-08-26T17:45:25Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OLHARES JUVENIS PARA AS ESCOLAS: gaiolas ou asas? |
title |
OLHARES JUVENIS PARA AS ESCOLAS: gaiolas ou asas? |
spellingShingle |
OLHARES JUVENIS PARA AS ESCOLAS: gaiolas ou asas? OLHARES JUVENIS PARA AS ESCOLAS: gaiolas ou asas? da Silva, Mônica Izilda Jovem Ensino Médio Escola Juventudes da Silva, Mônica Izilda Jovem Ensino Médio Escola Juventudes |
title_short |
OLHARES JUVENIS PARA AS ESCOLAS: gaiolas ou asas? |
title_full |
OLHARES JUVENIS PARA AS ESCOLAS: gaiolas ou asas? |
title_fullStr |
OLHARES JUVENIS PARA AS ESCOLAS: gaiolas ou asas? OLHARES JUVENIS PARA AS ESCOLAS: gaiolas ou asas? |
title_full_unstemmed |
OLHARES JUVENIS PARA AS ESCOLAS: gaiolas ou asas? OLHARES JUVENIS PARA AS ESCOLAS: gaiolas ou asas? |
title_sort |
OLHARES JUVENIS PARA AS ESCOLAS: gaiolas ou asas? |
author |
da Silva, Mônica Izilda |
author_facet |
da Silva, Mônica Izilda da Silva, Mônica Izilda Bovolenta Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Daniel Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Bovolenta Ovigli, Daniel Fernando |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Mônica Izilda Bovolenta Ovigli, Daniel Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jovem Ensino Médio Escola Juventudes |
topic |
Jovem Ensino Médio Escola Juventudes |
description |
Frente às desigualdades educacionais ao longo da história da educação no Ensino Médio (EM), o presente artigo tem por objetivo mapear as percepções juvenis sobre a escola, sua função e o sentido de se frequentar tal etapa. Para tanto, foram realizados grupos focais com 32 Jovens matriculados em três escolas públicas situadas no município de Uberaba-MG. Os dados foram interpretados à luz da Análise de Conteúdo, por meio de categorias estabelecidas a priori: (i) perfil dos jovens; (ii) história de vida e trajetória escolar; (iii) percepção sobre a escola e a educação; (iv) relações sociais na escola e (v) que escola criticam e que escola querem. Os resultados sugerem “escolas-asas”, com estudantes autores de seus percursos formativos. Jovens que precisam ser ouvidos e considerados, o que evidencia a necessidade de uma relação dialógica na instituição escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5612 10.22196/rp.v22i0.5612 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5612 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.5612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5612/3206 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-22 Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-22 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1822180483970105344 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.5612 |