OLHARES JUVENIS PARA AS ESCOLAS: gaiolas ou asas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Mônica Izilda
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bovolenta Ovigli, Daniel Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5612
Resumo: Frente às desigualdades educacionais ao longo da história da educação no Ensino Médio (EM), o presente artigo tem por objetivo mapear as percepções juvenis sobre a escola, sua função e o sentido de se frequentar tal etapa. Para tanto, foram realizados grupos focais com 32 Jovens matriculados em três escolas públicas situadas no município de Uberaba-MG. Os dados foram interpretados à luz da Análise de Conteúdo, por meio de categorias estabelecidas a priori: (i) perfil dos jovens; (ii) história de vida e trajetória escolar; (iii) percepção sobre a escola e a educação; (iv) relações sociais na escola e (v) que escola criticam e que escola querem. Os resultados sugerem “escolas-asas”, com estudantes autores de seus percursos formativos. Jovens que precisam ser ouvidos e considerados, o que evidencia a necessidade de uma relação dialógica na instituição escolar.
id UNOCHAPO-1_e70524062231089ce694f7240c7d411a
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5612
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling OLHARES JUVENIS PARA AS ESCOLAS: gaiolas ou asas?JovemEnsino MédioEscolaJuventudesFrente às desigualdades educacionais ao longo da história da educação no Ensino Médio (EM), o presente artigo tem por objetivo mapear as percepções juvenis sobre a escola, sua função e o sentido de se frequentar tal etapa. Para tanto, foram realizados grupos focais com 32 Jovens matriculados em três escolas públicas situadas no município de Uberaba-MG. Os dados foram interpretados à luz da Análise de Conteúdo, por meio de categorias estabelecidas a priori: (i) perfil dos jovens; (ii) história de vida e trajetória escolar; (iii) percepção sobre a escola e a educação; (iv) relações sociais na escola e (v) que escola criticam e que escola querem. Os resultados sugerem “escolas-asas”, com estudantes autores de seus percursos formativos. Jovens que precisam ser ouvidos e considerados, o que evidencia a necessidade de uma relação dialógica na instituição escolar.Unochapecó2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/561210.22196/rp.v22i0.5612Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-22Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-221984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5612/3206Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Mônica IzildaBovolenta Ovigli, Daniel Fernando2020-08-26T17:45:25Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5612Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-08-26T17:45:25Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv OLHARES JUVENIS PARA AS ESCOLAS: gaiolas ou asas?
title OLHARES JUVENIS PARA AS ESCOLAS: gaiolas ou asas?
spellingShingle OLHARES JUVENIS PARA AS ESCOLAS: gaiolas ou asas?
da Silva, Mônica Izilda
Jovem
Ensino Médio
Escola
Juventudes
title_short OLHARES JUVENIS PARA AS ESCOLAS: gaiolas ou asas?
title_full OLHARES JUVENIS PARA AS ESCOLAS: gaiolas ou asas?
title_fullStr OLHARES JUVENIS PARA AS ESCOLAS: gaiolas ou asas?
title_full_unstemmed OLHARES JUVENIS PARA AS ESCOLAS: gaiolas ou asas?
title_sort OLHARES JUVENIS PARA AS ESCOLAS: gaiolas ou asas?
author da Silva, Mônica Izilda
author_facet da Silva, Mônica Izilda
Bovolenta Ovigli, Daniel Fernando
author_role author
author2 Bovolenta Ovigli, Daniel Fernando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Mônica Izilda
Bovolenta Ovigli, Daniel Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Jovem
Ensino Médio
Escola
Juventudes
topic Jovem
Ensino Médio
Escola
Juventudes
description Frente às desigualdades educacionais ao longo da história da educação no Ensino Médio (EM), o presente artigo tem por objetivo mapear as percepções juvenis sobre a escola, sua função e o sentido de se frequentar tal etapa. Para tanto, foram realizados grupos focais com 32 Jovens matriculados em três escolas públicas situadas no município de Uberaba-MG. Os dados foram interpretados à luz da Análise de Conteúdo, por meio de categorias estabelecidas a priori: (i) perfil dos jovens; (ii) história de vida e trajetória escolar; (iii) percepção sobre a escola e a educação; (iv) relações sociais na escola e (v) que escola criticam e que escola querem. Os resultados sugerem “escolas-asas”, com estudantes autores de seus percursos formativos. Jovens que precisam ser ouvidos e considerados, o que evidencia a necessidade de uma relação dialógica na instituição escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5612
10.22196/rp.v22i0.5612
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5612
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.5612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5612/3206
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-22
Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-22
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320996044767232