Compassos e descompassos do fazer pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Nilda
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42725
Resumo: Through the metaphor of music, the author presentsimportant aspects of the daily built history of school are identified: a) the “pedagogização” of knowledge, b) the “grupalização” and c) the creation of a way to “think of thought”. It is also presented an analysis of three documents of different times of Brazilizn Education: The BrazilianLetter of Democratic Education (1946) and One More Time Convoked - A government and people’s manifesto.
id UFMG-5_5665d001b60139ea27b9792fb62437eb
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/42725
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Compassos e descompassos do fazer pedagógicoPrática PedagógicaPedagogia do ConflitoEscolaThrough the metaphor of music, the author presentsimportant aspects of the daily built history of school are identified: a) the “pedagogização” of knowledge, b) the “grupalização” and c) the creation of a way to “think of thought”. It is also presented an analysis of three documents of different times of Brazilizn Education: The BrazilianLetter of Democratic Education (1946) and One More Time Convoked - A government and people’s manifesto.Através da metáfora da música, a autora apresenta aspectos importantes da história quotidianamente construída na escola. Baseando-se na pedagogia do conflito, são identificados três movimentos que compõe "música da escola" : a) a pedagogização do conhecimento, b) a grupalização e c) a criação de um forma de pensar o pensamento. É apresentada uma análise de tres documentos de diferentes épocas, que se referem à realidade brasileira: o Manifesto da Educação Nova (1932), a Carta Brasileira de Educação Democrática (1946) e mais uma vez convocados - Manifesto do Povo e do Governo (1959).Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTexto application/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42725Educação em Revista ; v. 15 n. 30 (1999): Edição 121982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42725/32572Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Nilda2023-05-29T13:43:36Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42725Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T13:43:36Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Compassos e descompassos do fazer pedagógico
title Compassos e descompassos do fazer pedagógico
spellingShingle Compassos e descompassos do fazer pedagógico
Alves, Nilda
Prática Pedagógica
Pedagogia do Conflito
Escola
title_short Compassos e descompassos do fazer pedagógico
title_full Compassos e descompassos do fazer pedagógico
title_fullStr Compassos e descompassos do fazer pedagógico
title_full_unstemmed Compassos e descompassos do fazer pedagógico
title_sort Compassos e descompassos do fazer pedagógico
author Alves, Nilda
author_facet Alves, Nilda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Nilda
dc.subject.por.fl_str_mv Prática Pedagógica
Pedagogia do Conflito
Escola
topic Prática Pedagógica
Pedagogia do Conflito
Escola
description Through the metaphor of music, the author presentsimportant aspects of the daily built history of school are identified: a) the “pedagogização” of knowledge, b) the “grupalização” and c) the creation of a way to “think of thought”. It is also presented an analysis of three documents of different times of Brazilizn Education: The BrazilianLetter of Democratic Education (1946) and One More Time Convoked - A government and people’s manifesto.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42725
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42725/32572
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 15 n. 30 (1999): Edição 12
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711125706637312