O fazer docente no processo de mudança das teorias pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scotuzzi, Claudia Aparecida Sorgon [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3789
http://hdl.handle.net/11449/107360
Resumo: Este artigo constitui uma revisão bibliográfica sobre as diferentes teorias pedagógicas e sua relação com o fazer docente. Apresenta o contraponto entre a escola tradicional, fundamentada na força dos modelos e no estudo dos clássicos da história humana, e a escola nova, que defende a ideia de centralidade na atividade do aluno e em métodos e programas baseados na experiência da criança. Adota, para tanto, o seguinte referencial teórico: Saviani (2008a/2008b), Snyders (1974), Gramsci (1991), Luzuriaga (1961), Bloch (1951), Hernandez (1998), Ball (1994) e Gauthier (1998), entre outros. Propõe uma reflexão sobre a escola como principal recurso estratégico de educação das comunidades humanas e sobre os saberes necessários à profissionalização do ensino. Debate, ainda, as pedagogias adotadas pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, nas últimas décadas, incluindo o novo currículo oficial, e a influência do Estado e do mercado na prática docente.
id UNSP_41b29e622cc99d9dd386cd0a012702b6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/107360
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O fazer docente no processo de mudança das teorias pedagógicasEducaçãoEscola. Prática docente. Teorias pedagógicas.Teorias PedagógicasEste artigo constitui uma revisão bibliográfica sobre as diferentes teorias pedagógicas e sua relação com o fazer docente. Apresenta o contraponto entre a escola tradicional, fundamentada na força dos modelos e no estudo dos clássicos da história humana, e a escola nova, que defende a ideia de centralidade na atividade do aluno e em métodos e programas baseados na experiência da criança. Adota, para tanto, o seguinte referencial teórico: Saviani (2008a/2008b), Snyders (1974), Gramsci (1991), Luzuriaga (1961), Bloch (1951), Hernandez (1998), Ball (1994) e Gauthier (1998), entre outros. Propõe uma reflexão sobre a escola como principal recurso estratégico de educação das comunidades humanas e sobre os saberes necessários à profissionalização do ensino. Debate, ainda, as pedagogias adotadas pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, nas últimas décadas, incluindo o novo currículo oficial, e a influência do Estado e do mercado na prática docente.This article discusses a bibliographic review on the different pedagogical theories and their relations with the make teaching. Introduce the counterpoint between the traditional school, be the basis in virtual models and the study of human history’ classics, and the new school, which defends the idea of centrality in student activity and methods and programs based on the experience of the child. Adopts the theoretical referential: Saviani (2008), Snyders (1974), Gramsci (1991), Luzuriaga (1961), block (1951), Fernando Hernandez (1998), Ball (1994) and Gauthier (1998), among others. Proposes a reflection on the school as main ploy the education of human communities; yet, on the knowledge required for the teaching professionalization. Think the pedagogies taken by the Education Bureau of the São Paulo’ State, in recent decades, including the new official curriculum, and the influences of the State and the market in teaching practice.Unesp AraraquaraUnesp AraraquaraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Scotuzzi, Claudia Aparecida Sorgon [UNESP]2014-06-24T19:54:05Z2014-06-24T19:54:05Z2012-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3789Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 39, 2012, p. 5-15.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/107360ISSN1981-8106-2012-22-39-5-15.pdfEducação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-04T06:14:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/107360Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-04T06:14:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O fazer docente no processo de mudança das teorias pedagógicas
title O fazer docente no processo de mudança das teorias pedagógicas
spellingShingle O fazer docente no processo de mudança das teorias pedagógicas
Scotuzzi, Claudia Aparecida Sorgon [UNESP]
Educação
Escola. Prática docente. Teorias pedagógicas.
Teorias Pedagógicas
title_short O fazer docente no processo de mudança das teorias pedagógicas
title_full O fazer docente no processo de mudança das teorias pedagógicas
title_fullStr O fazer docente no processo de mudança das teorias pedagógicas
title_full_unstemmed O fazer docente no processo de mudança das teorias pedagógicas
title_sort O fazer docente no processo de mudança das teorias pedagógicas
author Scotuzzi, Claudia Aparecida Sorgon [UNESP]
author_facet Scotuzzi, Claudia Aparecida Sorgon [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Scotuzzi, Claudia Aparecida Sorgon [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Escola. Prática docente. Teorias pedagógicas.
Teorias Pedagógicas
topic Educação
Escola. Prática docente. Teorias pedagógicas.
Teorias Pedagógicas
description Este artigo constitui uma revisão bibliográfica sobre as diferentes teorias pedagógicas e sua relação com o fazer docente. Apresenta o contraponto entre a escola tradicional, fundamentada na força dos modelos e no estudo dos clássicos da história humana, e a escola nova, que defende a ideia de centralidade na atividade do aluno e em métodos e programas baseados na experiência da criança. Adota, para tanto, o seguinte referencial teórico: Saviani (2008a/2008b), Snyders (1974), Gramsci (1991), Luzuriaga (1961), Bloch (1951), Hernandez (1998), Ball (1994) e Gauthier (1998), entre outros. Propõe uma reflexão sobre a escola como principal recurso estratégico de educação das comunidades humanas e sobre os saberes necessários à profissionalização do ensino. Debate, ainda, as pedagogias adotadas pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, nas últimas décadas, incluindo o novo currículo oficial, e a influência do Estado e do mercado na prática docente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-13
2014-06-24T19:54:05Z
2014-06-24T19:54:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3789
Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 39, 2012, p. 5-15.
1981-8106
http://hdl.handle.net/11449/107360
ISSN1981-8106-2012-22-39-5-15.pdf
url http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3789
http://hdl.handle.net/11449/107360
identifier_str_mv Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 39, 2012, p. 5-15.
1981-8106
ISSN1981-8106-2012-22-39-5-15.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046794234429440