Ação Crítico-Formativa no Contexto de Formação de Formadores de Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Grassinete C de Albuquerque
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lessa, Angela Brambilla Cavenaghi Themudo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/25019
Resumo: Vivemos em uma sociedade em que os hábitos, costumes, valores e crenças foram modificados em decorrência da globalização e das tecnologias de informação e comunicação que entraram e ocuparam os espaços públicos e privados, de maneira intensa e significativa. A educação, por sua vez, mesmo com alguns avanços pertinentes, ainda presentifica nas salas de aula brasileira o ensino fragmentado, um modelo tradicional descontextualizado da vida cotidiana dos educandos. Ao considerar que é na e pela linguagem que o ser humano interage, este artigo objetiva apresentar uma ação crítico-formativa desenvolvida junto a formadores de língua portuguesa, da Secretaria da Educação do Estado do Acre, na discussão de conceitos de gêneros discursivos, sequência didática e multiletramentos, como possibilidade de transformação dos sujeitos envolvidos. Metodologicamente, ancoramo-nos na Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol) na qual todos os envolvidos atuam, de modo crítico, colaborativo e reflexivo, nas atividades desenvolvidas, de modo a intervir e transformar a realidade existente. Os resultados encontrados verificaram a necessidade de  revisão em: a) conceitos considerados internalizados e, b) no papel do formador como alguém que precisa articular teoria-prática de modo mais colaborativo, crítico e efetivo para com os docentes.    
id UFMG-5_5873633fd880baf2504e10223cf06d0b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/25019
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Ação Crítico-Formativa no Contexto de Formação de Formadores de Língua PortuguesaAção Crítico-formativaformadoreslíngua portuguesaVivemos em uma sociedade em que os hábitos, costumes, valores e crenças foram modificados em decorrência da globalização e das tecnologias de informação e comunicação que entraram e ocuparam os espaços públicos e privados, de maneira intensa e significativa. A educação, por sua vez, mesmo com alguns avanços pertinentes, ainda presentifica nas salas de aula brasileira o ensino fragmentado, um modelo tradicional descontextualizado da vida cotidiana dos educandos. Ao considerar que é na e pela linguagem que o ser humano interage, este artigo objetiva apresentar uma ação crítico-formativa desenvolvida junto a formadores de língua portuguesa, da Secretaria da Educação do Estado do Acre, na discussão de conceitos de gêneros discursivos, sequência didática e multiletramentos, como possibilidade de transformação dos sujeitos envolvidos. Metodologicamente, ancoramo-nos na Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol) na qual todos os envolvidos atuam, de modo crítico, colaborativo e reflexivo, nas atividades desenvolvidas, de modo a intervir e transformar a realidade existente. Os resultados encontrados verificaram a necessidade de  revisão em: a) conceitos considerados internalizados e, b) no papel do formador como alguém que precisa articular teoria-prática de modo mais colaborativo, crítico e efetivo para com os docentes.    Educação em Revista 2023-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Parestextoapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/25019Educação em Revista ; v. 39 (2023)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/25019/36912https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/25019/36913Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Grassinete C de AlbuquerqueLessa, Angela Brambilla Cavenaghi Themudo2023-07-19T13:49:07Zoai:periodicos.ufmg.br:article/25019Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-07-19T13:49:07Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ação Crítico-Formativa no Contexto de Formação de Formadores de Língua Portuguesa
title Ação Crítico-Formativa no Contexto de Formação de Formadores de Língua Portuguesa
spellingShingle Ação Crítico-Formativa no Contexto de Formação de Formadores de Língua Portuguesa
Oliveira, Grassinete C de Albuquerque
Ação Crítico-formativa
formadores
língua portuguesa
title_short Ação Crítico-Formativa no Contexto de Formação de Formadores de Língua Portuguesa
title_full Ação Crítico-Formativa no Contexto de Formação de Formadores de Língua Portuguesa
title_fullStr Ação Crítico-Formativa no Contexto de Formação de Formadores de Língua Portuguesa
title_full_unstemmed Ação Crítico-Formativa no Contexto de Formação de Formadores de Língua Portuguesa
title_sort Ação Crítico-Formativa no Contexto de Formação de Formadores de Língua Portuguesa
author Oliveira, Grassinete C de Albuquerque
author_facet Oliveira, Grassinete C de Albuquerque
Lessa, Angela Brambilla Cavenaghi Themudo
author_role author
author2 Lessa, Angela Brambilla Cavenaghi Themudo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Grassinete C de Albuquerque
Lessa, Angela Brambilla Cavenaghi Themudo
dc.subject.por.fl_str_mv Ação Crítico-formativa
formadores
língua portuguesa
topic Ação Crítico-formativa
formadores
língua portuguesa
description Vivemos em uma sociedade em que os hábitos, costumes, valores e crenças foram modificados em decorrência da globalização e das tecnologias de informação e comunicação que entraram e ocuparam os espaços públicos e privados, de maneira intensa e significativa. A educação, por sua vez, mesmo com alguns avanços pertinentes, ainda presentifica nas salas de aula brasileira o ensino fragmentado, um modelo tradicional descontextualizado da vida cotidiana dos educandos. Ao considerar que é na e pela linguagem que o ser humano interage, este artigo objetiva apresentar uma ação crítico-formativa desenvolvida junto a formadores de língua portuguesa, da Secretaria da Educação do Estado do Acre, na discussão de conceitos de gêneros discursivos, sequência didática e multiletramentos, como possibilidade de transformação dos sujeitos envolvidos. Metodologicamente, ancoramo-nos na Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol) na qual todos os envolvidos atuam, de modo crítico, colaborativo e reflexivo, nas atividades desenvolvidas, de modo a intervir e transformar a realidade existente. Os resultados encontrados verificaram a necessidade de  revisão em: a) conceitos considerados internalizados e, b) no papel do formador como alguém que precisa articular teoria-prática de modo mais colaborativo, crítico e efetivo para com os docentes.    
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/25019
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/25019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/25019/36912
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/25019/36913
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 39 (2023)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711122526306304