Ação Crítico-Formativa no Contexto de Formação de Formadores de Língua Portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/25019 |
Resumo: | Vivemos em uma sociedade em que os hábitos, costumes, valores e crenças foram modificados em decorrência da globalização e das tecnologias de informação e comunicação que entraram e ocuparam os espaços públicos e privados, de maneira intensa e significativa. A educação, por sua vez, mesmo com alguns avanços pertinentes, ainda presentifica nas salas de aula brasileira o ensino fragmentado, um modelo tradicional descontextualizado da vida cotidiana dos educandos. Ao considerar que é na e pela linguagem que o ser humano interage, este artigo objetiva apresentar uma ação crítico-formativa desenvolvida junto a formadores de língua portuguesa, da Secretaria da Educação do Estado do Acre, na discussão de conceitos de gêneros discursivos, sequência didática e multiletramentos, como possibilidade de transformação dos sujeitos envolvidos. Metodologicamente, ancoramo-nos na Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol) na qual todos os envolvidos atuam, de modo crítico, colaborativo e reflexivo, nas atividades desenvolvidas, de modo a intervir e transformar a realidade existente. Os resultados encontrados verificaram a necessidade de revisão em: a) conceitos considerados internalizados e, b) no papel do formador como alguém que precisa articular teoria-prática de modo mais colaborativo, crítico e efetivo para com os docentes. |
id |
UFMG-5_5873633fd880baf2504e10223cf06d0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/25019 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Ação Crítico-Formativa no Contexto de Formação de Formadores de Língua PortuguesaAção Crítico-formativaformadoreslíngua portuguesaVivemos em uma sociedade em que os hábitos, costumes, valores e crenças foram modificados em decorrência da globalização e das tecnologias de informação e comunicação que entraram e ocuparam os espaços públicos e privados, de maneira intensa e significativa. A educação, por sua vez, mesmo com alguns avanços pertinentes, ainda presentifica nas salas de aula brasileira o ensino fragmentado, um modelo tradicional descontextualizado da vida cotidiana dos educandos. Ao considerar que é na e pela linguagem que o ser humano interage, este artigo objetiva apresentar uma ação crítico-formativa desenvolvida junto a formadores de língua portuguesa, da Secretaria da Educação do Estado do Acre, na discussão de conceitos de gêneros discursivos, sequência didática e multiletramentos, como possibilidade de transformação dos sujeitos envolvidos. Metodologicamente, ancoramo-nos na Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol) na qual todos os envolvidos atuam, de modo crítico, colaborativo e reflexivo, nas atividades desenvolvidas, de modo a intervir e transformar a realidade existente. Os resultados encontrados verificaram a necessidade de revisão em: a) conceitos considerados internalizados e, b) no papel do formador como alguém que precisa articular teoria-prática de modo mais colaborativo, crítico e efetivo para com os docentes. Educação em Revista 2023-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Parestextoapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/25019Educação em Revista ; v. 39 (2023)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/25019/36912https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/25019/36913Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Grassinete C de AlbuquerqueLessa, Angela Brambilla Cavenaghi Themudo2023-07-19T13:49:07Zoai:periodicos.ufmg.br:article/25019Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-07-19T13:49:07Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ação Crítico-Formativa no Contexto de Formação de Formadores de Língua Portuguesa |
title |
Ação Crítico-Formativa no Contexto de Formação de Formadores de Língua Portuguesa |
spellingShingle |
Ação Crítico-Formativa no Contexto de Formação de Formadores de Língua Portuguesa Oliveira, Grassinete C de Albuquerque Ação Crítico-formativa formadores língua portuguesa |
title_short |
Ação Crítico-Formativa no Contexto de Formação de Formadores de Língua Portuguesa |
title_full |
Ação Crítico-Formativa no Contexto de Formação de Formadores de Língua Portuguesa |
title_fullStr |
Ação Crítico-Formativa no Contexto de Formação de Formadores de Língua Portuguesa |
title_full_unstemmed |
Ação Crítico-Formativa no Contexto de Formação de Formadores de Língua Portuguesa |
title_sort |
Ação Crítico-Formativa no Contexto de Formação de Formadores de Língua Portuguesa |
author |
Oliveira, Grassinete C de Albuquerque |
author_facet |
Oliveira, Grassinete C de Albuquerque Lessa, Angela Brambilla Cavenaghi Themudo |
author_role |
author |
author2 |
Lessa, Angela Brambilla Cavenaghi Themudo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Grassinete C de Albuquerque Lessa, Angela Brambilla Cavenaghi Themudo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ação Crítico-formativa formadores língua portuguesa |
topic |
Ação Crítico-formativa formadores língua portuguesa |
description |
Vivemos em uma sociedade em que os hábitos, costumes, valores e crenças foram modificados em decorrência da globalização e das tecnologias de informação e comunicação que entraram e ocuparam os espaços públicos e privados, de maneira intensa e significativa. A educação, por sua vez, mesmo com alguns avanços pertinentes, ainda presentifica nas salas de aula brasileira o ensino fragmentado, um modelo tradicional descontextualizado da vida cotidiana dos educandos. Ao considerar que é na e pela linguagem que o ser humano interage, este artigo objetiva apresentar uma ação crítico-formativa desenvolvida junto a formadores de língua portuguesa, da Secretaria da Educação do Estado do Acre, na discussão de conceitos de gêneros discursivos, sequência didática e multiletramentos, como possibilidade de transformação dos sujeitos envolvidos. Metodologicamente, ancoramo-nos na Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol) na qual todos os envolvidos atuam, de modo crítico, colaborativo e reflexivo, nas atividades desenvolvidas, de modo a intervir e transformar a realidade existente. Os resultados encontrados verificaram a necessidade de revisão em: a) conceitos considerados internalizados e, b) no papel do formador como alguém que precisa articular teoria-prática de modo mais colaborativo, crítico e efetivo para com os docentes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/25019 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/25019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/25019/36912 https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/25019/36913 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 39 (2023) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711122526306304 |