O TRABALHO DOCENTE NO ENFRENTAMENTO DO GERENCIALISMO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: REPERCUSSÕES NA SUBJETIVIDADE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Carla Vaz dos Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Leda, Denise Bessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21270
Resumo: Este estudo analisa o processo de reconfiguração das IFES a partir da Reforma do Estado de 1995 e, em especial, os limites e as possibilidades de enfrentamento das adversidades vivenciadas pela categoria docente, provenientes das amarras impostas pelo modelo gerencialista. Identifica a cultura acadêmica como indutora de práticas predominantemente pragmáticas e competitivas, como também propiciadora do individualismo, da rivalidade entre os pares e da consequente fragilização do coletivo. Análises teóricas são articuladas às entrevistas semiestruturadas, realizadas com docentes de instituições federais de ensino superior. Constata que o docente, imerso nessa cultura, tende a naturalizar essa lógica empreendedora e considerar de modo acrítico e idealizado o espaço acadêmico, como um lugar que favorece vivências de autonomia, criação e realização profissional. Nessa perspectiva o professor pode não perceber a captura da sua subjetividade e apresentar dificuldades na busca do enfrentamento das condições adversas, colocando, portanto, em risco a sua saúde.   
id UFMG-5_5a870867e3a37b226c349121f0a6d1b2
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21270
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling O TRABALHO DOCENTE NO ENFRENTAMENTO DO GERENCIALISMO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: REPERCUSSÕES NA SUBJETIVIDADE.Este estudo analisa o processo de reconfiguração das IFES a partir da Reforma do Estado de 1995 e, em especial, os limites e as possibilidades de enfrentamento das adversidades vivenciadas pela categoria docente, provenientes das amarras impostas pelo modelo gerencialista. Identifica a cultura acadêmica como indutora de práticas predominantemente pragmáticas e competitivas, como também propiciadora do individualismo, da rivalidade entre os pares e da consequente fragilização do coletivo. Análises teóricas são articuladas às entrevistas semiestruturadas, realizadas com docentes de instituições federais de ensino superior. Constata que o docente, imerso nessa cultura, tende a naturalizar essa lógica empreendedora e considerar de modo acrítico e idealizado o espaço acadêmico, como um lugar que favorece vivências de autonomia, criação e realização profissional. Nessa perspectiva o professor pode não perceber a captura da sua subjetividade e apresentar dificuldades na busca do enfrentamento das condições adversas, colocando, portanto, em risco a sua saúde.   Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21270Educação em Revista ; v. 32 n. 4 (2017)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21270/17191https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21270/30438Copyright (c) 2016 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Carla Vaz dos SantosLeda, Denise Bessa2023-05-31T10:51:00Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21270Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-31T10:51Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O TRABALHO DOCENTE NO ENFRENTAMENTO DO GERENCIALISMO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: REPERCUSSÕES NA SUBJETIVIDADE.
title O TRABALHO DOCENTE NO ENFRENTAMENTO DO GERENCIALISMO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: REPERCUSSÕES NA SUBJETIVIDADE.
spellingShingle O TRABALHO DOCENTE NO ENFRENTAMENTO DO GERENCIALISMO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: REPERCUSSÕES NA SUBJETIVIDADE.
Ribeiro, Carla Vaz dos Santos
title_short O TRABALHO DOCENTE NO ENFRENTAMENTO DO GERENCIALISMO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: REPERCUSSÕES NA SUBJETIVIDADE.
title_full O TRABALHO DOCENTE NO ENFRENTAMENTO DO GERENCIALISMO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: REPERCUSSÕES NA SUBJETIVIDADE.
title_fullStr O TRABALHO DOCENTE NO ENFRENTAMENTO DO GERENCIALISMO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: REPERCUSSÕES NA SUBJETIVIDADE.
title_full_unstemmed O TRABALHO DOCENTE NO ENFRENTAMENTO DO GERENCIALISMO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: REPERCUSSÕES NA SUBJETIVIDADE.
title_sort O TRABALHO DOCENTE NO ENFRENTAMENTO DO GERENCIALISMO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: REPERCUSSÕES NA SUBJETIVIDADE.
author Ribeiro, Carla Vaz dos Santos
author_facet Ribeiro, Carla Vaz dos Santos
Leda, Denise Bessa
author_role author
author2 Leda, Denise Bessa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Carla Vaz dos Santos
Leda, Denise Bessa
description Este estudo analisa o processo de reconfiguração das IFES a partir da Reforma do Estado de 1995 e, em especial, os limites e as possibilidades de enfrentamento das adversidades vivenciadas pela categoria docente, provenientes das amarras impostas pelo modelo gerencialista. Identifica a cultura acadêmica como indutora de práticas predominantemente pragmáticas e competitivas, como também propiciadora do individualismo, da rivalidade entre os pares e da consequente fragilização do coletivo. Análises teóricas são articuladas às entrevistas semiestruturadas, realizadas com docentes de instituições federais de ensino superior. Constata que o docente, imerso nessa cultura, tende a naturalizar essa lógica empreendedora e considerar de modo acrítico e idealizado o espaço acadêmico, como um lugar que favorece vivências de autonomia, criação e realização profissional. Nessa perspectiva o professor pode não perceber a captura da sua subjetividade e apresentar dificuldades na busca do enfrentamento das condições adversas, colocando, portanto, em risco a sua saúde.   
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21270
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21270/17191
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21270/30438
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 32 n. 4 (2017)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121822711808