A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: CARACTERÍSTICAS, AVANÇOS E LACUNAS
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
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Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21258 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar a produção científica realizada em uma década de estudos sobre internacionalização da educação superior. Para isso, utilizou-se a base de dados ISI Web of Science/Knowledge como fonte de pesquisa e seleção dos artigos publicados sobre o tema no período de 2004 a 2013. De forma geral, os artigos selecionados foram analisados por meio de uma revisão sistemática, com foco nos aspectos metodológicos utilizados pelos artigos mais citados na academia. Os resultados mostram um número crescente de estudos na área, a inexistência de grupos de pesquisa consolidados e a dispersão das publicações em diferentes journals. Além disso, a análise dos artigos mais citados no período analisado aponta para um relativo equilíbrio entre trabalhos teóricos e teórico-empíricos, com predomínio do uso da abordagem qualitativa e do método de estudo de caso nos artigos teórico-empíricos. |
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A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: CARACTERÍSTICAS, AVANÇOS E LACUNASInternacionalização. Educação superior. Produção científica.O objetivo deste artigo é analisar a produção científica realizada em uma década de estudos sobre internacionalização da educação superior. Para isso, utilizou-se a base de dados ISI Web of Science/Knowledge como fonte de pesquisa e seleção dos artigos publicados sobre o tema no período de 2004 a 2013. De forma geral, os artigos selecionados foram analisados por meio de uma revisão sistemática, com foco nos aspectos metodológicos utilizados pelos artigos mais citados na academia. Os resultados mostram um número crescente de estudos na área, a inexistência de grupos de pesquisa consolidados e a dispersão das publicações em diferentes journals. Além disso, a análise dos artigos mais citados no período analisado aponta para um relativo equilíbrio entre trabalhos teóricos e teórico-empíricos, com predomínio do uso da abordagem qualitativa e do método de estudo de caso nos artigos teórico-empíricos.Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/x-zipapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21258Educação em Revista ; v. 32 n. 4 (2017)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21258/17178https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21258/30427https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21258/17179Copyright (c) 2016 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDal-Soto, FábioSouza, Yeda Swirski deAlves, Juliano Nunes2023-05-31T10:51:00Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21258Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-31T10:51Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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O objetivo deste artigo é analisar a produção científica realizada em uma década de estudos sobre internacionalização da educação superior. Para isso, utilizou-se a base de dados ISI Web of Science/Knowledge como fonte de pesquisa e seleção dos artigos publicados sobre o tema no período de 2004 a 2013. De forma geral, os artigos selecionados foram analisados por meio de uma revisão sistemática, com foco nos aspectos metodológicos utilizados pelos artigos mais citados na academia. Os resultados mostram um número crescente de estudos na área, a inexistência de grupos de pesquisa consolidados e a dispersão das publicações em diferentes journals. Além disso, a análise dos artigos mais citados no período analisado aponta para um relativo equilíbrio entre trabalhos teóricos e teórico-empíricos, com predomínio do uso da abordagem qualitativa e do método de estudo de caso nos artigos teórico-empíricos. |
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