ÉTICA E EDUCAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DE TOMÁS DE AQUINO: UM DEBATE COM A HISTORIOGRAFIA
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Data de Publicação: | 2023 |
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Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21018 |
Resumo: | O objetivo desse texto é tecer considerações acerca da concepção ética de Tomás de Aquino (1224-5?/1274), a partir da relação entre produção do conhecimento e transformações sociais. Selecionamos para análise a questão “As consequências dos atos humanos em razão da bondade e da malícia” oriunda da obra principal do autor, a Suma de Teologia. Faremos este debate à luz de estudiosos da contemporaneidade que tratam do tema, com destaque especial para Le Goff, Lauand e Oliveira. Compreendemos que a elaboração de Tomás de Aquino, gestada na e para a cidade, afirmava a necessidade do conhecimento e do ensino de virtudes orientadas para as relações sociais que implicavam em responsabilidade pessoal. Consideramos que o estudo nos auxilia a questionar o debate acerca da ética na atualidade. Palavras-chave: História da Educação. Ética e Educação. Tomás de Aquino. |
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ÉTICA E EDUCAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DE TOMÁS DE AQUINO: UM DEBATE COM A HISTORIOGRAFIAO objetivo desse texto é tecer considerações acerca da concepção ética de Tomás de Aquino (1224-5?/1274), a partir da relação entre produção do conhecimento e transformações sociais. Selecionamos para análise a questão “As consequências dos atos humanos em razão da bondade e da malícia” oriunda da obra principal do autor, a Suma de Teologia. Faremos este debate à luz de estudiosos da contemporaneidade que tratam do tema, com destaque especial para Le Goff, Lauand e Oliveira. Compreendemos que a elaboração de Tomás de Aquino, gestada na e para a cidade, afirmava a necessidade do conhecimento e do ensino de virtudes orientadas para as relações sociais que implicavam em responsabilidade pessoal. Consideramos que o estudo nos auxilia a questionar o debate acerca da ética na atualidade. Palavras-chave: História da Educação. Ética e Educação. Tomás de Aquino.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresapplication/mswordimage/pjpegimage/pjpeghttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21018Educação em Revista ; v. 28 n. 2 (2012)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21018/16910https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21018/16911https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21018/16912Copyright (c) 2012 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCavalcante, Tatyana MurerOliveira, Terezinha2023-05-29T14:22:50Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21018Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:22:50Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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