ÉTICA E EDUCAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DE TOMÁS DE AQUINO: UM DEBATE COM A HISTORIOGRAFIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Tatyana Murer
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Oliveira, Terezinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21018
Resumo: O objetivo desse texto é tecer considerações acerca da concepção ética de Tomás de Aquino (1224-5?/1274), a partir da relação entre produção do conhecimento e transformações sociais. Selecionamos para análise a questão “As consequências dos atos humanos em razão da bondade e da malícia” oriunda da obra principal do autor, a Suma de Teologia. Faremos este debate à luz de estudiosos da contemporaneidade que tratam do tema, com destaque especial para Le Goff, Lauand e Oliveira. Compreendemos que a elaboração de Tomás de Aquino, gestada na e para a cidade, afirmava a necessidade do conhecimento e do ensino de virtudes orientadas para as relações sociais que implicavam em responsabilidade pessoal. Consideramos que o estudo nos auxilia a questionar o debate acerca da ética na atualidade. Palavras-chave: História da Educação. Ética e Educação. Tomás de Aquino.
id UFMG-5_61c5bbb44ee515d86c07b4cf0d8e0ff9
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21018
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling ÉTICA E EDUCAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DE TOMÁS DE AQUINO: UM DEBATE COM A HISTORIOGRAFIAO objetivo desse texto é tecer considerações acerca da concepção ética de Tomás de Aquino (1224-5?/1274), a partir da relação entre produção do conhecimento e transformações sociais. Selecionamos para análise a questão “As consequências dos atos humanos em razão da bondade e da malícia” oriunda da obra principal do autor, a Suma de Teologia. Faremos este debate à luz de estudiosos da contemporaneidade que tratam do tema, com destaque especial para Le Goff, Lauand e Oliveira. Compreendemos que a elaboração de Tomás de Aquino, gestada na e para a cidade, afirmava a necessidade do conhecimento e do ensino de virtudes orientadas para as relações sociais que implicavam em responsabilidade pessoal. Consideramos que o estudo nos auxilia a questionar o debate acerca da ética na atualidade. Palavras-chave: História da Educação. Ética e Educação. Tomás de Aquino.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresapplication/mswordimage/pjpegimage/pjpeghttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21018Educação em Revista ; v. 28 n. 2 (2012)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21018/16910https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21018/16911https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21018/16912Copyright (c) 2012 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCavalcante, Tatyana MurerOliveira, Terezinha2023-05-29T14:22:50Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21018Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:22:50Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv ÉTICA E EDUCAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DE TOMÁS DE AQUINO: UM DEBATE COM A HISTORIOGRAFIA
title ÉTICA E EDUCAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DE TOMÁS DE AQUINO: UM DEBATE COM A HISTORIOGRAFIA
spellingShingle ÉTICA E EDUCAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DE TOMÁS DE AQUINO: UM DEBATE COM A HISTORIOGRAFIA
Cavalcante, Tatyana Murer
title_short ÉTICA E EDUCAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DE TOMÁS DE AQUINO: UM DEBATE COM A HISTORIOGRAFIA
title_full ÉTICA E EDUCAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DE TOMÁS DE AQUINO: UM DEBATE COM A HISTORIOGRAFIA
title_fullStr ÉTICA E EDUCAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DE TOMÁS DE AQUINO: UM DEBATE COM A HISTORIOGRAFIA
title_full_unstemmed ÉTICA E EDUCAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DE TOMÁS DE AQUINO: UM DEBATE COM A HISTORIOGRAFIA
title_sort ÉTICA E EDUCAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DE TOMÁS DE AQUINO: UM DEBATE COM A HISTORIOGRAFIA
author Cavalcante, Tatyana Murer
author_facet Cavalcante, Tatyana Murer
Oliveira, Terezinha
author_role author
author2 Oliveira, Terezinha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Tatyana Murer
Oliveira, Terezinha
description O objetivo desse texto é tecer considerações acerca da concepção ética de Tomás de Aquino (1224-5?/1274), a partir da relação entre produção do conhecimento e transformações sociais. Selecionamos para análise a questão “As consequências dos atos humanos em razão da bondade e da malícia” oriunda da obra principal do autor, a Suma de Teologia. Faremos este debate à luz de estudiosos da contemporaneidade que tratam do tema, com destaque especial para Le Goff, Lauand e Oliveira. Compreendemos que a elaboração de Tomás de Aquino, gestada na e para a cidade, afirmava a necessidade do conhecimento e do ensino de virtudes orientadas para as relações sociais que implicavam em responsabilidade pessoal. Consideramos que o estudo nos auxilia a questionar o debate acerca da ética na atualidade. Palavras-chave: História da Educação. Ética e Educação. Tomás de Aquino.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21018
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21018/16910
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21018/16911
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21018/16912
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
image/pjpeg
image/pjpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 28 n. 2 (2012)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711120776232960