Cinco temas centrais na constituição da relação educação-trabalho no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caliendo Marchesan, Eduardo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21289
Resumo: Apresentando cinco temas centrais no debate sobre a relação educação-trabalho no Brasil, este artigo dá relevo ao fundamento sobre o qual tais temas estão assentados. Tais temas – a teoria do capital humano; a escola como reprodução; a dualidade estrutural da educação; a perspectiva marxista sobre o papel do trabalho na escola; e a crise do trabalho – ganham evidência a partir da década de 1970 fundados numa nova possibilidade que emerge no discurso educacional: o mundo do trabalho pode, ou deve, impor demandas à escola nacional, alterando sua organização e suas práticas. A tese defendida circunscreve o objeto partilhado por este campo e diz que a possibilidade mencionada é precisamente aquilo a que se dá o nome de educação para o trabalho.
id UFMG-5_672d8a634bb0788c98e662e8021dc2fd
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21289
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Cinco temas centrais na constituição da relação educação-trabalho no Brasileducaçãorelação educação-trabalhoescolashistória da educação no BrasilApresentando cinco temas centrais no debate sobre a relação educação-trabalho no Brasil, este artigo dá relevo ao fundamento sobre o qual tais temas estão assentados. Tais temas – a teoria do capital humano; a escola como reprodução; a dualidade estrutural da educação; a perspectiva marxista sobre o papel do trabalho na escola; e a crise do trabalho – ganham evidência a partir da década de 1970 fundados numa nova possibilidade que emerge no discurso educacional: o mundo do trabalho pode, ou deve, impor demandas à escola nacional, alterando sua organização e suas práticas. A tese defendida circunscreve o objeto partilhado por este campo e diz que a possibilidade mencionada é precisamente aquilo a que se dá o nome de educação para o trabalho.Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/x-zipapplication/x-ziphttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21289Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21289/17216https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21289/17217Copyright (c) 2018 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCaliendo Marchesan, Eduardo2023-05-30T14:23:00Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21289Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T14:23Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Cinco temas centrais na constituição da relação educação-trabalho no Brasil
title Cinco temas centrais na constituição da relação educação-trabalho no Brasil
spellingShingle Cinco temas centrais na constituição da relação educação-trabalho no Brasil
Caliendo Marchesan, Eduardo
educação
relação educação-trabalho
escolas
história da educação no Brasil
title_short Cinco temas centrais na constituição da relação educação-trabalho no Brasil
title_full Cinco temas centrais na constituição da relação educação-trabalho no Brasil
title_fullStr Cinco temas centrais na constituição da relação educação-trabalho no Brasil
title_full_unstemmed Cinco temas centrais na constituição da relação educação-trabalho no Brasil
title_sort Cinco temas centrais na constituição da relação educação-trabalho no Brasil
author Caliendo Marchesan, Eduardo
author_facet Caliendo Marchesan, Eduardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caliendo Marchesan, Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv educação
relação educação-trabalho
escolas
história da educação no Brasil
topic educação
relação educação-trabalho
escolas
história da educação no Brasil
description Apresentando cinco temas centrais no debate sobre a relação educação-trabalho no Brasil, este artigo dá relevo ao fundamento sobre o qual tais temas estão assentados. Tais temas – a teoria do capital humano; a escola como reprodução; a dualidade estrutural da educação; a perspectiva marxista sobre o papel do trabalho na escola; e a crise do trabalho – ganham evidência a partir da década de 1970 fundados numa nova possibilidade que emerge no discurso educacional: o mundo do trabalho pode, ou deve, impor demandas à escola nacional, alterando sua organização e suas práticas. A tese defendida circunscreve o objeto partilhado por este campo e diz que a possibilidade mencionada é precisamente aquilo a que se dá o nome de educação para o trabalho.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21289
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21289/17216
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21289/17217
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/x-zip
application/x-zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121848926208